Buscar

Avaliação DE ÉTICA, LEGISLAÇÃO - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0120_AV1_201107015944 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201107015944 - SIRNEILA CARNEIRO MESQUITA DE SOUSA
	Professor:
	CLAUDIO RODRIGUES DE LIMA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 12/04/2013 16:21:15
	
	 1a Questão (Cód.: 113740)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, consta das relações com as organizações empregadoras, que é direito do profissional, EXCETO:
		
	 
	receber vantagens de instituições e empresas, além do que lhe é devido, como forma de garantir a assistência de enfermagem diferenciada.
	
	desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho, que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados.
	
	suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalha não oferecer condições dignas para o exercício profissional.
	
	dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
	
	registrar no prontuário informações referentes ao processo de cuidar de pessoas.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 115423)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 174422)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei 7.498/86 - Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. O presidente da República.Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - É livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta Lei. A enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação, é exercida privativamente. a) I - pelo Enfermeiro; b) II ¿ pelo Técnico de Enfermagem; c) III - pelo Auxiliar de Enfermagem; d) IV - pela parteira e) V todas as afirmativas estão corretas
		
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	Apenas a afirmativa I está correta;
	 
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
	
	todas as afirmativas estão corretas
	
	
	 4a Questão (Cód.: 113779)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para estar habilitado ao exercício legal da profissão na administração pública direta e indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e dos Territórios, o enfermeiro e todo o pessoal de enfermagem, necessariamente, precisam estar registrados na seguinte entidade de classe:
		
	
	Associação Brasileira de Enfermagem.
	
	Sindicato Regional de Enfermagem.
	
	Associação dos Servidores Públicos.
	 
	Conselho Regional de Enfermagem.
	
	Conselho Federal de Enfermagem
	
	
	 5a Questão (Cód.: 174607)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político. A Enfermagem Brasileira, face às transformações sócio-culturais, científicas e legais, entendeu ter chegado o momento de reformular o Código dos Profissionais de Enfermagem. Sobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	d) É de responsabilidade dos profissionais de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
	 
	e) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência
	
	c) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
	
	a) Constitui em responsabilidade e dever do profissional de Enfermagem comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
	
	b) É proibido aos profissionais da enfermagem promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições
	
	
	 6a Questão (Cód.: 174425)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética do Profissional de enfermagem reúne normas, princípios, direitos e deveres pertinentes à conduta ética que deverá ser assumida pelos profissionais dessa área. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. O profissional de enfermagem deve exercer sua profissão com autonomia, respeitando os limites estabelecidos pelos preceitos legais da enfermagem. O profissional de enfermagem deve se responsabilizar por falta cometida em atividades de sua profissão, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe. É dever do profissional de enfermagem atualizar continuamente seus conhecimentos técnico-científicos e culturais. É direito do profissional de enfermagem alertar o colega responsável por falta cometida por imperícia, imprudência e negligência.É de competência do Conselho Federal de Enfermagem a decisão relativa à pena de cassação do direito ao exercício profissional. Estão certos apenas os itens:
		
	 
	c) I, III, e V.
	 
	b) I, II, e V.
	
	a) I, II e IV.
	
	e) III, IV e V.
	
	d) II, III e IV.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 113782)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Decreto Nº. 94.406, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Nº. 7.498/86), a equipe de enfermagem é composta de profissionais de quatro categorias: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Segundo essa legislação, essas categorias têm níveis de escolaridade e responsabilidades distintos dentro da equipe de enfermagem, havendo atribuições específicas para cada uma delas. Assinale a alternativa que contém uma das atribuições específicas do técnico de enfermagem.
		
	
	Acompanhamento da evolução do trabalho de parto, identificando possíveis distócias obstétricas.
	
	Prestação de assistência de enfermagem a gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido.
	
	Orientação de pacientes na pós-consulta,quanto ao cumprimento das prescrições médicas somente.
	 
	Prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave.
	
	Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exigem conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisoes imediatas.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 174445)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Deontologia da Enfermagem é o tratado onde se encontram os princípios e deveres que orientam e conduzem a atividade profissional, para que se mantenha sintonizada com a própria Enfermagem e, em consequência, com o próprio bem. Sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que
		
	
	d) o profissional deve garantir a continuidade da Assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, exceto em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentesde movimentos reivindicatórios da categoria.
	 
	b) constitui-se em responsabilidades e deveres do profissional comunicar exclusivamente ao Ministério Público e demais órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional
	 
	e) é responsabilidade/dever do profissional disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais.
	
	c) o profissional tem o dever de avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem ou quando a instituição no qual possui vínculo empregatício solicitar.
	
	a) o profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, participação da comunidade, hierarquização e centralização político-administrativa dos serviços de saúde.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 113735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 174610)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:
		
	
	e) omisso
	
	d) descuidoso.
	
	a) negligente.
	
	b) imprudente.
	 
	c) imperícia.

Outros materiais