Buscar

aula_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
AULA 2
*
*
SEMANA 02
DIREITO POSITIVO E SOCIEDADE: A SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 2
1
*
*
CONTEÚDO
GÊNESE DO DIREITO 
1.1 Escola jusnaturalista.
1.2 Escola teológica.
1.3 Escola racionalista ou contratual.
1.4 Escola histórica.
1.5 Escola marxista.
1.6 Escola sociológica do direito
*
AULA 2
*
*
Nossos objetivos nesse encontro
 
AULA 1
AULA 2
Compreender a evolução do conceito de direito.
Distinguir os diversos conceitos atribuídos a palavra direito. 
Diferenciar o direito natural e o direito positivo.
Estabelecer a importância da visão sociológica no Direito e sociedade.
*
*
GÊNESE DO DIREITO
AULA 1
AULA 2
*
Mas, qual o significado da palavra direito?
*
*
Moral
ula
 Conjunto sistemático de normas destinado a organizar a sociedade e disciplinar a conduta humana na convivência social- Direito Objetivo.
 A possibilidade que a norma proporciona ao indivíduo exercer determinado conduta descrita na lei – Direito Subjetivo.
Mas como nasce o Direito?
AULA 2
*
*
1.1 Escola jusnaturalista ( direito natural)
Há autores que defendem o direito predeterminado por “leis”, não os códigos, mas valores, princípios e regras da própria natureza. Estas “leis” fazem parte do direito natural. Na Grécia antiga, o direito natural era concebido como um conjunto de idéias, princípios superiores, eternos e imutáveis equiparado à justiça e a razão e outorgados ao homem pela própria natureza ( ou, para alguns, Divindade). 
Ex: A mulher inferior ao homem decorre de sua constituição física.
AULA 2
*
*
*
1.2.Escola medieval ou teológica:
O conceito de direito natural atravessou toda a idade média, influenciando o surgimento da escola teológica. Embasada pelo pensamento cristão, o direito natural é concebido como imutável, estável e permanente. Sua fonte é a religião, a vontade de Deus.
São Tomás de Aquino (1225-1274) estabelece três categorias de direito:
 direito divino
 direito natural
 direito humano.
AULA 2
*
AULA 1
1.3. Escola Racionalista ou Contratual 
 O avanço na economia capitalista ( fim séc. XVI) repercute na filosofia e na visão do direito. O direito constitui uma ordem preestabelecida, oriunda da natureza do homem e da sociedade decorrente não da divindade, mas da razão humana. 
 Desfragmenta o direito natural do direito positivo.
AULA 1
AULA 2
*
AULA 1
1.4 Escola Histórica
 Surge na primeira metade do século XIX, na Alemanha. Esta escola passa a estudar a formação do direito na sociedade, relacionando-o as particularidades de cada povo , suas tradições e costumes, dando ao fenômeno jurídico dois elementos essenciais: continuidade e transformação.
AULA 1
AULA 2
*
AULA 1
1.5 Escola Marxista
 Para esta teoria o Direito pressupõe o Estado. Na visão marxista , o direito é um instrumento de opressão para a manutenção da classe dominante sob a classe dominada.
AULA 1
AULA 2
*
AULA 1
1.6 Escola Sociológica do Direito
 Émile Durkheim ( 1858-1917) é considerado o precursor da sociologia jurídica para ele, o direito é um fenômeno social, é na sociedade que o direito surge e se desenvolve e, sempre que necessário seu caráter de mutabilidade deve prevalecer para a manutenção da ordem e da justiça.
AULA 1
AULA 2
*
*
*
CASO 1 A decisão a seguir foi proferida pelo Superior Tribunal de Justiça e exemplifica a presença cada vez mais constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos nossos tribunais. Leia e reflita, respondendo à questão proposta:
 
“Tendo em vista as peculiaridades do caso concreto, faz-se imprescindível interpretar a lei de forma mais humana, teleológica, em que princípios de ordem ético-jurídica conduzam ao único desfecho justo: decidir pela preservação  da vida.
AULA 2
*
*
*
Não se pode apegar, de forma rígida, à lei, e sim, considerá-la com temperamentos, tendo-se em vista a intenção do legislador, mormente perante preceitos maiores insculpidos na carta magna garantidores do direito à saúde, à vida, e à dignidade humana, devendo-se ressaltar o atendimento das necessidades básicas dos cidadãos”. (STJ, 1ª Turma, Min. José Delgado, ROMS n°11183/PR, DJU 04/09/00, p.121).
A partir dos termos acima, analise a importância do estudo da Sociologia Jurídica para a compreensão e aplicação do Direito.
AULA 2
*
*
*
CASO 2
O Direito está inserido no campo das ciências sociais e, geralmente, não comporta apenas uma única interpretação acerca dos fatos analisados. Por isso, são construídas correntes doutrinárias e jurisprudenciais  diversas, conquanto correlacionadas ao mesmo assunto. O Tribunal de Justiça do RJ, por exemplo, com relação aos pedidos judiciais de fornecimento de fraldas descartáveis para pacientes do SUS apresenta as seguintes posições:
AULA 2
*
*
*
“SAÚDE PÚBLICA. DEVER COMUM DOS ENTES FEDERATIVOS. FORNECIMENTO GRATUIO DE FRALDAS DESCARTÁVEIS PELA MUNICIPALIDADE. (...) Não obstante a fralda descartável não possa ser considerada medicamento, trata-se, in casu, de produto essencial para tratamento do Demandante (...). Portadores de deficiência mental, com sério atraso no desenvolvimento, decerto necessitam utilizar esse produto, não somente para manutenção  de sua indispensável higiene pessoal, como também para fins de prevenção contra outras doenças.”
AULA 2
*
*
*
“FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS NECESSÁRIOS À PACIENTE CARENTE ECONOMICAMENTE, PORTADORA DE ESPINHA BÍFIDA DO TIPO MIELOMENINGOCELE.(...) São responsáveis solidariamente o Estado e o Município pelo fornecimento de medicamentos. Inclusão de fraldas descartáveis no pedido de medicação. Fornecimento não considerado essencial no tratamento de saúde. Exclusão. (...)
AULA 2
*
*
*
Embora triste a situação da autora, não se pode exigir do Estado além daquilo que está obrigado e, no caso concreto, não pode o fornecimento gratuito de fraldas ser considerado essencial ao quadro clínico da autora, quando se sabe que podem ser substituídas por fraldas comuns, de uso comum por este Brasil afora.” (AC 2006.001.17270, Sétima Câmara Cível. Rel. Des. Maria Henriqueta Lobo. Julgam.: 02/05/06). 
AULA 2
*
*
a)    Relacione estes casos ao seguinte comentário de Cavalieri Filho (CAVALIERI FILHO, 2004, p.161): “é por isso que se diz não existir norma jurídica, senão norma jurídica interpretada”.
b)    Nesse sentido, estude a previsão do artigo 5º da LICC e avalie qual duas sentenças melhor atende seus preceitos. 
c)     Na observância deste artigo, de que forma a Sociologia Jurídica e Judiciária se faz presente?
AULA 2
*
*
QUESTÃO OBJETIVA
 Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que:
I -é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; 
II-o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem;
AULA 2
*
*
*
III -o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito;
IV- a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas;
V- a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade.
AULA 2
*
*
*
Estão corretas as alternativas:
a)     I, II e III;
b)     II, III e V;
c)     III e IV;
d)     III e V;
e)     I, III e IV. 
AULA 2
*
*
Leitura para a próxima aula
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado:
Função social do Direito. 
*
AULA 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais