A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
TCC PRONTO

Pré-visualização | Página 1 de 3

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA 
MARIA SOLANGE MELO SILVA
PROJETO DE PESQUISA
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lajedo/PE
2018
MARIA SOLANGE MELO SILVA 
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de graduação em Pedagogia do UNINASSAU, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1.
Lajedo/PE
2018
sumário
1 INTRODUÇÃO	3
1.1 TEMA	5
1.1.2 Delimitação do Tema	5
1.2 PROBLEMATIZAÇÃO	5
1.3 JUSTIFICATIVA	5
2 OBJETIVOS	6
2.1 Objetivo Geral	6
2.2 Objetivos Específicos	6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............	7
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS	9
4.1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO	9
4.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA	10
4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS	10
CRONOGRAMA............	11
PLANO PROVISÓRIO DA MONOGRAFIA	12
REFERÊNCIAS............	13
APÊNDICES............	X
ANEXO	X
1 INTRODUÇÃO
	Este trabalho tem como objetivo relatar como o lúdico pode ser importante na Educação Infantil, coletando dados a respeito da importância do lúdico como facilitador da aprendizagem no contexto escolar.
	 O lúdico é algo de grande importância no processo de aprendizagem das crianças, pois elas vivem num mundo de encantamento, fantasia e sonhos onde o faz de conta e realidades se misturam dessa forma o lúdico se faz presente na vida das crianças favorecendo o pensamento e a concentração dos mesmos, provocando o desenvolvimento das crianças em muitos aspectos, como o social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção do pensamento. 
É no brinquedo que, a criança cria uma situação imaginária, isto é, é por meio do brinquedo que essa criança aprende a agir uma esfera cognitiva, e promove o seu próprio desenvolvimento no decorrer de todo o processo educativo. Vygostki (1998)
	O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo” e com o ato de brincar. Uma atividade lúdica além de divertir as crianças proporciona a eles entretenimento e vontade de aprender cada vez mais. A origem, do termo lúdico pode está relacionada apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. No entanto este termo passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano, de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O brincar é um ato indispensável na vida de uma criança, pois favorece tanto a saúde como o emocional e intelectual da criança. Atividades lúdicas são de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, pois fazem com que as crianças percebam que é possível aprender se divertindo. 
3A concepção da cultura lúdica é uma noção historicamente construída ao longo do tempo e, consequentemente, foi mudando conforme as sociedades, não se mantendo da mesma forma dentro das sociedades e épocas. Antunes (2005, p.34) 
	
	Dessa forma, percebe-se que a ludicidade, é muito importante para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois a criança encontra-se em desenvolvimento tanto físico como psicológico precisando assim da colaboração dos que os cercam para ter um bom desenvolvimento. 
	Assim, o lúdico possibilita um maior envolvimento da criança com o mundo externo. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, por meio dele vai se socializando com as demais crianças. Com isso, pode-se ressaltar que a educação lúdica deve está presente nas várias fases da infância proporcionando a elas uma aprendizagem significativa.	
 Portanto, o brinquedo torna-se algo indispensável nas atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para criar um relacionamento com o mundo. A importância da utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que deve está presente em todas as escolas. Porém não devem ser explorados só para lazer, mas também como elementos bastante enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando assim o seu desempenho. 
O brinquedo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral. Piaget (1998, p.62) 
4	O lúdico vem ganhando espaço e atenção no meio acadêmico pela crescente quantidade de contribuições que vem proporcionado para o aprendizado, visto que, através das atividades lúdicas, as crianças adquirem conhecimentos significativos que lhes permitem conhecer a si mesmas, descobrir o mundo dos objetos e o mundo dos outros, experimentando também, situações de aventura, ação e exploração levando em conta sua imaginação e meio em que está inserido. Segundo Teixeira (1996), cabe ao educador oferecer inúmeras oportunidades para que se torne prazerosa a aprendizagem por meio dos jogos e brincadeiras.
	tEMA
O Lúdico na Educação Infantil
Delimitação do Tema 
O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil.
PROBLEMATIZAÇÃO 
Como a ludicidade pode ajudar a melhorar o aprendizado na Educação Infantil? 
JUSTIFICATIVA
Trabalhar o lúdico na Educação Infantil é muito significativo para o aprendizado dos alunos, por que proporciona as crianças aprender de forma prazerosa, o que favorece o desenvolvimento interativo e reflexivo dos alunos, além de provocar o interesse deles em aprender cada vez mais. 
A ludicidade vem ganhando cada vez mais espaço na área pedagógica em especial na Educação Infantil, por isso merece ser explorada melhor. Incluir atividades lúdicas no contexto escolar é sem dúvidas um dos melhores caminhos para se alcançar uma aprendizagem significativa e por conseqüência uma educação de qualidade. 
5A Educação Infantil é a base da formação de todo ser humano, por isso precisa ser bem trabalhada para que o aluno possa dar continuidade aos seus estudos de forma tranquila. O lúdico é um dos recursos pedagógico mais eficaz, pois envolve o aluno nas atividades o que permite a criança se desenvolver cognitivamente, servindo de estimulo para seu desenvolvimento. De acordo com RONCA (1989, P. 27) “O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência
OBJETIVOS 
 Para que um projeto tenha êxito é preciso elaborar bem seus objetivos, para que assim possa ser concluído com sucesso. 
Objetivo Geral 
Analisar como o lúdico pode ajudar a melhorar o aprendizado na Educação Infantil. 
Objetivos Específicos
Analisar as metodologias de atividades lúdicas utilizadas pelos professores. 
Evidenciar características do ato de brincar e sua importância no desenvolvimento infantil. 
6Verificar a contribuição do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil. 
Investigar o grau de utilização de atividades lúdicas pelos professores de Educação Infantil.
REVISÃO DE LITERATURA OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Inserir atividades lúdicas no cotidiano escolar não está relacionado apenas ao brincar mais também ao incentivo no interesse por aprender. Para TEIXEIRA (2003, P.234) A criança quando brinca pode estabelecer relações afetivas com qualquer outro objeto, representá-lo ou vivenciá-lo. Ela só precisa ser livre para representar uma realidade ao brincar, já que é natural que ocorra esta atitude em sua vida, fazendo parte de sua condição de ser vivo. 
O brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve