A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL PEDAGOGIA DO CAMPO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Pedagogia do Campo
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alves, Raquel. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. p. 98. P 1-153. PIRACICABA, SP. 2011. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o mundo cultural é definido como:
Nota: 20.0
	
	A
	Um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança 
encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa, aprende a língua, a forma de usar o 
corpo e os sentimentos.
Você acertou!
“O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa, aprende a língua, a forma de usar o corpo e os sentimentos” (livro-base Pedagogia social, p. 16).
	
	B
	Um conjunto de ideias desenvolvidas pelo homem para explicar a falta de conhecimento 
e crença humana.
	
	C
	Elementos constituídos através do excesso de conhecimento erudita e a falta de disseminação
 das ideias populares.
	
	D
	A necessidade de expandir mundialmente os valores educacionais voltados para a educação
 social.
	
	E
	Um conjunto de práticas presentes na educação global, principalmente na educação do campo.
Questão 2/5 - Pedagogia do Campo
Leia a seguinte citação de texto: 
“Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Portal Info. Gravidez na adolescência. Disponível em: <http://gravidez-na-adolescencia.info/>. Acesso em: 11 fev. 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, no Brasil, as ideias e as expectativas dominantes acerca da sexualidade de pessoas jovens dizem respeito:
Nota: 20.0
	
	A
	a uma ideia inserida na sociedade, trazendo elementos que não condizem com o ciclo natural 
dos seres humanos.
 
	
	B
	a aspectos que devem ser retirados da pauta nas escolas, pois incentiva o sexo precoce.
	
	C
	à ideologia de gênero, distanciando garotas e garotos.
	
	D
	a teorias não críticas, evidenciando as questões arcaicas na sociedade.
	
	E
	a uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens, o que possivelmente se refere 
às concepções biológicas da sexualidade que enfatizam o sexo como um instinto natural.
 
Você acertou!
“Paiva (1994), concebe a sexualidade adolescente como natural e a-histórica, definida a partir de conceitos que ressaltam o poder dos hormônios, da impulsividade sexual etc. No Brasil, afirma a autora, as ideias e as expectativas dominantes (institucionalizadas) acerca da sexualidade de pessoas jovens dizem respeito a uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens, o que possivelmente se refere às concepções biológicas da sexualidade que enfatizam o sexo como um instinto natural, intrínseco e que se manifesta, indistintamente, em todos os seres humanos. “(livro-base Pedagogia social, p. 172).
Questão 3/5 - Pedagogia do Campo
Considere a seguinte afirmação: 
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.[...]O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Jussara. PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/pcnparametros-curriculares-nacionais.htm>. Acesso em: 09 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a opinião geral entre os educadores acerca do uso de dispositivos pedagógicos, seria que:
Nota: 20.0
	
	A
	Os planos e as metas de ensino estão distantes da realidade e das experiências vividas pelos 
profissionais.
Você acertou!
“É de opinião geral entre os educadores que o uso de dispositivos pedagógicos, como os conteúdos disciplinares, os currículos, os planos e as metas de ensino distantes da realidade e das experiências vividas dos profissionais e, especialmente, dos alunos, têm-se revelado infrutíferos.” (livro-base Pedagogia social, p. 64).
	
	B
	O uso está em consonância com a educação global, com amplo acesso aos recursos necessários.
	
	C
	Existe um excesso de dispositivos disponíveis nas escolas brasileiras, dificultando o seu uso.
	
	D
	Os planos e recursos estão de acordo com a realidade social, sendo que adaptações sana as 
desigualdades.
	
	E
	Os dispositivos estão em acordo com a média da educação mundial.
Questão 4/5 - Pedagogia do Campo
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “Desde que surgiu nas discussões acadêmicas dos Estudos Culturais em Educação, o conceito de pedagogias culturais tem se mostrado uma produtiva ferramenta teórica que vem possibilitando a articulação de várias áreas com o campo da Educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Portal educação. ANDRADE, Paula. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Disponível em:  <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/1501/1140>. Acesso em: 08 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, referente às pedagogias culturais, os professores apresentam uma postura:
Nota: 20.0
	
	A
	Ambígua, uma vez que elas podem estar substituindo a instituição escolar tradicional na missão de ensinar.
Você acertou!
“Os professores apresentam uma postura ambígua em relação às novas pedagogias culturais, uma vez que elas podem estar substituindo a instituição escolar tradicional na missão de ensinar” (livro-base Pedagogia social, p. 30).
	
	B
	Condizente com a realidade educacional.
	
	C
	Adaptativa às características sociais brasileiras.
	
	D
	Voltada para a educação tecnológica.
	
	E
	Reflexiva, voltada para a análise das questões culturais.
Questão 5/5 - Pedagogia do Campo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como “a década perdida”, no âmbito da economia. Das taxas de crescimento do PIB à aceleração da inflação, passando pela produção industrial, poder de compra dos salários, nível de emprego, balanço de pagamentos e inúmeros outros indicadores, o resultado do período é medíocre.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IPEA. Anos 1980, década perdida ou ganha?. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28&Itemid=23>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo:
Nota: 20.0
	
	A
	Do surgimento das universidades brasileiras.
	
	B
	De redemocratização nacional.
Você acertou!
“O final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo de redemocratização nacional.” (livro-base Pedagogia social, p. 139).
	
	C
	Da ampliação dos cursos de licenciaturas.
	
	D
	Do reordenamento