Buscar

atividade_estruturada (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE ESTRUTURADA AASE.doc
�
ATIVIDADES ESTRUTURADAS 
		NOME DA DISCIPLINA:
		ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		CÓDIGO: 
		 CEL0466
		TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
		  
 “ENTRANDO NO CLIMA”, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE 
 A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.
		OBJETIVOS:
		Demonstrar como a utilização de novos paradigmas em educação, com o auxílio da abordagem sociológica pode restabelecer relações adequadas e de equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente.
Refletir sobre as relações estreitas existentes entre as sociedades humanas e o seu entorno físico, já abordadas por autores discutidos no curso como Max Weber e Karl Marx.
 
Demonstrar que a cultura ocidental construiu, ao longo do século XX, uma falsa e imensa distância entre a sociedade humana e o meio ambiente.
Compreender o conceito de que o crescimento econômico, sem sustentabilidade ambiental e distribuição de renda é algo que pode receber qualquer nome, menos desenvolvimento.
 
		
		
		
		
		COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
		Aplicação de paradigmas das Ciências Sociais para a construção de práticas de educação, que tornem mais equilibradas as relações entre a sociedade e o meio ambiente. 
Habilidade para observar e interpretar as diferentes interações estabelecidas pelas comunidades com os recursos naturais do seu entorno.
Capacidade de elaborar uma análise critica das relações entre a sociedade e seus recursos naturais, em diversas regiões da sociedade brasileira.
Desenvolvimento da capacidade de aplicar na prática conceitos da Sociologia e da Antropologia relacionados às práticas de educação e desenvolvidos ao nível da disciplina Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação. 
		
		
		DESENVOLVIMENTO:
		
A atividade estruturada da disciplina ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO será desenvolvida em 4 (quatro) etapas, conforme especificação apresentada a seguir:
1ª ETAPA: ELABORAÇÃO TEÓRICA (5 créditos) 
Assistir aos vídeos e fazer a leitura dos artigos, todos com os links disponibilizados, com o objetivo de construir a base teórica necessária, para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa.
Vídeos:
A história das coisas
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
O Vale 
(de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles)
https://www.youtube.com/watch?v=g5m7F-kwR9g
Lixo Extraordinário Documentário / Filme Completo
https://www.youtube.com/watch?v=61eudaWpWb8
Artigos:
Caminhos para a inserção da dimensão socioambiental na formação inicial de educadores. 
Autora: Edileuza Dias de Queiroz
(Trabalho apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPED em outubro de 2012)
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-1397_int.pdf
O dualismo homem natureza e suas implicações à educação ambiental.
Autora: Ana Tereza Reis da Silva 
(Trabalho apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPED em outubro de 2012)
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-2024_int.pdf 
2ª ETAPA: DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA (5 créditos).
Identificar na prática como se dá a relação ambiente e sociedade na sua vida e na vida da sua comunidade. Para isto devem ser utilizadas as ferramentas teóricas apresentadas nos vídeos e artigos, que devem servir como “lupas”, ou lentes que irão mostrar a realidade de um modo diferente, permitindo a elaboração de “diagnósticos”, sobre os problemas socioambientais, bem como a apresentação de soluções. Cabe ressaltar que este não é o espaço para apresentação de soluções técnicas, geralmente relacionadas a outras áreas do conhecimento. A meta é construir uma maior sensibilidade sobre a existência de problemas, que muitas vezes passam despercebidos pela grande maioria da população, a partir de uma perspectiva sociológica. Este é o caso, por exemplo, dos moradores da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, que convivem com praias extremamente poluídas na baía de Guanabara e ficam surpresos em ouvir relatos de seus avós sobre agradáveis experiências de banho de mar naquelas mesmas praias. Outro exemplo é a presença de um centro gastronômico na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, que fica bem próximo ao rio Maracanã, que se transformou num valão a céu aberto. A presença do esgoto e do mau cheiro parecem não incomodar os frequentadores dos bares e restaurantes do local. Seria como se a cultura desta sociedade, neste caso tivesse assimilado a situação de degradação dos seus recursos naturais. Neste sentido o objetivo da pesquisa que será implementada será chamar a atenção para problemas socioambientais relacionados à falta de saneamento, esgotamento de recursos, desmatamento, tráfico de animais, ausência de água encanada e tratada, que muitas vezes fazem parte da vida cotidiana de muitas populações e passam desapercebidos. A pesquisa pode ser feita por meio de entrevistas, relatos, análise de documentos e pela própria web.
3ª etapa: (10 créditos) Participar do FÓRUM C para compartilhar ideias ou esclarecer dúvidas sobre o delineamento de seu projeto de pesquisa, de acordo com a proposta apresentada, para ser analisado pelo professor Mauro Leão. 
4ª etapa: (24 créditos) Revisar o material teórico, ou acrescentar outros retirados somente de sites confiáveis como o SCIELO e o site da ANPED, para elaborar o seu projeto de pesquisa, com o devido delineamento do objeto a ser pesquisado. Para isso tenha em mãos o roteiro do trabalho, disponibilizado no final desta apresentação. 
 ATENÇÃO! Observe que a proposta de delineamento do projeto requer apenas que você escreva, resumidamente, o que pretende ou poderá realizar. 
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		PRODUTO/RESULTADO:
		
1ª etapa – Assistir os vídeos e ler os artigos sobre o tema.
2ª etapa - Desenvolver a prática da pesquisa. 
3ª etapa – Acompanhar e compartilhar dúvidas e/ou contribuições no FÓRUM C.
4ª etapa - Redigir o delineamento do projeto de pesquisa, completando o ROTEIRO ( anexo) e fazendo a postagem do mesmo na ferramenta própria disponível na webaula.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
ROTEIRO PARA REDIGIR O DELINEAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA 
Apresentação de um projeto de pesquisa para o trabalho de Atividade Estruturada:
TÍTULO
O título definitivo da dissertação deve ser escolhido mais tarde. Neste momento ele deve assumir um caráter provisório, funcionando como uma espécie de “super-resumo” do tema a ser desenvolvido.
DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
Em um ou dois parágrafos, ou uma página no máximo, procure descrever com precisão o que pretende estudar, o seu objeto de pesquisa. Estabeleça aqui o núcleo da dissertação, a idéia central demarcando também o espaço e o tempo do objeto da pesquisa, se houver necessidade.
JUSTIFICATIVA
Este é o momento em que você afirma a importância do tema escolhido, tornando necessário explicitar o critério utilizado para indicar a relevância do mesmo. É um tema nunca estudado antes? Os estudos existentes são insuficientes? As fontes foram mal exploradas? Descobriu novas fontes?
METODOLOGIA
Aqui você define o seu roteiro de trabalho, ou seja, o que deverá ser feito para se chegar ao objetivo esperado. Que fontes de pesquisa serão utilizadas? Como pretende verificar se as hipóteses formuladas são verdadeiras?
OBJETIVOS
Neste campo
deve ser apresentado grosso modo o que você pretende obter com o trabalho a ser realizado. Os verbos devem ser escritos no infinitivo. Ex. Demonstrar que terceirização não tem apresentado como medida eficaz para melhoria dos serviços da empresas estatais...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Relacione a sua bibliografia em ordem alfabética. Faça uma lista em ordem com os títulos mais importantes.
MODELO DE CAPA PARA IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE 
		
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR (A): __________________________ 
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
 
 ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: _____________________ 
 DATA:
Estácio	Relatório de Atividades Estruturadas 	Página 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais