Buscar

Apol a Educação Física e Populações Especiais(8,0)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia o seguinte excerto de texto: 
“[...] exposições nutricionais, ambientais e padrões de crescimento durante a vida intrauterina e nos primeiros anos de vida podem ter efeitos importantes sobre as condições de saúde do adulto. O retardo de crescimento intrauterino e o ganho de peso excessivo nos primeiros anos de vida têm sido associados em muitas pesquisas com o risco aumentado para obesidade, hipertensão, síndrome metabólica, resistência insulínica”. 
 Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos: 
Obesidade hiperplásica
Componentes que estão relacionados ao gasto energético
Obesidade hipertrófica
TNFa (adipocina)
Resistência à insulina 
(  ) Conjunto de reações do organismo que resulta em uma resposta capaz de diminuir os efeitos desse hormônio no metabolismo, principalmente nos tecidos adiposo, muscular e hepático.
(  ) Os adipócitos aumentam de quantidade e de tamanho, crescendo também sua capacidade de armazenamento.
(  ) Um dos principais fatores que levam o organismo a desenvolver resistência à insulina.
(  ) Os adipócitos aumentam de tamanho, mas sua quantidade se mantém.
(  ) Taxa metabólica basal (TBM), efeito térmico dos alimentos (ETA) e efeito térmico da atividade física (ETAF). 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	5 – 1 – 4 – 3 – 2
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 2/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia o excerto de texto a seguir: 
"A nível conceitual, alongamento refere-se à forma de trabalho que visa à manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível; e flexionamento refere-se à forma de trabalho que visa a obter uma melhora da flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores aos originais (exercício de flexibilidade)". 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre flexibilidade, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A flexibilidade, como aptidão física, está diretamente relacionada à saúde e pode ser comprometida caso o indivíduo permaneça muitas horas na mesma posição, sem fazer exercícios para compensação.
II. ( ) A flexibilidade, como aptidão física, está diretamente relacionada à atividade anaeróbia lática.
III. (  ) A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física e está diretamente relacionada à contração isométrica.
IV. ( ) A flexibilidade, como aptidão física, está diretamente relacionada à síndrome metabólica. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – F – F
	
	E
	F – F – F – V
Questão 3/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte passagem de texto: 
"Hoje o senso comum aceita e propaga a ideia de que exercício físico faz bem à saúde. De fato, a prática regular e bem orientada de exercícios físicos traz inúmeros benefícios. Com base nisso, surgiram propostas voltadas para a educação física escolar com o objetivo de popularizar a prática do exercício físico e, desse modo, contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população". 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre o índice de massa corporal (IMC), é correto afirmar que:
	
	A
	O cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades, exceto para indivíduos com menos de 2 anos, para os quais a referência utilizada é a relação da circunferência da cabeça com o comprimento dos membros inferiores.
	
	B
	Existem valores específicos para o cálculo do IMC, considerando-se a idade (anos) mais valor da massa corporal (gramas), multiplicados pela altura ao quadrado (centímetros).
	
	C
	Existem valores específicos utilizados para identificar, em meninos e meninas, situações de obesidade, de sobrepeso, de risco de sobrepeso, do IMC adequado para a idade, de magreza ou de magreza acentuada para indivíduos de 0 a 2 anos, de 2 a 5 anos, de 5 a 10 anos e de 10 a 19 anos.
	
	D
	Existem valores específicos utilizados para identificar a situação de obesidade, sobrepeso, risco de sobrepeso, magreza ou magreza acentuada para indivíduos de 0 a 5 anos. Para as demais idades, o IMC segue o mesmo padrão.
	
	E
	O IMC é avaliado tendo em vista a intensidade, a duração e o número de vezes que os exercícios são praticados por semana, e, ao se levar em consideração esses valores, o cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades.
Questão 4/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte afirmativa: 
"Estudos revelam que as crianças e adolescentes estão apresentando baixos níveis de aptidão física [...]. Atualmente, os níveis satisfatórios de aptidão física estão relacionados à saúde e podem favorecer a prevenção, manutenção e melhoria da capacidade funcional, reduzir a probabilidade do desenvolvimento de inúmeras disfunções de caráter crônico-degenerativas, tais como obesidade". 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, é correto afirmar que são componentes da aptidão física relacionados à saúde:
	
	A
	 Os jogos; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e a composição corporal.
	
	B
	O exercício físico; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e as brincadeiras.
	
	C
	A resistência muscular; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e a composição corporal.
	
	D
	A resistência muscular; a aptidão cardiorrespiratória; os exercícios pirométricos e anaeróbios.
	
	E
	Os exercícios posturais; os exercícios aeróbios e anaeróbios e a flexibilidade.
 
Questão 5/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte afirmativa: 
"Para muitos estudiosos em aptidão, a resistência cardiorrespiratória é o componente mais importante da aptidão relacionada à saúde. Pois, para muitas pessoas, estar ‘em forma’ significa ter boa capacidade de resistência cardiorrespiratória, adquiridas por através de corrida, ciclismo, natação, durante tempos longos de exercícios". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHNEIDER, I. L. M. et al. Aptidão física relacionada à saúde (resistência aeróbica) em escolares do gênero masculino do município de Concórdia, SC. Revista Digital, Buenos Aires, n. 198, ano 19, 2014. <http://www.efdeportes.com/efd198/aptidao-fisica-saude-em-escolares.htm>. Acesso em 13 nov. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de aptidão cardiorrespiratória:
 
	
	A
	É definida como a possibilidade de resistir a atividades que demandam contração muscular excêntrica.
	
	B
	É definida como a capacidade de se resistir a atividades que demandam esforço com o trabalho de grande amplitude de movimento, mantendo o ritmo constante.
	
	C
	É a capacidade de resistir a atividades que demandam contração muscular concêntrica.
	
	D
	É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço anaeróbio, mantendo o ritmo constante.
	
	E
	É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço físico, com o trabalho de vários grupos musculares, mantendo o ritmo constante.

Outros materiais