Buscar

Avaliação Curriculo teoria e pratica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação:  » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 16/11/2018 11:00:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201602434326)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Confira os argumentos sobre a concepção do termo currículo e identifique a opção que está de acordo com os estudos atuais sobre este campo de conhecimento: 
		
	
	envolve uma linguagem técnica que determina o discurso pedagógico.
	
	pode ser compreendido como um conjunto de disciplinas definidas para as escolas.
	
	tem um significado preciso, pois todos têm um currículo vitae.
	 
	envolve seleção de disciplinas e conteúdos comuns a todas as escolas.
	 
	tem diferentes abordagens, sofrendo influências das contingências políticas e sociais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602434330)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os professores da Escola John Dewey estão debatendo sobre currículo como campo de conhecimento. Com base nos estudos de currículo, analise as falas sobre o tema apresentadas pelos professores e assinale a única, do ponto de visa teórico, que está INCORRETA:
		
	
	A concepção técnica e cientificista de currículo se consolidou com os estudos de Ralph Tyler no meado do século XX. (profa. Josiana)
	 
	O interesse sobre campo do currículo é recente no cenário educacional mundial. (profa. Julia)
	
	Na abordagem sociológica de Bourdie e Passeron, o pensamento sobre o campo do currículo se depara com tensões e desafios. (profa. Lúcia)
	
	Os estudos atuais sobre o currículo como campo de conhecimento consideram ciência e senso comum como expressões da realidade escolar. (prof. André)
	
	Na perspectiva positivista, o currículo escolar considera a objetividade dos fatos da realidade escolar. (prof. Daniel)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603322923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na seleção dos conteúdos e organização do currículo, fundamentado por teorias Crítica e Pós-Crítica, os autores defendem os seguintes argumentos, com exceção de que:
		
	 
	O currículo oculto não influencia as aprendizagens dos estudantes por meio de práticas e métodos utilizados implicitamente no espaço escolar.
	
	A ênfase deve ser no conhecimento prévio e trabalho coletivo como possibilidade real de articulação de estratégias e luta pela emancipação, a partir de conhecimentos socialmente válidos.
	
	A escola é de fundamental importância e deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, e, que tais conteúdos, tenham significado e sentido para professores e estudantes.
	
	O currículo tem um campo de estudos historicamente construído, onde se desenvolve o seu argumento, seu discurso e seu jogo de compreensões mediadoras os quais possibilitem construir uma visão crítico-reflexiva voltada para formação de seres humanos conscientes, livres e solidários.
	
	O currículo deve se comprometer como mediador de uma doutrina pedagógica que se transforme numa prática social global em prol do desenvolvimento integral dos estudantes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602565978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o sociólogo português Boaventura Santos "as pessoas e os grupos sociais têm direito a ser iguais, quando a diferença os inferioriza e direito a ser diferentes, quando a igualdade os descaracteriza." (1997: p. 122)
Se refletirmos sobre as implicações desse pensamento nas práticas e atos  curriculares, uma das prioridades dos educadores do século XXI é:
		
	
	Trabalhar com livros didáticos com padronização de conhecimentos locais.
	
	Buscar o consenso através de uma visão monocultural.
	
	Ignorar linguagens e comentários sobre a origem dos alunos.
	 
	Incluir conteúdos na esfera dos saberes potencialmente acessíveis a todos.
	
	Garantir o direito de ser diferente com uma postura monoética.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602434589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A abordagem multicultural surgiu nos Estados Unidos com Peter McLaren e se estende a outros países. Apesar de reconhecer que em alguns países da América Latina tenham se desenvolvido experiências educativas orientadas de modo a atender adequadamente aos diferentes grupos sociais e culturais marginalizados. Uma das críticas feitas por Candau (2008) é que nas nossas escolas ainda predomina uma educação de caráter:
		
	 
	monocultural
	
	intercultural
	
	cognitivista
	
	socializante
	
	transcultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602940839)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(FUMEC, 2014)Sobre a importância e as características do planejamento do currículo nas instituições escolares é correto afirmar:
		
	
	O planejamento do currículo não deve compreender as possíveis concepções de ensino e aprendizagem da prática educativa.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Um bom planejamento do currículo não considera os conteúdos escolares.
	 
