Buscar

Intolerância Religiosa 1 Artigo - João Paulo Monteiro de Jesus 24.04.2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Intolerância Religiosa.
A importancia de se saber o que é a intolerância Religiosa, quando se vivencia diversas religiões, dialoga com seguidores e fiéis de várias religiões aprende-se a respeitar suas crênças, seus paradigmas, sua fé. Reconhecer que o outro está em um país LAICO e deve ter resguardado e respeitado, não tão-somente por estar na nossa carta magna, mas por entender que atacar o outro em sua crênça é mais fácil, dificil é aceitar ataques.
Normalmente é muito visto em mídias diversas, artigos e assuntos de movimentos Religiosos do Candomblé, Umbanda religiões de origem africana sendo atacadas e por serem minorias em nosso país, são motivos de debates extensos em diversos setores da sociedade, tentando encontrar politicas publicas que possam resguardar na pratica o respeito a diversidade de religião e de suas crênças, não obstante ao que esta na letra fria da lei, mas no respeiro ao outro individuo, que tem por direitos a livre escolha a professar a fé que o contemple e deseje.
Vemos hoje diversas religiões em nosso país mas coloquemos duas religiões distintas para que possamos entender um pouco de suas diversidades e comparar, como a intolerância age diante das mesmas, a Religião do Candomblé e a Religião Adventista do 7º dia, duas visões de crênças completa e totalmente diferentes em professão de fé, mas que ainda assim igualam-se em respeito a obrigações ligadas a, obediência e ações que tão-somente sejam de instrução de seus liders, de seus mestres. Ao vivenciarmos as crenças do candombé verificamos que assim como em qualquer outra religião os fieis e/ou adeptos pratica atos que são de respeito a professão da fé, ao “fazer o santo” ato religioso o qual o fiel obriga-se a ficar por um periodo pre determinado enclausulado sem contato com o mundo exterior, buscando seu interior e aproximando-se seu orixá, não participando de eventos que para quem não é participante praticante da fé e que carrega a intolerancia religiosa dentro de si, não entende, critica, ataca e ridiculariza simplesmente por não entender que é fé, somente fé. O adepto fiel entrega-se as suas crenças e não tão-somente participa de atos isolados de todos. Às obrigações, os resguardos, os cultos de limpeza do corpo em fim, são crenças suas e qye exige o respeito, nessa religião existe a crênça, existe a fé.
Por outro lado vejamos o Adventista do 7º dia, religião tida como uma religião polemica, os adventistas são “guardadores do Sábado” dia para os fiéis adventistas, sagrado e santificado, neste dia os adventistas do 7º dia, desobrigam-se de fazer atividades que sejam pra se proprios deixando seu eu e dedicam-se a fazer aquilo que acreditam ser a “vontade de Deus”, muitas pessoas, sem entender a fé desses fiéis criticam e zombam tão-somente por achar que o adventista não faz nada por que é preguiçoso, fazem comparações exdruxulas e desqualificam sua fé, neste dia, o adventista, tenta se afastar do mundo externo e se aproximar do mundo espiritual, fazendo obras que sejam somentes para agradar o Deus que servem, neste dia o fiel Adventista passam o dia “ajudando pessoas nas ruas, cultuando em espaços destinados (igrejas, casas...), visitando doentes, trabalhando em obras de caridade, visitando asilos, fazendo obras de bondade para com o proximo e não para eles mesmo, fecham-se em oração e uma serie de outros atos recolhidos a este dia. Para o Adventista o Sábado é especial escolhido por Deus e imposto em seu 4º mandamento da Lei e obrigatória para professão de seu respeito, fé a sua crença, a sua religião”. 
Então como e por onde começar a afastar a intolerância religiosa das pessoas? Ter um amigo de outra religião afasta o prazer que você tem de estar com ele, de conversar com ele, de te-lo como amigo? Porque levantarmos bandeiras de religiões minorias e não levantarmos a bandeira da NÃO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, não é, não gostar da crença do outro é aceitar a crença do outro, não é, não aceitar o que ela pode ou deve ser, é lembrar que é direito dele, intolerancia É GUERRA DECLARADA, não importa de que lado você esta, se é intolerante esta propondo guerra ao outro, se entrar numa guerra por aceitar as provocações esta se praticando a intolerãncia, se criticar a fé alheia esta se praticando a intolerância, se provocar os Lideres das mesmas esta se praticando a Intolerância religiosa, sabemos ou achamos que sabemos tudo a respeito da fé do outro e de seus conceitos, saberás quando responderes a senguinte pergunta: o que é fé pra você? Já esteve do lado atacado ou esta do lado que ataca? 
Deve-se estudar as inumeras religiões não somente para aceita-las mas para entende-las, para distanciar estigmas destrutivos introduzidos em sociedades preconceituosas e conservadoras.
João Paulo Monteiro de Jesus
Salvador 25/04/2015.
Estudante de Direito - UNIRB

Outros materiais