Administração Pedagógica Instrumentos Legais
9 pág.

Administração Pedagógica Instrumentos Legais


DisciplinaAdministração Pedagógica Instrumentos Lega71 materiais65 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir:
\u201cA formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/24/1>. Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer profissional com formação superior pode atuar como docente.
	
	B
	Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um curso específico de gestão escolar.
	
	C
	A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
Você acertou!
\u201cFazendo uma pequena digressão histórica sobre a formação de professores no Brasil, lembramos que a formação de docentes para o ensino das \u201cprimeiras letras\u201d em cursos específicos foi proposta no final do século XIX com a criação das Escolas Normais. Estas correspondiam à época ao nível secundário e, posteriormente, ao ensino médio, a partir de meados do século XX. Continuaram a promover a formação dos professores para os primeiros anos do ensino fundamental e a educação infantil até recentemente, quando, a partir da Lei n. 9.394 de 1996, postula-se a formação desses docentes em nível superior, com um prazo de dez anos para esse ajuste\u201d. (texto-base Formação de professores no Brasil: características e problemas, p. 2)
	
	D
	A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é regida pela mesma lei desde o século XIX.
	
	E
	As preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são de responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da escola.
Questão 2/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cO conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 57.
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, de acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais devem ser as ações do educador nesse processo? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
(  ) Avaliar e vigiar a competência e desempenho dos outros professores, para denunciar os profissionais de ensino que estão aprovando alunos inaptos.
(   ) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
\u201cO papel do educador no conselho de classe está em constituir consensos em relação à avaliação do corpo discente e das propostas pedagógicas. Por meio do conselho de classe é possível identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem e também levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos. Oportunidade para apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados. No conselho de classe o professor tem a oportunidade de maior conhecimento do aluno, para o seu atendimento pedagógico\u201d (p. 141).
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.
A partir do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
Nota: 10.0
	
	A
	à gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	à gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
Você acertou!
As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Nas estruturas pedagógicas incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico (texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, p. 6)
	
	D
	à locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	à gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
 
Questão 4/10 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cComo a autonomia opõem-se às formas autoritárias de tomadas de decisão, sua realização concreta nas instituições dá-se pela participação livre na escolha de objetivos e processos de trabalho e na construção conjunta do ambiente de trabalho\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBANEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: politicas, estruturas e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 328.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, existem pilares que são fundamentais para a construção da autonomia da escola e para a formação do \u201cnovo cidadão\u201d. Quais são esses pilares? Analise as afirmativas a seguir:
I - A gestão da escola e a instituição de colegiados.
II - A gestão da escola e a avaliação formativa com critérios quantitativos para aprovar somente alunos capazes.
III - A gestão da escola e a construção coletiva do projeto político-pedagógico.
IV - A gestão da escola e a reflexão permanente do processo de ensino-aprendizagem.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, III e IV
Você acertou!
Constituem fortes pilares para a construção da autonomia da escola e para a formação do \u201cnovo cidadão\u201d: a gestão da escola e a instituição de colegiados; a gestão da escola e a construção coletiva do projeto político-pedagógico; a gestão da escola e a reflexão permanente do processo de ensino aprendizagem (p. 132-133).
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e II
Questão 5/10 - Gestão Escolar
Leia o trecho a seguir:
\u201cA LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios a liberdade,