	É importante que o planejamento do currículo não se restrinja apenas a aspectos peculiares dos conteúdos escolares, devendo considerar a prática educativa em toda sua totalidade.
	
	O único objetivo que deve constar no planejamento do currículo é a elaboração de passos formais para o processo de ensino.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602451731)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento a seguir para responder a questão:
"As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam aquilo que as teorias críticas nos ensinaram. As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. [...] entretanto, o poder torna-se descentrado. [...] está espalhado por toda a rede social. As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. [...] o poder transforma-se, mas não desaparece. [...] o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder" (SILVA, 2004, P. 148-149). O argumento de Tomaz Tadeu da Silva coloca as teorias pós-críticas como uma discussão...
		
	
	que amplia a visão tradicional de currículo para uma concepção de currículo que transforma as relações de poder inerentes ao capitalismo, a partir de um conhecimento verdadeiro.
	
	que contesta e nega todas as proposições das teorias críticas por considerá-las ultrapassadas e sem significância para as formações.
	 
	que coloca as relações de poder no centro das reflexões sobre o currículo e vê com desconfiança conceitos como: alienação, emancipação, libertação, autonomia. Que considera o currículo como campo de experiências e significações que forjam nossa identidade.
	
	que propõe um outro campo de conhecimento para o estudo do currículo, isento de reflexões pós-estruturalistas e que não se opõem ao poder.
	
	que nega as relações de poder e prega a neutralidade do campo e das elaborações curriculares para as formações, em busca de emancipação e de identidade forjada na experiência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602458793)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O currículo reflete objetivos (intenções) e ações (conhecimentos) tornadas realidade pelo trabalho dos professores através da elaboração dos planos de ensino. Os planos de ensino podem ser caracterizados como:
		
	
	documentos elaborados realizado pelos docentes.
	
	documentos que discutem o perfil do aluno a ser formado.
	
	documentos que expressam um formato de currículo baseado na tecnologia.
	
	documentos que expressam as orientações institucionais e legais.
	 
	documentos que expressam objetivos, os conteúdos, os procedimentos didáticos, os critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem e os recursos necessários para desenvolvimento das aulas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602565983)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo
com a Constituição de 1988 , os conteúdos mínimos para o ensino fundamental devem ser garantidos a todos os alunos. Do ponto de vista da organização curricular sua definição
		
	 
	favorece a definição das competências básicas a serem desenvolvidas.
	
	desconsidera a autonomia intelectual dos professores.
	
	depende do posicionamento dos gestores em relação aos livros didáticos.
	
	deve ficar a cargo da equipe escolar.
	
	depende das habilidades e interesses dos alunos matriculados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602458427)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Giroux & Simon ressaltam que "as práticas culturais populares exibem numerosas diferenças que, em parte, se devem às lutas inerentes às relações vigentes de sexo, classe, raça, etnia, idade e região. Enquanto essas diferenças forem usadas para gerar e manter desvantagens e sofrimento humano, precisaremos, em qualquer discussão sobre pedagogia e cultura popular, registrar em alto e bom som o conceito de diferença" (MOREIRA & SILVA, 2005, p. 108). Marque a alternativa que expressa a perspectiva dos autores sobre práticas culturais populares.
		
	
	As práticas escolares se referem ao currículo oculto e principal articulador dos atos de currículo.
	 
	As práticas culturais populares são processos vivenciados pelos diferentes segmentos que representam os diferentes cenários da formação.
	
	Os diferentes processo culturais vivenciados pelos atores sociais não interferem nas práticas escolares.
	
	A escola fica à margem dos processos culturais populares para preservar seu caráter científico.
	
	Os diferentes cenários formativos sociais e culturais não devem interferir nas práticas escolares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais