Buscar

Avaliação NC Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) (Atualização e Revisão – 24/12/2016) Após a leitura do texto, observar as imagens e assistir aos vídeos, responda as questões abaixo. Acesse antes de fazer a avaliação Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=23eSqEPtx9U Na Antiguidade, a educação dos Surdos variava de acordo com a concepção que se tinha deles. Para os gregos e romanos, em linhas gerais, o Surdo não era considerado humano, pois a fala era resultado do pensamento.
	
	 A) Quem não pensava não era humano. Não tinha direito a testamentos, à escolarização e a frequentar os mesmos lugares que os ouvintes.
	
		2) A Igreja tinha grande influência na vida de toda sociedade da época, mas não podia prescindir dos que detinham o poder econômico. Portanto, passou a se preocupar em instruir os Surdos nobres para que o círculo não fosse rompido. Recebendo uma língua os surdos poderiam, exceto:
	
	
	
	 C) Falar contra a Santa Madre Igreja e cometer heresias.
	
	
		3) Há registros que uma família espanhola teve muitos descendentes Surdos por ter o costume, já mencionado anteriormente, de se casarem entre si para não dividirem bens com estranhos. Dois membros dessa família foram para o mosteiro de Ponce de Leon e lá, junto dele, deram origem à Língua de Sinais. Ponce de Leon (Monge) foi o tutor de muitos Surdos e foi dado a ele o mérito de provar que a pessoa Surda era capaz, contrariando a afirmação anterior de Aristóteles. Todas as afirmativas abaixo estão de acordo com a Vida e Obra desse Monge, exceto:
	
	 C) Os castigos corporais era a forma mais utilizada por Ponce Leon pois ele acreditava que somente assim aprenderiam.
	 
	
		4) No Brasil, a educação dos surdos teve inicio durante o Segundo Império, com a chegada do educador francês Hernest Huet, ex-aluno surdo do Instituto de Paris, que trouxe o alfabeto manual francês e a Língua Francesa de Sinais. Deu-se origem à Língua Brasileira de Sinais, com grande influência da Língua Francesa. Huet apresentou documentos importantes para educar os Surdos, mas ainda não havia escolas especiais. Solicitou, então, ao Imperador Dom Pedro II, um prédio para fundar, em 26 de setembro de 1857, o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES. (O dia do Surdo é comemorado nesta data 26 de setembro). Podemos afirmar que
	
	 C) Dom Pedro II tinha grande interesse na educação dos Surdos, pois tinha um neto Surdo, filho da princesa Isabel, que era casada com o conde D`Eu, parcialmente Surdo.
	 
	
		5) As funções das línguas de sinais são. Exceto:
	
	
	 B) Função Paternalista.

Outros materiais