Buscar

Qual o Conceito de Lei e seu processo de criação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATD2 - Responda com as suas palavras qual conceito de lei e explique como é o seu processo de criação.
Conceito de Lei:
A Lei é uma regra geral, imposta, coativamente, à obediência de todos, ela define a conduta exigida do destinatário e prevê uma sanção para a hipótese de seu descumprimento.
Processo de criação da Lei:
O primeiro passo é a apresentação do projeto de lei, na sequencia o projeto é Examinado pelas Comissões, o projeto é discutido e votado em Plenário. Concluída esta fase, o projeto é encaminhado para sanção do Chefe do Poder Executivo. Assim, o chefe do poder Executivo pode aprovar o projeto, ou pode vetá-lo, apresentando as razões pelas quais é contrário a ele, ou ainda sancionar com vetos parciais. Sancionada a Lei, ou derrubado o veto, vem à fase da chamada promulgação, que é o ato que declara a existência da Lei e ordena que ela seja cumprida. Após o ato da promulgação, ocorre a publicação da Lei no Diário Oficial. É por meio da publicação que se permite o conhecimento da Lei pela população. 
Trata-se de uma ficção jurídica. Presume-se que todos conheçam a lei, por isso ninguém pode deixar de cumpri-la alegando que ignorava sua existência.

Outros materiais