Buscar

32 Questões Prova Discursiva

Prévia do material em texto

Durkheim afirma que os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade. Quais são estas características?
Alguns conceitos são essenciais para que haja uma perfeita compreensão sobre temas específicos. Quando se estuda sociologia um desses termos se refere ao conceito de método e método científico. Método significa o caminho que fazemos para atingir um objetivo, uma meta. Defina o que é método científico.
A contabilidade utiliza regimes de contabilização dos seus fatos administrativos, que se constituem na padronização de um critério para que sejam efetuados os lançamentos contábeis. No que se refere aos regimes contábeis utilizados, defina o que é regime de caixa.
Os princípios fundamentais da contabilidade também são conhecidos usualmente como princípios de contabilidade geralmente aceitos. Quais são esses princípios?
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. Defina o que é patrimônio.
No que se refere a tipologia da dominação de Weber, este distingue três tipos básicos de dominação: a dominação carismática, a dominação tradicional e a dominação racional-legal. Em que se baseia a dominação carismática?
Karl Marx focaliza as contradições básicas do capitalismo e afirma que este é contraditório por excelência. Segundo Marx, as duas principais contradições da sociedade moderna e capitalista se são, em primeiro lugar, entre as forças produtivas e as relações de produção; e, em segundo lugar entre o crescimento da riqueza e o aumento da miséria. O que são forças produtivas na concepção de Marx?
As despesas da empresa são classificadas em dois grandes grupos: operacionais e não operacionais, segundo a ligação com o ramo de atividade da empresa. As despesas operacionais são aquelas efetuadas para o desenvolvimento das atividades diretamente ligadas à natureza da empresa. Sendo assim, conceitue o que são despesas de vendas, despesas administrativas e despesas financeiras.
Defina atos administrativos e cite alguns exemplos destas ocorrências.
Diferencie capital próprio de capital de terceiros.
A conta do ativo é o conjunto dos elementos positivos do patrimônio e representa todos os bens e direitos de uma entidade expressos em moeda. No que se refere as contas do ativo diferencie ativo circulante de ativo não circulante.
O que é sociologia?
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa e/ou empresa. Desta forma bens representam toda e qualquer coisa (passível de avaliação monetária) que é colocada à disposição do ser humano de satisfazer suas necessidades individuais coletivas. Os bens podem ser classificados levando-se em consideração vários aspectos entre eles, o ponto de vista contábil onde são classificados como bens de troca, bens de uso e bens de consumo. Explique qual a diferença entre estas classificações.
Weber distingue duas maneiras ou modos de agir. O primeiro ele chama de agir em comunidade, e o segundo, de agir em sociedade. Diferencie o agir em comunidade do agir em sociedade no que se refere as suas características.
O que é um balanço patrimonial e quais suas características.
O que é positivismo e quais suas principais características?
O cenário que deu origem à sociologia abarcou uma série de mudanças introduzidas pelas duas grandes revoluções dos séculos XVIII e XIX – a revolução francesa e a revolução industrial. Ambas acarretaram um grande número de mudanças na sociedade e nas ideias, surgindo daí a necessidade de novas respostas para os problemas à medida que iam aparecendo. Faça uma síntese dos principais desdobramentos das duas grandes revoluções.
Qual é o conceito de ação social para Max Weber?
Com base no conceito de contabilidade que estabeleceu-se e levando em consideração a sua utilidade, pode-se relacionar cinco (05) funções da contabilidade. Cite e explique estas funções.
Quais são os principais tipos de demonstrações contábeis?
Durkheim propôs uma metodologia científica para a sociologia que permitisse o estudo de leis concretas, e não generalidades abstratas. Uma de suas preocupações centrais está em delimitar o campo da sociologia de maneira clara, ou seja, o que está ciência irá estudar. Sendo assim, a tarefa deste filósofo iniciou-se pela definição do objeto de estudo da sociologia, o fato social. Como Durkheim definiu fato social?
De acordo com Weber em sua construção da tipologia das ações sociais, estas podem ser diferenciadas em quatro tipos. Quais são os tipos de ações sociais?
A contabilidade utiliza regimes de contabilização dos seus fatos administrativos, que constituem-se na padronização de um critério para que sejam efetuados os lançamentos contábeis. No que se refere aos regimes contábeis utilizados, defina o que é regime de competência.
Diferencie ciências humanas de ciências naturais.
Em virtude de suas atribuições e sua finalidade, a contabilidade envolve procedimentos que são classificados em quatro (04) técnicas distintas. Quais são estas técnicas?
Defina fatos administrativos e descreva de que forma são classificados.
Qual é o ponto central da sociologia de Max Weber?
Com base no conceito de contabilidade que estabeleceu-se e levando em consideração a sua utilidade, pode-se relacionar cinco (05) funções da contabilidade. Cite e explique estas funções.
Os princípios fundamentais da contabilidade também são conhecidos usualmente como princípios de contabilidade geralmente aceitos. Quais são esses princípios?
Diferencie etnocentrismo de evolucionismo.
Quais são os principais tipos de demonstrações contábeis?

Outros materiais