Buscar

Transmissão de Energia sem Fio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transmissão de Energia sem Fio
Transmissão de Energia sem Fio
Uma das formas possíveis e simples de se transmitir energia elétrica sem fio é através da indução eletromagnética.
O que é um campo magnético
O campo magnético de um fio condutor
O que é Indução magnética
Transmissão de energia pela indução eletromagnética
A historia da energia sem fio
Aplicações para a energia sem fio
Viabilidade de aplicação atualmente
1. O que é um campo magnético
Um campo magnético é uma região em volta de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética.
Todo imã, sem exceção possui dois polos com cargas diferentes, o polo norte, com carga positiva e o polo sul, com carga negativa.
As linhas do campo magnético tendem a sair do polo norte em busca de encontrar o polo sul.
2. Campo magnético de um fio condutor
Hans Christian Orsted, em 1820, descobriu que quando uma corrente elétrica circula por um fio, cria em torno o mesmo um campo eletromagnético em movimento, cujo as linhas desse campo magnético são circunferências concêntricas pertencentes ao plano perpendicular ao fio e com centro comum em um ponto dele.
3. O que é indução magnética?
Indução magnética é o fenômeno que gera corrente elétrica em uma bobina através da movimentação de um campo magnético em seu interior, fenômeno este descoberto e comprovado por Michael Faraday em 1831.
4. Transmissão de energia pela indução eletromagnética
Como vimos anteriormente, quando um fio condutor é percorrido por uma corrente elétrica cria em torno de si, um campo magnético que se movimenta, e para se gerar energia através de indução magnética é necessário que um campo magnético em movimento passe pelo interior da bobina. Precisamos apenas realizar as seguintes transformações de energia...
Energia elétrica
Energia Magnética
Energia elétrica
5. A história da energia sem fio
A ideia de se dispensar cabos para transmitir energia surgiu no final do séc XIX por Nikola Tesla, ele acreditava que seria possível transmitir energia e sinais de telegrafo pela atmosfera para todo o mundo.
Tesla conseguiu iniciar o projeto, porem devido a problemas e falta de investidores acabou abandonando o projeto.
Tesla construiu a Torre de Wardenclyfee, em Long Island, para tentar realizar o feito.
Em 1984, um grupo de estudos liderado por John Boys construiu o primeiro protótipo de fonte que dispensava a necessidade de contato físico entre os equipamentos alimentados.
2008, a Intel, empresa fabricante de microchips e processadores para computadores, reproduziu os modelos de Tesla e de Boys, acendendo uma lâmpada sem a necessidade de fios com luminosidade satisfatória.
Atualmente a WiTricity, fundada também pelo brasileiro André Kurs, é uma empresa que vem desenvolvendo protótipos e aprimoramentos para a tecnologia de transmissão de energia sem fio e já trabalha em parceria com outras, como Intel e a Foxconn, inclusive grandes montadoras de veículos, dentre elas podemos citar a Audi e a Mitsubish.
6. Aplicações para a energia sem fio
Recarregar aparelhos eletrônicos como smartphones, notebooks.
Recarregar carros elétricos.
7. Viabilidade de aplicação atualmente
A transmissão de energia elétrica pelo principio da indução magnética possui grandes vantagens, mas também possui pontos negativos.
Um deles é que estamos presos ao princípio básico do magnetismo, onde as ondas magnéticas estão presas ao seu emissor, e consequentemente seu alcance depende do campo magnético da bobina emissora, e portanto a uma certa distância as linhas desse campo magnético vão ficando mais fracas e portanto a eficiência da transmissão cai consideravelmente.
Outro grande ponto negativo na atual forma de se transmitir energia elétrica sem fio é de que um campo magnético é muito difícil de ser delimitado, por exemplo, para evitar que seu vizinho “roube” sua energia, você teria que revestir todas as paredes de sua casa com alumínio ou outro metal de baixa permeabilidade magnética.
Conclusão
Concluindo assim que a humanidade realmente necessite dessa tecnologia atualmente, precisamos evoluir e aprimorar os conhecimentos sobre ela para aplica-la para o bem da humanidade.
Universidade do estado de Mato Grosso
Campus Universitário de Sinop
Engenharia Elétrica 2015/1
Discentes:
Eudes Aparecido Rola
Lucas Figueredo
Marcelo José Paris
Nelson Junior Torres
Wender Neves Perin
Docente:
Profª. Drª. Cristinne Leus Tomé

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais