Buscar

Redação BDQ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

assinale a opção que completa com exatidão o texto abaixo: O texto dissertativo tem como objeto _______, o que o opõe ao texto narrativo, eminentemente preso a _______. Entretanto, não se deve entender que uma dissertação pressuponha, necessariamente, a _______ do interlocutor. Quando isso ocorre, está-se diante de _______ que o emissor apresenta e defende. Nesse caso, tem-se um texto dissertativo argumentativo.
	
	
	
	
	fatos, temas, adesão, ideias
	
	
	ideias, fatos, ideias, teses
	
	
	fatos, pessoas, tese, ideias
	
	
	opiniões, fatos, ideias, teses
	
	
	ideias, fatos, adesão, teses
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		De acordo com a narrativa dos fatos jurídicos é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	A seleção dos fatos e as versões dos fatos atendem às intenções argumentativas dos representantes legais.
	
	
	Tenta-se explicar, de modo complexo e subjetivo, como ocorreu a passagem do fato, do mundo fático para o mundo jurídico.
	
	
	O fato (suporte fático concreto) será trabalhado, portanto, como versões trazidas pelas partes, incompatível com a tese de que existe uma única versão ¿verdadeira¿ passível de ser descoberta.
	
	
	As provas são descrições com vistas à persuasão.
	
	
	Fato jurídico é uma construção humana numa atividade interpretativa que atende aos interesses da parte sem perder de vista o raciocínio lógico e a aparência da ¿verdade¿, isto é, a verossimilhança no ato de narrar a situação fática.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		I) Marcelo e Camila são casados há 10 anos. Em 01 de novembro de 2015, quando Camila digitava um trabalho da faculdade no computador utilizado pelo casal, encontrou uma série de e-mails comprometedores armazenados pelo marido, na máquina da família. II) Todos conversavam animadamente; o jantar foi agradável e havia muita amizade e alegria. Mas nada de anormal ou grave aconteceu e, por volta das 11h da noite, todos já estavam recolhidos. III) De outra banda, encontram-se contradições nos depoimentos dos agentes de polícia responsável pela prisão do acusado, no que diz respeito ao fato de o réu ter mostrado ou não a eles o local onde foi escondida a arma de fogo apreendida e supostamente utilizada na perpetração do crime: embora tendo participado da diligência juntos, um afirmou que o próprio réu lhe entregara a arma utilizada no crime, enquanto o outro nada sabia a esse respeito. Quanto ao tipo de texto, pode(m) ser classificado(s) como predominantemente dissertativo(s) o(s) fragmento(s):
	
	
	
	
	e)os fragmentos II e III.
	
	
	c) somente o fragmento III
	
	
	d)os fragmentos I e II
	
	
	a) apenas o fragmento I
	
	
	b) apenas o fragmento II
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Marque a alternativa que melhor preenche a lacuna em: "____________ são aqueles que importam diretamente para a aplicação da norma jurídica."
	
	
	
	
	Fatos que contribuem para a compreensão dos que são relevantes
	
	
	Fatos juridicamente importantes
	
	
	Fatos que satisfazem a curiosidade do leitor
	
	
	Fatos cronologicamente organizados
	
	
	Fatos que dão ênfase a informações relevantes
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Analise as opções a seguir e, no que se refere à Narrativa Jurídica Simples, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
	
	
	
	        
	e ( ) Deve-se fazer uso de paráfrases.
	
	      
	b ( ) Os verbos devem estar empregados no presente, no pretérito ou no futuro.
	
	      
	c ( ) A narrativa deve ser objetiva.
	
	      
	a ( ) Os fatos e depoimentos devem estar em ordem cronológica.
	
	      
	d ( ) Não se exige o emprego da norma padrão da língua.
		 Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha."O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
	
	
	
	
	discurso indireto livre
	
	
	discurso direto
  
	
	
	discurso sem narrador
	
	
	discurso indireto
	
	
	discurso do personagem
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Marque V para verdadeiro e F para falso no que concerne à narrativa jurídica, depois assinale a opção equivalente a sua resposta.
(  ) A narração dos fatos relevantes é aquela que importa diretamente para a aplicação da norma jurídica.
(    ) A narração dos fatos secundários não contribui em nada para a compreensão dos fatos principais.
(   ) Os protagonistas da narrativa jurídica são autor(a) e ré(u).
(   ) A narrativa fática é de menor relevância em qualquer peça judicial.
(   ) O narrador da narrativa jurídica, diferentemente do da literatura, sempre participa do enredo.
	
