Buscar

av 31

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Um fabricante de comidas congeladas objetiva medir o nível de satisfação de seus clientes com a qualidade dos pratos ofertados. Diante do objetivo do fabricante, a abordegem amostral mais adequada é:
		
	 
	Quantitativo.
	
	Qualitativo.
	 
	Exploratório.
	
	Grupo focal.
	
	Causal.
	
Explicação:
O método quantitativo é conclusivo, seu objetivo é quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor, por exemplo.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual é o tipo de pesquisa do caso descrito abaixo? O cliente oculto é uma espécie de crítico à paisana, contratado para responder a questões predefinidas pelo dono do estabelecimento que deseja ser avaliado. Essa categoria de pesquisa faz sentido principalmente para empresas do setor de serviços, cuja avaliação tem alto grau de subjetividade. O engenheiro de produção Victor Fernandes, de 27 anos, de São Paulo, fez mais de 160 missões pelo Pinion, aplicativo para smartphones por meio do qual o usuário recebe os detalhes da missão e responde com fotos e as informações pedidas. Em menos de um ano, Victor recebeu 2.278 reais pelos serviços como cliente oculto. (http://exame.abril.com.br/carreira/contratam-se-clientes)
		
	
	Grupo focal ou Focus group
	 
	Observação Participante
	 
	Entrevista em Profundidade
	
	Observação Não participante
	
	Pesquisa Quantitativa
	
Explicação:
Pergpunta e resposta corretas e adequadas ao tema
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	José é um pequeno empreendedor no segmento de entregas em domicílio. Ao assistir a uma palestra sobre marketing, percebeu que precisava realizar uma pesquisa de mercado para identificar até que ponto seus serviços agradavam aos clientes. Na palestra, ele entendeu que precisava aplicar uma pesquisa que estimulasse os entrevistados a pensarem e falarem livremente sobre os atributos de seus serviços, pois deseja que os clientes apresentem opiniões de forma esponânea.
Na situação descrita, com base na principal vantagem de cada metodologia de pesquisa, José deve realizar uma pesquisa do tipo
		
	
	qualitativa, que possibilitará entrevistar um número maior de clientes, garantindo precisão dos resultados, e permitirá construir gráficos para a amostra pesquisada, com números confiáveis.
	 
	qualitativa, que analisará as opiniões colhidas junto aos clientes, de acordo com o roteiro aplicado, e que extrairá comentários, opiniões e frases mais relevantes.
	 
	quantitativa, que colherá as informações dos clientes por meio de questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, que garantirá a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
	
	quantitativa, que propiciará um correto dimensionamento estatístico das respostas dos clientes em relação ao tamanho do universo a ser explorado.
	
	qualitativa, que identificará os clientes a serem entrevistados por meio de critérios que sigam as regras de seleção da amostra a ser calculada.
	
Explicação:
O objetivo da pesquisa qualitativa é descobrir o que o consumidor tem em mente. Não existe maneira melhor do que a pesquisa qualitativa para compreender a fundo as motivações e os sentimentos dos consumidores. A pesquisa qualitativa tem alcance suficiente para descobrir a percepção, opinião, decisão e preferência de consumo, decisões de escolha de marcas e mudanças de comportamento.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A pesquisa utiliza de diversas formas de abordagem ao entrevistado, ou seja, a forma como vamos falar com o público-alvo. A forma de abordagem que propicia uma maior interação entre entrevistado e entrevistador e´:
		
	
	Entrevista por telefone
	
	Entrevista por carta
	 
	Entrevista em profundidade.
	
	Observação 
	
	Entrevista pela internet
	
Explicação:
Entrevistas em profundidade: em situações nas quais o focus group não pode ser aplicado, a entrevista pessoal é uma das alternativas mais usadas para a pesquisa qualitativa. Perde-se o efeito da interação do grupo, porém é possível identificar detalhes que não aparecem nas discussões grupais. O entrevistador deve ser altamente qualificado, pois além de conduzir a entrevista ele irá avaliar os resultados. Espera-se que sejam obtidas informações sobre expectativas, angústias, incertezas e preocupações sobre o produto ou assunto em questão.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os métodos de levantamento de campo na pesquisa quantitativa, quando comparados entre si, apresentam vantagens e desvantagens, que são determinantes na escolha de cada um deles para a realização de um projeto de pesquisa. Comparando todos os métodos, qual deles se apresenta um custo mais elevado.
		
	
	Entrevista por telefone assistida por computador.
	 
	Entrevista via correios.
	
	Entrevista por telefone (tradicional).
	 
	Entrevista pessoal.
	
	Entrevista em profundidade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As entrevistas em profundidade são conversas com indivíduos escolhidos do público-alvo. Assim como as discussões em grupo, as entrevistas em profundidade não são um meio estruturado e direto de obter informações. (Fonte: Malhotra, 2005). Das opções abaixo, qual é a única que se relaciona com a entrevista em profundidade:
		
	
	Os comentários de uma pessoa podem levar a reações inesperadas das outras, como em um efeito bola-de-neve, com os participantes respondendo aos comentários dos outros.
	
	O moderador tem função importante e deve ser bem treinado. Na maioria das discussões, as habilidades administrativas sobre grupos em geral, assim como experiência em psicologia e marketing, geralmente são suficientes.
	 
	Durante a entrevista, o moderador deve estabelecer harmonia com os participantes, declarar as regras de interação do grupo, estabelecer objetivos e instigar os entrevistados.
	
	Na maioria das vezes, os contratantes da pesquisa observam as sessões de uma sala ao lado, cuja estrutura permite a visualização da discussão.
	 
	As entrevistas duram normalmente de 30 minutos a mais de uma hora e tentam descobrir os motivos básicos, os preconceitos e as atitudes em relação a questões delicadas.
	
Explicação:
Entrevistas em Profundidade: esta metodologia é realizada individualmente. As entrevistas em profundidade são realizadas com diversas pessoas, mas em momentos diferentes. Normalmente não há um roteiro para ser seguido nestes tipos de entrevista. Apenas há um tema principal e a ¿conversa¿ vai fluindo de acordo com as respostas do pesquisado. Em alguns casos, há um pequeno roteiro de cerca de cinco perguntas, para assegurarem de que todo o escopo do projeto será abordado e cumprido.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No método de pesquisa qualitativa, o correto recrutamento dos participantes de uma discussão em grupo é fundamental para o sucesso do processo. Os moderadores de grupos, responsáveis pela condução de uma Discussão em Grupo, evitam os participantes assíduos ou profissionais, tendo preferência pelos participantes chamados de novatos para composição dos grupos. Quais os motivos que levam os moderadores a optar pelo recrutamento de participantes novatos?
 
		
	
	Porque os participantes novatos estudam sobre produtos e serviços e podem ajudar no processo de pesquisa qualitativa.
	 
	Porque os participantes novos podem indicar mais pessoas para participarem da pesquisa reduzindo o custo de recrutamento.
	 
	Porque os participantes assíduos ou profissionais se tornam familiarizados com o processo, apresentado respostas tendenciosa em função do conhecimento adquirido pela técnica.
	
	Porque os participantes assíduosnão têm mais interesse em colaborar com a pesquisa.
	
	Porque recrutar um participante antigo pode tornar os custos do processo mais elevado.
	
Explicação:
Focus Group (Grupo focal) ou Discussão em grupo é uma técnica em que um grupo de pessoas é reunida em um ambiente e questionados sobre suas percepções em relação à produto e/ou serviço, conceitos, ideia etc.
Sua técnica:  os clientes (responsáveis pela dinâmica) podem observar a discussão por detrás de uma janela espelhada de um lado. Os participantes não podem observar para fora mas os clientes podem ver a discussão. Trequantemente uma câmarav fotográfica e de vídeo é usada para gravar a discussão para ser vista por outros que não puderam estar presentes no momento. Os pesquisadores examinam mais do que apenas as palavras. Eles estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e dinâmica de grupo. Por vezes são criadas transcrições da gravação, nos pontos mais importantes.
Daí a importãncia da seleção de pessoas que não conheçam estes procedimentos, caso contrário, ampliaria a margem de perdas.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(ENADE 2012) José é um pequeno empreendedor no segmento de entregas em domicílio. Ao assistir a uma palestra sobre marketing, percebeu que precisava realizar uma pesquisa de mercado para identificar até que ponto seus serviços agradavam aos clientes. Na palestra, ele entendeu que precisava aplicar uma pesquisa que estimulasse os entrevistados a pensarem e falarem livremente sobre os atributos de seus serviços, pois deseja que os clientes apresentem opiniões de forma espontânea.
Na situação descrita, com base na principal vantagem de cada metodologia de pesquisa, qual o método de pesquisa que José deve utilizar?
		
	
	Quantitativa, que propiciará um correto dimensionamento estatístico das respostas dos clientes em relação ao tamanho do universo a ser explorado.
	 
	Qualitativa, que identificará os clientes a serem entrevistados por meio de critérios que sigam as regras de seleção da amostra a ser calculada.
	
	Quantitativa, que colherá as informações dos clientes por meio de questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, que garantirá a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
	 
	Qualitativa, que analisará as opiniões colhidas junto aos clientes, de acordo com o roteiro aplicado, e que extrairá comentários, opiniões e frases mais relevantes.
	
	Qualitativa, que possibilitará entrevistar um número maior de clientes, garantindo precisão nos resultados, e permitirá construir gráficos para a amostra pesquisada, com números confiáveis.
	
Explicação:
As entrevistas em profundidade são aquelas que apresentam uma maior flexibilidade, permitindo ao entrevistado construir suas respostas sem ficar preso a um nível mais rigoroso de diretividade e mediação por parte do entrevistador, como acontece no caso do uso de questionário ou de uma entrevista estruturada.

Outros materiais