Buscar

Tipos de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: PESQUISA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO I
Método Científico
Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
Método – Caminho a seguir - é o conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar um determinado fim.
Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento.
Método Científico - É um conjunto de atividades sistemáticas racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo.
 São conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando um caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
Pesquisa - É a atividade de investigação capaz de produzir um conhecimento novo ou sintetizar o que já se sabe a respeito de um determinado assunto ou área.
 Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. 
 Em se tratando de Ciência a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta.
Desenvolvimento histórico do método
 A preocupação em descobrir, explicar a natureza vem desde os primórdios da humanidade.
Surge aqui as primeiras necessidades de investigação - às forças da natureza e a morte.
 Primeiramente o conhecimento mítico que tentava explicar esses fenômenos, atribuindo-os a entidades de caráter sobrenatural.
O conhecimento religioso se voltou também, para a explicação desses fenômenos. Aqui a verdade se vestiu de um caráter dogmático, baseada nas revelações da divindade.
 Essas “descobertas” realizadas através “dos deuses” ou em revelações da divindade eram aceitas sem crítica, deslocando o foco das atenções para a explicação da natureza da divindade.
 Posteriormente vem o conhecimento filosófico que volta-se para a investigação racional na tentativa de captar a essência imutável do real, através das leis da natureza.
 O senso comum aliou-se à explicação religiosa e ao conhecimento filosófico, orientando as preocupações do homem com o universo.
 Somente no século XVI é que se iniciou uma linha de pensamento que propunha encontrar um conhecimento embasado em maiores garantias, na procura do real.
Surge então a observação científica aliada ao raciocínio.
 
Com o passar do tempo, muitas modificações foram realizadas nos métodos existentes.
 Essa investigação alcança seus objetivos, de forma científica, quando cumpre ou se propõe a cumprir as seguintes etapas:
Descobrimento do problema;
Colocação precisa do problema, ou ainda a recolocação de um velho problema, à luz de novos conhecimentos;
Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema: dados empíricos, teorias, técnicas de cálculo, medição etc...
Tipos de Pesquisa
 Os tipos de pesquisas são divididos em dois grupos quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos.
              Quanto aos objetivos
1. Pesquisa Exploratória: proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado.
Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso ou bibliográficas.
 
2.Pesquisa Descritiva: descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.
3. Pesquisa Explicativa: id determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.
Quando aos procedimentos técnicos
Pesquisa Bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não recomenda-se trabalhos oriundos da internet.
Pesquisa Documental: É muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.
 Além de analisar os documentos de “primeira mão” (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), existem também aqueles que já foram processados, mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc.
Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Levantamento: é a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Quanto o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo.
Estudo de Campo: procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrem naquela realidade.
Estudo de Caso: consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.
Pesquisa-Ação: um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986, p.14).
Quanto à forma de abordagem
Pesquisa quantitativa - Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. Utilizam-se técnicas estatísticas.
Pesquisa qualitativa - É descritiva. As informações obtidas não podem ser quantificáveis. Os dados obtidos são analisados indutivamente. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.
REFERÊNCIAS
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1Qual o tema que o autor aborda?
O que ele diz sobre o texto? Que ideias pretende transmitir? 
Os fatos e argumentos apresentados são fundamentados? 
Há no texto informações úteis? Você pode aplicá-las na prática?
986. Qual o tema que o autor aborda?
O que ele diz sobre o texto? Que ideias pretende transmitir? 
Os fatos e argumentos apresentados são fundamentados? 
Há no texto informações úteis? Você pode aplicá-las na prática?

Outros materiais