	
	
	
	V - F - V - F - F
	
	
	V - F - F - V - F
	
	
	F - F - V - V - F
	
	
	F - V - F - V - V
	
	
	F - V - V - F - V
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		"... data maxima venia, não adentrou às entranhas meritórias e jurisprudenciais acopladas na inicial, que caracterizam, hialinamente, o dano sofrido."... ► Ao lermos este excerto, observamos que:
	
	
	
	
	A linguagem nele presente promove a comunicação de forma fácil, visando derrubar possíveis barreiras entre operadores do direito e o leitor dito ¿comum¿.
	
	
	A elegantia juris, proposta pelo jurista Eduardo Nascimento, é característica proeminente.
	
	
	O autor utiliza-se do juridiquês, ou seja, um estilo rebuscado que dificulta a compreensão textual.
	
	
	A clareza, precisão e objetividade são características próprias da linguagem predominante no excerto.
	
	
	Predomina o juridiquês, uma linguagem usada para facilitar o entendimento do texto jurídico.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Considerando que as inferências textuais dizem respeito ao sentido do discurso e à construção dos fatos, assinale a alternativa condizente com o sentido implícito no texto "No século vinte várias vacinas salvaram vidas".
	
	
	
	
	No século IX não havia vacinas.
	
	
	As vacinas salvam vidas.
	
	
	No século XX, passaram a existir vacinas que antes não existiam.
	
	
	No século XX, as vacinas foram inventadas.
	
	
	Vacinas sempre existiram.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(UERJ - adaptada) Observe o fragmento da música Ideologia de Cazuza e Roberto Frejat (1988):
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"...
O verso "E as ilusões estão todas perdidas" (v. 3) pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac. Tal procedimento constitui o que se chama de:
	
	
	
	
	metáfora
 
	
	
	pressuposição
 
	
	
	metonímia
	
	
	pertinência
	
	
	intertextualidade
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Assinale a alternativa que demonstra o texto corretamente adequado e relacionado às três valências em que a escrita jurídica é realizada (descritiva, valorativa e normativa):
	
	
	
	
	A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (DESCRITIVO - FATO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar
remédios quebrou. (NORMATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO).
	
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (DESCRITIVO - FATO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL).
	
	
	A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (DESCRITIVO - FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO). A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL).
	
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL). A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (DESCRITIVO - FATO).
	
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (DESCRITIVO - QUALIFICAÇÃO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (NORMATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO).
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		3- Das afirmativas baixo corrija as alternativas erradas.
	
	
	
	
	Não faça uma narrativa jurídica confusa, use o nome civil das partes, ora usando as nomenclaturas autor e réu. Esse procedimento afeta a clareza textual.
	
	
	Na narrativa jurídica, a repetição da nomenclatura autor e réu faz-se necessária à clareza no texto.
	
	
	cada parágrafo narrar e descrever apenas um (1) fato, sempre que possível acompanhado de uma prova ou de um indício
	
	
	Não se posicione na narrativa jurídica, com a intenção de defender uma tese, isto é, não se justifica, não se fundamenta neste primeiro momento;
	
	
	Não fazer resumo dos fatos, mas sim a narração dos fatos.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		As narrativas criadas a partir dos seus percursos em ambientes hipertextuais podem se organizar linearmente em contextos estruturados para a realização de tarefas ou para o encadeamento de idéias mas podem apresentar tipos diversos, dentre os quais se destaca o enredo acronológico; o que se entende por narrativa acronológica?
	
	
	
	
	É aquela que se refere à dimensão episódica, caracterizando a história como uma sequência de fatos
	
	
	É aquela que se refere onsolidação a diferentes proporções: uma temporal e outra atemporal
	
