Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso : 
O trabalho docente e as práticas pedagógicas de modo geral refletem em boa medprofessores. É importante que você justifique sua classificação ida as concepções, valores e crenças dos educadores. Isso equivale a dizer que não existe neutralidade no trabalho pedagógico. Diante dessa perspectiva, considere a seguinte situação. Numa escola localizada em região urbana de uma capital brasileira, dois professores conversam sobre suas práticas e “estilos” pedagógicos. O professor “A” comenta que não tolera conversas paralelas de seus alunos, nem em suas mínimas manifestações. Que não estudou tanto para ser interrompido enquanto explica e, por isso, exige silêncio total durante a aula. Argumenta que seus certificados e trajetória lhes garantem a autoridade em sua área, e que seus conhecimentos precisam ser assimilados. Cabe aos seus alunos ouvirem a assimilarem, se quiserem ser alguém na vida. O Professor “B” ouve pacientemente e depois pondera que, na atualidade, com tantas informações disponíveis, os professores precisam dialogar e aprender com seus alunos. Que em suas aulas, prefere o trabalho em grupos, (apesar da aparente bagunça), com aulas exploratórias e debates. Justifica sua postura por entender que o conhecimento se constrói coletivamente e que os alunos são sujeitos de sua própria aprendizagem, cabendo ao professor auxiliar e mediar esse processo. No fim da conversa, cada qual parece permanecer convencido de que estão no caminho certo. Diante dessa situação, pesquise sobre a Tendência Pedagógica Tradicional e a Tendência Pedagógica Progressista. Em seguida, conceitue o trabalho e o posicionamento dos dois Considerando sua trajetória pessoal como estudante, tente se lembrar como eram seus professores. Você diria que eram tradicionais? Progressistas? Democráticos? Tinham posicionamento crítico e libertador, ou eram autoritários? E os professores “A” e “B” apresentados? Qual é a tendência educacional de cada um deles? Por quê?
RESPOSTA
A tendência pedagógica tradicional visa transmitir aos alunos os padrões, normas e modelos dominantes. Assim, o professor transmite uma "verdade absoluta", cujo conteúdo é desvinculado da realidade social de cada aluno. Sem dúvidas, o professor A segue essa tendência por adotar uma postura verticalizada, unilateral e autoritária dentro de sala.
A tendência pedagógica progressista visa promover a conscientização dos alunos apresentando os conteúdos de maneira contextualizada, compreendendo a realidade histórico-social dos mesmos. O professor B segue essa tendência já que busca um ensino horizontal, incentivando que a sala de aula seja um espaço de debate e diálogo.
Pessoalmente, estudei em um colégio público federal e tive professores que seguiam tanto a tendência tradicional quanto a progressista. Acredito que o corpo docente mesclado seja um reflexo de um colégio que, apesar de ser um colégio antigo e considerado "de tradição", tem alunos de classes, gêneros e etnias muito diversificados, contribuindo para um encaminhamento mais progressista.

Outros materiais