Buscar

Gengivite X Periodontite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GENGIVITE X PERIODONTITE
A gengivite é uma inflamação aguda da gengiva causada pela falta de correta escovação dental, causando um irritamento dos tecidos gengivais pela placa bacteriana que se forma na região e não é removida. A gengiva muda de cor, deixando de ser rosa claro avermelhada para vermelho vivo, com sangramento fácil ao toque e durante a escovação. A gengivite também pode ser associada ao uso de alguns medicamentos, alterações hormonais, e algumas doenças sistêmicas. O tratamento se dá basicamente pela boa higienização dos dentes e gengivas, com escovação e uso de fita dental. Nesta doença periodontal, o tecido ósseo não é afetado, porém a gengivite pode progredir para uma periodontite se não tratada. 
A periodontite é uma inflamação crônica da gengiva e dos tecidos periodontais. Essa doença periodontal tem múltiplos fatores, como a falta de higiene correta dos dentes e das gengivas, as bactérias existentes na cavidade bucal, o uso de alguns medicamentos, alterações hormonais, que, juntamente com a resposta imunológica do paciente, levam a uma destruição dos tecidos moles e a reabsorção do osso da região afetada. Por ser uma doença crônica, podendo se perpetuar por anos se não tratada, causa grande perda de dentes em adultos e pessoas de idade. Alguns sintomas são: alteração da cor da gengiva para vermelho vivo/arroxeado, sangramento gengival que pode acontecer espontaneamente, dores e desconforto nas gengivas, sensibilidade, os dentes ficam móveis pela destruição do osso e dos tecidos que fazem o seu suporte, mau hálito, pode ter presença de secreção purulenta (pus) e consequentemente alteração do paladar. O tratamento é feito com raspagem para remoção do tártaro e da placa bacteriana, antibióticos, laserterapia, e, em alguns casos, cirurgia periodontal.
Lembre-se que a gengivite nem sempre evoluirá para a periodontite, porém a periodontite sempre é precedida pela gengivite.

Outros materiais