Buscar

Vitamina D BIOQUIMICA GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vitamina D
As vitaminas D são um grupo de esteróides que apresentam função do tipo hormonal, sua forma ativa é 1,25-Diidroxi-colecalciferol. Ela apresenta-se em duas formas: Ergocalciferol (vitamina D²) encontra-se em plantas e, colecalciferol (vitamina D³) encontrado em tecidos animais pode ser produzida na pele quando exposta aos raios ultravioletas em especifico ultravioleta B.
Possui importante função na absorção de cálcio, sendo, portanto essencial no desenvolvimento dos ossos e dentes, porém quando em níveis muito altos, pode promover a reabsorção óssea; atua no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.
A deficiência dessa vitamina pode acarretar a desmineralização dos ossos, resultando no raquitismo em crianças e a osteomalacea em adultos. Em mulheres grávidas deficiência de vitamina D aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista. Contudo, a deficiência pode ser revertida. É possível fazer esta correção do quadro por meio de suplementação, lembrando que esta alternativa é válida somente após a orientação médica, e/ou tomando sol sem proteção solar nos braços e pernas durante quinze a vinte minutos todos os dias. 
Um adulto saudável deve consumir no mínimo 5 microgramas por dia de vitamina D e garantir uma exposição a luz solar de no mínimo 20 minutos sem o uso de protetor solar. Como ela e uma vitamina lipossolúveis pode ser armazenada no organismo e é metabolizada lentamente, doses altas (100.000 UI por semanas ou meses) podem causar a perda do apetite, náusea, sede e estupor. Prejudicando assim os rins, pois aumenta a absorção de cálcio no organismo.
Todos os alimentos fontes de vitamina D são de origem animal porque as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais. Até mesmo o alimento com as maiores quantidades da substância, o salmão, conta com somente 6,85% das necessidades diária de vitamina D em uma porção de 100 gramas. Por isso, tomar sol é fundamental para evitar a carência do nutriente. 
 
Fórmula estrutural plana da Vitamina D2 (Ergocalciferol)
Fórmula estrutural plana da Vitamina D2 (Colecalciferol)

Outros materiais