	
	Trata-se daquela dentro dos limites do tempo, apresentando começo, meio e fim
	
	
	Trata-se daquela que surprende o leitor com momentos de suspense
	
	
	É aquela que apresenta recuos e digressões, impossibilitando os fatos de se desenvolverem dentro de uma sequência
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Consta no Plano de Aula 10 o seguinte: ¿Segundo Garachana (1997, p. 246), existem as seguintes diferenças: (i) tanto os conectores concessivos como os adversativos sinalizam a ruptura de expectativa; (ii) os concessivos introduzem o primeiro membro da relação contra-argumentativa e os adversativos, pelo contrário, introduzem o segundo membro; (iii) os concessivos marcam desde o início o caráter contra-argumentativo da construção, já os adversativos fazem-no no início do segundo enunciado; (iv) enquanto os concessivos introduzem uma pressuposição e anunciam a sua falta de validade num determinado contexto, os adversativos sublinham o contraste próprio das estruturas argumentativas, ao introduzirem um enunciado que invalida uma pressuposição apresentada anteriormente; (v) os concessivos têm um valor catafórico e os adversativos, um valor anafórico.¿ Com base nesse ensinamento, assinale, nos fragmentos abaixo, aquele em que se estabelece uma relação adversativa por meio do operador argumentativo adequado:
	
	
	
	
	Ainda que as provas demonstrassem a honradez do autor, seu nome foi incluído entre os inadimplentes do SPC, provocando forte abalo moral.
	
	
	Mesmo após ter pago todas as dívidas, o autor foi listado entre os inadimplentes do SPC.
	
	
	Posto que foram pagas as dívidas, não há razão para que o nome honrado do autor continue a figurar entre os inadimplentes no SPC.
	
	
	A ré encaminhou o nome honrado do autor ao órgão de proteção ao crédito, contudo as provas demonstram que todas as dívidas foram pagas tempestivamente, não havendo, portanto, razão para que ele figurasse na lista de inadimplentes.
	
	
	Embora todas as dívidas tivessem sido pagas, o nome honrado do autor passou a figurar no rol de inadimplentes do SPC.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		No curso de sua argumentação,o autor se vale de todos os procedimentos a seguir,COM EXCEÇÃO apenas de:
	
	
	
	
	admitir ponto de vista divergente da linha de orientação desenvolvida.
	
	
	recorrer a fatos e exemplos para sustentar ponto de vista.
	
	
	ilustrar ponto de vista com citação extraída de texto literário.
	
	
	apelar para o argumento de autoridade
	
	
	apresentar como tese uma proposição de natureza hipotética.
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		A mulher era pensionista de seu falecido marido desde 1985, mas por ter se casado novamente em janeiro de 2005, a pensão foi cortada. Ao pleitear o benefício, ela alegou que sua situação financeira não se modificou com a nova união, razão pela qual considera ilegal o cancelamento da pensão. Também sustentou que se encontra em estado de carência material e está separada judicialmente. Identifique qual o argumento presente nesse excerto:
	
	
	
	
	Argumento por autoridade
	
	
	Argumento por senso comum
	
	
	Argumento por vínculo causal
	
	
	Argumento por definição
	
	
	Argumento de concessão
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Questão (Ref.: 201604219463) Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: Anísio cometeu um crime doloso inaceitável, repudiado com veemência pela sociedade, porque desferiu três facadas certeiras no peito de sua companheira, e também porque agiu covardemente contra uma pessoa desarmada e fisicamente mais fraca. Além disso, ele já estava desconfiado do caso extraconjugal da mulher, o que afastaria a hipótese de privação dos sentidos.
	
	
	
	
	Prótese.
	
	
	Oposição.
	
	
	Senso Comum.
	
	
	Autoridade.
	
	
	Analogia.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Leia o texto a seguir e classifique-o quanto ao tipo de argumento: "Embora seja obrigação do condutor de um veiculo socorrer as vítimas de uma acidente de trânsito, o motorista que deixou de parar para socorrer os feridos não praticou omissão de socorro, porque a lei não pode exigir de alguém que ponha sua própria vida ou sua integridade física em risco para socorrer a outrem."
	
	
	
	
	Causa e Efeito.
	
	
	Senso Comum.
	
	
	Prova.
	
	
	Absurdo.
	
	
	Oposição.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Embora se possa alegar que o réu tenha sido traído por Joana ao final do período de namoro dos dois, isso não justifica que ele ofenda a honra da mesma nas redes sociais no perfil pessoal da autora publicando comentários jocosos para denegrir sua reputação.
	
	
	
	
	Argumento por concessão ou oposição
	
	
	Argumento de senso comum
Argumento de prova
	
	
	Argumento por definição
	
	
	Argumento de autoridade
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O tipo de argumento em que há a citação de autores renomados ê:
	
	
	
	
	Causa e Efeito
	
	
	Ad Hominem
	
	
	De autoridade
	
	
	Analogia
	
	
	Senso Comum
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais