Buscar

Direito Constitucional - Teoria da Constituição (Slides)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Potiguar
Curso de Direito
Direito Constitucional I
Experiência Constitucional Brasileira Classificação das constituições 
Docente:
Msc. José Albenes Bezerra Júnior
Teoria da Constituição
2
01. Classificação das Constituições
Quanto ao conteúdo: Material e Formal
 
a) Constituição Material: é Constituição material aquele conjunto de normas que se limitam a dispor sobre matéria essencialmente constitucional, que são aquelas que se revestem de maior importância tendo em vista se relacionarem aos pontos cardeais da existência do Estado.
 
b) Constituição Formal: é o conjunto de normas escritas reunidas num documento solenemente elaborado pelo poder constituinte, tenham ou não valor constitucional material, ou seja, digam ou não respeito às matérias tipicamente constitucionais. 
August 31, 2012
3
Quanto à forma: Escrita e Não-escrita
 
a) Escrita: é quando codificada e sistematizada num texto único e solene, elaborado por um órgão constituinte, encerrando todas as normas tidas como fundamentais sobre a estrutura do Estado, a organização dos poderes constituídos, seu modo de exercício e limites de atuação e os direitos fundamentais.
 
b) Não-escritas: é a que cujas normas não constam de um documento único e solene, baseando-se nos costumes, na jurisprudência e em convenções e em textos constitucionais esparsos. Ex. Constituição Inglesa. 
August 31, 2012
4
QUANTO À ORIGEM: DEMOCRÁTICA E OUTORGADA
Constituição Democrática: é aquela elaborada por representantes legítimos do povo, que compõem, por eleição, um órgão constituinte. Na sua origem verifica a efetiva participação popular, sendo fruto da soberania manifestação de vontade de um povo, que elege com liberdade os seus representantes para a tarefa fundamental de elaborar uma Constituição.
Constituição Outorgada: é aquela cuja elaboração se processa sem qualquer participação do povo. É fruto do autoritarismo, do abuso, da usurpação do poder constituinte do povo. 
5
QUANTO À ESTABILIDADE: RÍGIDAS, FLEXÍVEL E SEMI-RÍGIDA
	a) Constituição rígida: é aquela que não pode ser alterada com a mesma simplicidade com que se modifica uma lei. 
	b) Constituição flexível: é aquela, que em sentido oposto, pode ser alterada pelo mesmo procedimento observado para as normas legais.
	c) Constituição semi-rígida ou semi-flexível: trata-se das constituições que é parcialmente rígida e parcialmente flexível.
6
QUANTO À EXTENSÃO: SINTÉTICA E ANALÍTICA 
	a) Constituição Sintética (ou Concisa): são as Constituições breves que regulam sucintamente os aspectos básicos da organização Estatal. Limitam-se a prever os princípios gerais de organização e funcionamento do Estado, cuidando exatamente da matéria essencialmente constitucional. É exemplo desta espécie de Constituição, a dos EUA de 17 de setembro de 1787. 
	b) Constituição Analítica: são aquelas extensas que disciplinam longa e minuciosamente todas as particularidades ocorrentes e consideradas relevantes no momento para o Estado e para a Sociedade, definindo largamente os fins atribuídos ao Estado. A Constituição Federal de 1988 é modelo exemplar de Constituição Analítica.
7
 QUANTO A FINALIDADE: GARANTIA E DIRIGENTE
Constituição Garantia: são aquelas constituições que tem como finalidade garantir as liberdades públicas contra a arbitrariedade estatal, limitando-se praticamente a isso.
b) Constituição Dirigente: a constituição não contempla somente a estrutura e delimitação do Estado, mas propõem diretrizes e programas a serem seguidos por ele.
 QUANTO AO MODO DE ELABORAÇÃO: DOGMÁTICA E HISTÓRICA
Constituição Dogmática: consiste num documento escrito e sistematizado, elaborado por um órgão constituinte em determinado momento da história político-constitucional de um País, a partir de dogmas ou idéias fundamentais da ciência política e do direito dominantes na ocasião. 
Constituição Histórica: é sempre não escrita, é aquela cuja elaboração é lenta e corre sob o influxo dos costumes e das transformações sociais. A sua formação resulta da demorada e contínua evolução histórica das tradições de um determinado povo, que se protrai no tempo. Exemplo maior de Constituição histórica é a Constituição Inglesa.
9
Análise Histórica das Constituições Brasileiras:
Constituição de 1824
* O governo era uma monarquia unitária e hereditária; 
* A existência de quatro poderes: o Legislativo o Executivo, o Judiciário e o Poder Moderador, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador; 
* O Estado adotava o catolicismo como religião oficial; 
* As eleições eram censitárias, abertas e indiretas; 
* Submissão da Igreja ao Estado, inclusive com o direito do Imperador de conceder cargos eclesiásticos na Igreja Católica (padroado); 
*Por meio do Poder Moderador o imperador nomeava os membros vitalícios do Conselho de Estado os presidentes de província, as autoridades eclesiásticas da Igreja oficial católica apostólica romana, o Senado vitalício. 
* Também nomeava e suspendia os magistrados do Poder Judiciário, assim como nomeava e destituía os ministros do Poder Executivo. 
10
Constituição de 1891
* Abolição das instituições monárquicas; 
* Os senadores deixaram de ter cargo vitalício; 
* Sistema de governo presidencialista; 
* O presidente da República passou a ser o chefe do Poder Executivo; 
* As eleições passaram a ser pelo voto direto, mas continuou a ser a descoberto (não-secreto); 
* Os candidatos a voto efetivo seriam escolhidos por homens maiores de 21 anos, à exceção de analfabetos, mendigos, soldados, mulheres e religiosos sujeitos ao voto de obediência; 
* Ao Congresso Nacional cabia o Poder Legislativo, composto pelo Senado e pela Câmara de Deputados; 
* As províncias passaram a ser estados, com maior autonomia dentro da Federação; 
* Os estados da Federação passaram a ter suas constituições hierarquicamente organizadas em relação à constituição federal; 
Constituição de 1934
* instituiu o voto secreto; 
* estabeleceu o voto obrigatório para maiores de 18 anos; 
* propiciou o voto feminino, direito há muito reivindicado, que já havia sido instituído em 1932 pelo Código Eleitoral do mesmo ano; 
* previu a criação da Justiça do Trabalho; 
* previu a criação da Justiça Eleitoral; 
Constituição de 1937 
* Concentra os poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República; 
* Estabelece eleições indiretas para presidente, que terá mandato de seis anos; 
* Admite a pena de morte; 
* Retira do trabalhador o direito de greve; 
* Permitia ao governo expurgar funcionários que se opusessem ao regime; 
Constituição de 1946 
* A igualdade de todos perante a lei; 
* A liberdade de manifestação de pensamento, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas; 
* A inviolabilidade do sigilo de correspondência; 
* A liberdade de consciência, de crença e de exercício de cultos religiosos; 
* A liberdade de associação para fins lícitos; 
* A inviolabilidade da casa como asilo do indivíduo; 
* A prisão só em flagrante delito ou por ordem escrita de autoridade competente e a garantia ampla de defesa do acusado; 
* Extinção da pena de morte; 
* Separação dos três poderes. 
Constituição de 1967
* Concentra no Poder Executivo a maior parte do poder de decisão; 
* Confere somente ao Executivo o poder de legislar em matéria de segurança e orçamento; 
* Estabelece eleições indiretas para presidente, com mandato de cinco anos; 
* Militariza a Presidência da República, dando às Forças Armadas uma força gigantesca; 
* Estabelece a pena de morte para crimes de segurança nacional; 
* Restringe ao trabalhador o direito de greve; 
* Ampliação da justiça Militar; 
* Abre espaço para a decretação posterior de leis de censura e banimento. 
15
Emenda Constitucional 1969
A Constituição de 1967 recebeu em 1969 nova redação por uma emenda decretada pelos "Ministros militares no exercício da Presidência da República". É considerada por alguns especialistas, em que pese ser formalmente uma emenda à constituição
de 1967, uma nova Constituição de caráter outorgado.
A Constituição de 1967 foi alterada substancialmente pela Emenda Nº 1, baixada pela Junta Militar que assumiu o governo com a doença de Costa e Silva, em 1969. Esta intensificou a concentração de poder no Executivo dominado pelo Exército e, junto com o AI-12, permitiu a substituição do presidente por uma Junta Militar, apesar de existir o vice-presidente (na época, Pedro Aleixo).
Além dessas modificações, o governo também decretou uma Lei de Segurança Nacional, que restringia severamente as liberdades civis (como parte do combate à subversão) e uma Lei de Imprensa, que estabeleceu a Censura Federal que durou até o governo José Sarney.
Ato Institucional Número Cinco – Fechou o Congresso, suspende garantias constitucionais e deu poder ao executivo para legislar sobre todos os assuntos; 
16
Constituição de 1988
Título I - Princípios Fundamentais
Título II - Direitos e Garantias Fundamentais
Título III - Organização do Estado
Título IV - Organização dos Poderes
Título V - Defesa do Estado e das Instituições
Título VI - Tributação e Orçamento
Título VIII - Ordem Social
Título IX - Disposições Gerais
August 31, 2012
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais