Buscar

av 52

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Não há uma regra ou receita pronta para a construção de um instrumento de coleta de dados. O profissional de pesquisa tem à sua disposição uma série de modelos daquilo que chamamos de blocos de questionário que são as partes comuns a todos os questionários e podem ser usados universalmente. Ao elaborar o questionário, o pesquisador escolherá os tipos de perguntas ou escalas de acordo com o objetivo da pesquisa. As diferentes escalas possuem objetivos específicos.
Assim sendo, podemos afirmar que a escala  que objetiva  apenas nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a:
		
	
	Escala de avaliação itemizada.
	
	Escala ordinal de ranking.
	 
	Escala nominal.
	
	Escalas intervalares.
	
	Escala ordinal de preferência.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na elaboração de um instrumento de coleta de dados, o pesquisador poderá usar diferentes tipos de escalas em função do objetivo que deseja alcançar.
Abaixo são apresentados alguns tipos de escalas, aos quais se pede associar as respectivas características, marcando a opção de resposta que representa corretamente a sequência dos itens:
Tipos de escalas:
(1) Escala nominal
(2) Escala ordinal
(3) Escala intervalar
(4) Escala de avaliação itemizada
(5) Escala de diferencial semântico (Osgood)
(6) Escala de Likert
Características:
(   ) Além de nomear, identificar e/ou categorizar, os números servem para ordenar, segundo um processo de comparação, as pessoas, objetos ou fatos.
(   ) O respondente avalia determinado objeto num conjunto de escalas bipolares de 7 pontos.
(   ) Os intervalos numéricos nos dizem a posição e quanto as pessoas, objetos ou fatos estão distantes entre si em relação a uma determinada característica.
(   ) Objetiva apenas nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos.
( ) Os respondentes são solicitados não só a concordar ou discordar das afirmações, mas também a informar seu grau de concordância/discordância.
(   ) O respondente é solicitado a escolher uma entre várias alternativas de opinião sobre determinado tema que forma uma escala desde uma opinião mais favorável até a mais desfavorável.
 
		
	
	6 - 4 - 1 - 3 - 5 - 2
	
	1 - 4 - 6 - 2 - 5 - 3
	 
	6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1
	
	1 - 3 - 5 - 2 - 4 - 6
	 
	2 - 5 - 3 - 1 - 6 - 4
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os pontos extremos de uma escala de Likert são em geral:
		
	 
	concordo totalmente e discordo totalmente
	 
	nem concordo nem discordo
	
	excelente e péssimo
	
	discordo e concordo
	
	muito bom e muito ruim
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em geral, um questionário ou formulário é constituído de cinco partes e são alocados numa determinada sequência no instrumento de coleta de dados.
Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta a correta sequência das partes que compõem um questionário ou um formulário.
		
	
	(1) Dados de identificação, (2) perguntas, questões e formas de registrar as respostas, (3) solicitação para cooperação, (4) instruções de preenchimento e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes.
	 
	(1) Dados de identificação, (2) solicitação para cooperação, (3) instruções de preenchimento, (4)perguntas, questões e formas de registrar as respostas e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes. 
	 
	(1) Dados de identificação, (2) instruções de preenchimento, (3) solicitação para cooperação, (4) perguntas, questões e formas de registrar as respostas e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes.
	
	(1) Instruções de preenchimento, (2) dados de identificação. (3) solicitação para cooperação, (4) perguntas, questões e formas de registrar as respostas e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes. 
	
	(1) Instruções de preenchimento. (2) solicitação para cooperação, (3) dados de identificação, (4) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes e (5) perguntas, questões e formas de registrar as respostas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No tratamento de dados de uma pesquisa quantitativa, utilizou-se o método de tabulação ponderada para as perguntas com Escala Itemizada, variando de muito bom, grau 5 a muito deficiente, grau 1. A utilização desta metodologia significa:
		
	
	Excluir a(s) alternativa(s) da moda.
	
	Ponderar sobre a validade ou não da resposta.
	 
	Atribuir pesos às alternativas de respostas.
	
	Eliminar respostas repetidas.
	
	Abandonar valores acima da média.
	
Explicação:
Amplamente utilizadas em pesquisas de marketing (pesquisa de mercado), apresentam números e/ou breve descrições associadas a cada categoria, em uma determinada escala, numa ordem lógica.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quanto aos tipos de escala comumente utilizadas na elaboração de questionários para estudos do tipo survey (levantamento em campo), é correto afirmar que uma questão
		
	
	que oferece ao respondente uma escala de classificação, na qual os pontos extremos são adjetivos que representam opostos (como "desagradável" e "agradável", por exemplo) se vale da escala de Likert.
	
	que pede ao entrevistado para organizar marcas de produtos pela ordem de preferência se vale da escala por intervalo.
	 
	que solicita aos respondentes expressarem seu grau de concordância ou discordância com frases ou afirmações, em respostas que vão de "Discordo Totalmente" a "Concordo Totalmente", se vale da escala de Diferencial Semântico.
	
	sobre determinado aspecto que envolva um ponto de zero absoluto (idade, por exemplo) se vale de uma escala de proporção.
	 
	envolvendo uma escala nominal é aquela na qual são atribuídos números a respostas não numéricas. A análise das respostas será realizada pela distribuição da frequência (porcentagens), médias e desvio padrão.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No processo de elaboração de um instrumento de coleta de dados, o pesquisador poderá utilizar diferentes tipos de perguntas de acordo com o objetivo que pretende alcançar.
Associe os diferentes tipos de perguntas aos seus respectivos objetivos e marque a opção de resposta que apresenta a sequência correta dos itens:
Tipos de perguntas:
(1) Perguntas filtro
(2) Perguntas de caracterização
(3) Perguntas com escala de avaliação
 
Objetivos:
(   ) São usadas para identificar características do entrevistado (sexo, idade, faixa de renda, escolaridade, ocupação etc.).
(   ) São usadas para que o entrevistado dê uma nota, dentro de uma escala predefinida. Em muitos casos são associadas a uma característica de atributo.
(   ) Servem para verificar se a pessoa que será entrevistada atende os objetivos da pesquisa, ou se a pergunta seguinte deve ou não ser aplicada.
		
	 
	2 - 3 - 1
	
	3 - 1 - 2
	 
	3 - 2 - 1
	
	2 - 1 - 3
	
	1 - 2 - 3
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao elaborar um instrumento de coleta de dados, o pesquisador, de acordo com os objetivos da pesquisa, deverá saber o grau de liberdade que será dado ao respondente, isto implica na escolha dos tipos de perguntas que serão utilizadas no formulário ou questionários. Nesse sentido, o pesquisador deverá optar pelo uso de perguntas abertas ou perguntas fechadas.
Analise as afirmativas abaixo acerca das caraterísticas das perguntas abertas e perguntas fechadas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, marcando em seguida a opção de resposta que representa a correta sequência dos itens.
(   ) Nas perguntas abertas é mais difícil captar o que se deseja saber.
(   ) As perguntas abertas são mais fáceis de tabular, agrupar,processar, geram menos erros.
(   ) A pergunta aberta permite obter maior variedade de respostas.
(   ) A pergunta fechada é difícil de tabular, agrupar, processar geram mais erros.
(   ) As perguntas abertas consomem menos tempo do respondente e do entrevistador.
		
	
	F - F - V - V - F
	 
	V - V - F - V - F
	
	F - V - V - F - V
	
	V - F - V - F - V
	 
	F - F - V - F - F

Outros materiais