Buscar

Avaliação final (discursiva) - Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O planejamento organizacional corresponde à definição de metas e objetivos, a elaboração de uma estratégia que permita alcançar tais metas e objetivos e o estabelecimento de uma hierarquia abrangente de planos para organizar, integrar e coordenar as atividades. Dessa forma, os gestores classificam seus planejamentos conforme sua amplitude (estratégico, tático e operacional) e seu prazo de execução (curto, médio ou longo prazo). Destaca-se, no entanto, que essas classificações não são mutuamente excludentes. Disserte sobre os planejamentos estratégico, tático e operacional, atentando para as suas características.
	Resposta Esperada:
O planejamento estratégico tem como finalidade o estabelecimento dos objetivos organizacionais, bem como a definição de uma estratégia que permita que a organização alcance estes objetivos. É elaborado pelos níveis hierárquicos estratégicos, como presidentes, vice-presidentes e diretoria, caracterizando-se como um plano de longo prazo. O planejamento tático tem como finalidade a definição dos objetivos funcionais da empresa, isto é, como cada departamento gerenciará seus recursos e atividades, visando ao alcance dos objetivos globais da organização. É elaborado pelos níveis hierárquicos táticos, como gestores e coordenadores, caracterizando-se como um plano de médio prazo. O planejamento operacional tem como finalidade a definição dos objetivos específicos ou operacionais da empresa, que envolvem as atividades desempenhadas diariamente pela empresa e seus colaboradores. É elaborado pelos níveis hierárquicos operacionais, como líderes e supervisores, caracterizando-se como um plano de curto prazo.
	2.
	Após o planejamento estratégico formulado e devidamente aplicado, os gestores precisam desenvolver mecanismos de controle. Esses mecanismos auxiliarão os gestores na avaliação e acompanhamento do planejamento colocado em prática. A realização do controle do planejamento estratégico em execução pelos gestores trará segurança quanto ao que está sendo executado. Com relação à importância do controle no planejamento estratégico, disserte sobre como funciona o controle do planejamento estratégico e as principais ações realizadas por esse mecanismo.
	Resposta Esperada:
O controle do planejamento estratégico acontece após sua execução, e é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Durante o controle serão comparados o planejamento estratégico desenvolvido com o que está sendo realizado, medindo e avaliando o desempenho do que foi colocado em prática, para que seja possível assegurar o resultado da implantação. As ações necessárias para a realização do controle podem ser:
-Controlar todas as informações dentro e fora da organização.
-Realização de avaliação.
-Realização de diferentes graus de avaliação.
-Analisar a coerência dos processos planejado e aplicados.
-Revisão do planejamento.
-Analisar partes do planejamento que apresentaram alguma resistência.

Outros materiais

Outros materiais