Buscar

BDQ FINANC E TRIB 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

»  de 50 min.
	Lupa
	 
	Calc.
	Diminuir Letra
	Aumentar Letra
	 
	 Calculadora
	
	Aluno: CRISTIANE GHIOTTO DA SILVA DE ABREU
	Matrícula: 201301626449
	Disciplina: CCJ0031 - DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II 
	Período Acad.: 2018.2 (G) / SM_AV1
	
	
	
		Quest.: 1
	
	1.
	
		Sobre as hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, NÃO é correto afirmar que:
	
	
	
	A incidência de qualquer hipótese de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias.
	
	
	O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito se for integral e em dinheiro
	
	
	O advento de causa suspensiva antes do lançamento, impede o fisco, temporariamente, de lançar e cobrar o crédito tributário
	
	
	Moratória consiste na dilatação de prazo para pagamento do tributo, concedida por lei
	
	
	
		Quest.: 2
	
	2.
	
		(AUDITOR FISCAL ¿ RFB ¿ 2003 ¿ ESAF) Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta. ( ) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios. ( ) A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. ( ) Salvo disposição de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, podem ser opostas à Fazenda Pública para modificar a sujeição passiva, desde que o novo sujeito passivo comunique a existência do convencionado à repartição fazendária competente antes de ocorrer o fato gerador da correspondente obrigação tributária.
	
	
	
	F, F, F
	
	
	V, V, F
	
	
	F, F, V
	
	
	F, V, F
	
	
	V, F, F
	
	
	
		Quest.: 3
	
	3.
	
		São formas de lançamento tributário, exceto:
	
	
	
	Arbitragem
	
	
	Ofício
	
	
	Homologação
	
	
	NRA
	
	
	Declaração
	
	
	
		Quest.: 4
	
	4.
	
		Quanto as hipóteses extintivas abaixo, marque a opção em que todas as modalidades são dependentes de autorização legislativa:
	
	
	
	Compensação, dação de imóveis em pagamento e remissão
	
	
	Dação de imóveis em pagamento, consignação em pagamento e transação
	
	
	Remissão, moratória e dação de imóveis em pagamento
	
	
	Compensação, imputação e conversão do depósito em renda
	
	
	Transação, remissão e dação de bens móveis em pagamento
	
	
	
		Quest.: 5
	
	5.
	
		O sujeito passivo da obrigação tributária tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo, em caso de pagamento indevido ou maior do que o devido.Sobre o instituto da repetição de indébito em matéria tributária, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, o prazo prescricional para a ação de repetição de indébito é de 5 (cinco) anos a partir do pagamento antecipado, independentemente da data do ajuizamento.
	
	
	Nos tributos indiretos, carece ao contribuinte de fato, em qualquer hipótese, legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito, haja vista que não integra a relação jurídica tributária.
	
	
	Fracassada a tentativa administrativa de restituição de tributo pago indevidamente, terá o contribuinte o prazo de 5 (cinco) anos para ingressar com a ação judicial de repetição de indébito.
	
	
	A taxa de juros de mora incidente na repetição de indébito de tributos municipais deve corresponder à utilizada para cobrança do tributo pago em atraso, sendo legítima a incidência da taxa Selic, em ambas as hipóteses, quando prevista na legislação local, vedada sua cumulação com quaisquer outros índices.
	
	
	É válida a lei municipal que institui a modalidade de extinção do crédito tributário referente ao ITBI mediante dação em pagamento de bens móveis.
	
	
	
		Quest.: 6
	
	6.
	
		A moratória, quando revogada por mera culpa de inobservância das condições da lei concessiva, tem como consequência:
	
	
	
	Cobrança do crédito devido devidamente atualizado apenas e o tempo gozado do favor é computado para a prescrição;
	
	
	cobrança do crédito devido devidamente atualizado mais multa e o tempo gozado do favor é computado para a prescrição;
	
	
	cobrança do crédito devido devidamente atualizado apenas e o tempo gozado do favor não é computado para a prescrição;
	
	
	por ter sido mera culpa de inobservância, poderá a autoridade administrativa excluir a atualização e multa, desde de que devidamente fundamentado.
	
	
	cobrança do crédito devido devidamente atualizado mais multa e o tempo gozado do favor não é computado para a prescrição;
	
	
	
		Quest.: 7
	
	7.
	
		Examine as seguintes proposições. I - O parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas. II - A concessão de Liminar em Mandado suspende a exigibilidade do crédito tributário. III - O pedido de Tutela Antecipada suspende a exigibilidade do crédito tributário. IV - É inconstitucional a Lei que condiciona ao prévio depósito integral do débito tributário, a admissibilidade de reclamações administrativas e respectivos recursos destinados a desconstituí-lo na órbita administrativa (Súmula Vinculante nº 28). V - A moratória heterônoma é aquela que pode ser instituída pela União, em situações de extrema gravidade, sobre tributos da competência de outros entes políticos, desde que também decretada para os tributos federais.
	
	
	
	As proposições I, IV e V estão corretas.
	
	
	As proposições II, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente a proposição IV está correta.
	
	
	As proposições I e III estão erradas.
	
	
	As proposições I, II, IV e V estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
	8.
	
		Sobre o lançamento tributário, é correto afirmar que
	
	
	
	no ITCD causa mortis o lançamento é necessariamente feito de ofício pelo Fisco, quando da comunicação do óbito feita pelo Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais.
	
	
	o IPVA tem lançamento por homologação, devendo o sujeito passivo da obrigação tributária fazer a declaração do valor venal do veículo e aguardar o Fisco realizar a notificação para pagamento do tributo.
	
	
	as taxas somente podem ter, em razão sua natureza de tributo vinculado, lançamento de ofício, não se admitindo outra modalidade.
	
	
	considera-se ocorrido o fato gerador e devido o ICMS quando o sujeito passivo faz sua declaração, mesmo não fazendo o pagamento antecipado, que é típico do lançamento por homologação.
	
	
	O Imposto de Renda Pessoa Física retido na fonte tem lançamento de ofício pelos Estados-membros e Distrito Federal que, dentro da repartição constitucional de receitas, é o credor de tal imposto.
	
	
	
		Quest.: 9
	
	9.
	
		Nos termos do Código Tributário Nacional, considera-se constituído o crédito tributário:
	
	
	
	d) Com o recolhimento antecipado do tributo.
	
	
	c) Independentemente de homologação, com o lançamento do crédito tributário efetuado pelo contribuinte.
	
	
	b) Com a notificação por escrito do contribuinte da ocorrência do fato gerador.
	
	
	a) Com a ocorrência do fato gerador.
	
	
	e) Com a ocorrência do lançamento do crédito tributário efetuado pela autoridade administrativa.
	
	
	
		Quest.: 10
10.
	
		(AUDITOR FISCAL . RFB . 2012 . ESAF) Sobre a relação entre obrigação e crédito tributário, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	De acordo com o CTN, o lançamento possui natureza constitutiva da obrigação tributária, e declaratória do respectivo crédito tributário.
	
	
	À obrigação tributária corresponde o direito de proceder-se ao lançamento.
	
	
	Embora obrigação e crédito sejam, no direito privado, dois aspectos da mesma relação, o direito tributário houve por bem distinguí-los: a obrigação como um primeiro momento na relação tributária, de conteúdo e sujeito passivo ainda não determinados e formalmente identificados; o crédito como um segundo momento na mesma relação, que surge com o lançamento.
	
	
	A relação tributária é uma relação obrigacional cujo conteúdo é uma prestação pecuniária, em que num dos polos está o devedor, e no outro o credor. Obrigação e crédito pressupõem um e outro.
	
	
	A obrigação, quando surge, já se estabelece em favor do sujeito ativo (a ela corresponde o crédito e viceversa). Quando o CTN diz do surgimento da obrigação com o crédito tributário, e da constituição do crédito com o lançamento, quis na verdade referir-se ao crédito formalizado, certo, líquido e oponível ao sujeito passivo.
	Col@bore
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes