Buscar

Emergência em Diabetes Mellitus

Prévia do material em texto

AULA 5 
S.O.S E URG. EM AT. FIS.
EMERGÊNCIAS EM DIABETES MELLITUS
Emergência em Diabetes Mellitus
Nesta aula, você aprenderá o que é a doença diabetes mellitus, sua sintomatologia, suas causas, seus tipos e como realizar o atendimento de emergência em tal situação.
Por ser uma emergência clínica comum, faz necessário o conhecimento por parte de todos nós, professores de Educação Física e profissionais de saúde em geral. Não somente para evitarmos a omissão de socorro, como para termos a pró-atividade ao nosso favor.
O que é Diabetes Mellitus ?
É um tipo de enfermidade metabólica e hormonal, na qual o indivíduo não consegue absorver de forma adequada o açúcar na circulação sanguínea. Isto porque ele não produz insulina(hormônio produzido pelo pancres, necessário para facilitar a absorção da glicose pela célula), ou a produz de forma insuficiente, ocasionando em um aumento anormal do açúcar no organismo.
O paciente diabético pode possuir diversas complicações como problemas circulatórios, neurológicos, cardiológicos, dentre outros.
Sintomatologia da Diabetes Mellitus: 
Cansaço fácil
Mutia sede
Emagrecimento
Aumento de apetite
Urina aumentada
O paciente diabético (hiperglicêmico) costuma relatar diversos sinais e sintomas, a saber:
Euforia, agitação psicomotora, confusão mental, fala distorcida (arrastada), dores de cabeça, fome, irritação, agressividade, cansaço, tonturas, desmaio, vertigens, tremores corporais, fadiga, sede, náuseas, falta de ar (dispneia), pele pálida, fria e pegajosa, salivação intensa, hálito com odor de acetona, pele seca e quente, taquicardia (frequência cardíaca acelerada), visão turva, lábios arroxeados, dentre outros.
Diabetes Mellitus insulino-dependente ou tipio 1
Este tipo de diabetes aparece mais frequentemente em crianças ou adolescentes. Um adulto jovem também pode vir a sofrer desta enfermidade após a puberdade ou devido a algum tipo de lesão traumática ocorrido no pâncreas.
Pelo fato de o seu pâncreas produzir nenhuma ou muito pouca insulina, o indivíduo precisa usar este hormônio diariamente, de forma sintética.
Diabetes Mellitus não insulino-dependente ou tipio 2
De início súbito, normalmente este tipo de diabetes aparece em indivíduos adultos. Seu organismo produz insulina, mas não consegue utilizá-la adequadamente. A prática de atividades físicas, a dieta e a utilização de medicamentos geralmente controlam a doença.
O emprego de uma equipe multidisciplinar é importante para o sucesso do indivíduo diabético. É imprescindível ter um médico, um professor de Educação Física e um nutricionista para a intervenção de forma global e completa para o tratamento deste indivíduo.
O diabético não insulino-dependente, como o próprio nome já diz, não depende do uso da insulina sintética, porém é fundamental o controle por parte do médico para um melhor diagnóstico e avaliação.
Diabetes gestacional
É o diabetes que se desenvolve durante a gestação e cessa quando nasce o bebê.
Os fatores para o aparecimento do diabetes gestacional podem ser: falta de atividade física, alimentação desequilibrada (tanto demasiada quanto insuficiente), estresse, dentre outros.
Hiperglicemia e Hipoglicemia
São duas emergências clínicas graves em que o indivíduo encontra-se descompensado em seu nível de açúcar no sangue.
Hiperglicemia - Na hiperglicemia, os níveis de açúcar no sangue estão acima dos padrões de normalidade. Se for administrada insulina sintética, rapidamente o estado hiperglicêmico diminuirá. 
Esta situação é comum em todo indivíduo diabético e também nas pessoas normais que acabaram de ingerir qualquer alimento.
Hipoglicemia - Na hipoglicemia, os níveis de açúcar no sangue encontram-se abaixo dos padrões de normalidade.
Ambas as emergências são preocupantes, porém um indivíduo em estado hipoglicêmico pode vir a óbito rapidamente por falta de energia em seu organismo, já que o cérebro, por exemplo, é um órgão nobre e dependente de glicose.
Atendimento de emergência
Em qualquer dessas emergências clínicas (hiperglicemia ou hipoglicemia), a primeira tarefa a se fazer é ativar o serviço de resgate. 
Depois aborde a vítima e monitore seus sinais vitais (respiração, batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura). 
Verifique o grau de consciência da vítima. Se ela estiver consciente, porém com tontura, dê algo doce, de preferência para beber, pois os alimentos líquidos são mais fáceis de ser absorvidos. 
Se ela estiver no chão e se encontrar desacordada, evite dar-lhe algo para beber. Neste caso, a vítima poderá broncoaspirar o líquido, então o conteúdo irá para o sistema respiratório, ocasionando um edema agudo de pulmão, situação esta mais grave de ser tratada. 
Em vez disso, friccione açúcar de mesa  ou mel nas gengivas da vítima, em pequenas quantidades, para aumentar o seu nível de glicemia. Tome cuidado para não friccionar o açúcar com muita força, fazendo assim um trauma gengival na vítima.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes