A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ATELIER DE ARTES VISUAIS.DESENHO

Pré-visualização | Página 1 de 2

ATELIER DE ARTES VISUAIS: DESENHO
QUESTÃO 1
Observe a imagem a seguir e leia o fragmento de texto:
“O primeiro fundamento a ser abordado no aprendizado do desenho e a composição,porque, antes de medir as proporções ou verificar as formas de um objeto a ser desenhado, precisamos saber colocar um desenho num espaço ,conhecer as propriedades desse espaço e como o olho reage a ele”.
Segundo o livro-base A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a prática, sobre a composição visual,analise as sentenças a seguir ,assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Assim como na imagem apresentada, a composição tem o objetivo de organizar os elementos visuais no espaço
( ) Como observado nessa natureza morta representada na imagem, a composição pretende transmitir uma determinada mensagem ao observador
( ) segundo Philip Hallawelf, a composição é uma das ultimas etapas de um trabalho visual
( ) Na arte contemporânea, preservamos o uso dos espaços compositivos tradicionais
Agora , marque a alternativa com a sequencia correta:
A( ) V – F – F- V
B( ) F – V – F- V
C(X) V- V- F- F
D( ) V – F- V – F
E( ) F – F- V- V
QUESTÃO 2
Leia o excerto a seguir:
“No que diz respeito ao desenho , o grafite é um dos materiais mais tradicionais e conhecidos para realizar esboços nos trabalhos artísticos ou não artísticos. Uma das maneiras mais usuais para utilizar o grafite é com o “lápis grafite”, uma vez que é com esse instrumento que muitos começam a desenhar [...]O grafite é um tipo muito peculiar de carvão que viabiliza um traço mais preciso e tem um poder de fixação sobre o suporte papel, além de ser um material de fácil manuseio e transporte .Há uma gama imensa de marcas e variações no grau de dureza do grafite”.
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a prática , relacione corretamente os diferentes tipos de lápis grafite com as suas especificidades:
Lápis 6B
Lápis HB
Lápis H
Lápis 9H
( ) Grafite “duro” que pode ser utilizado em desenhos técnicos, desde que não pressionado fortemente sobre o papel.
( ) Grafite considerado “duríssimo”, não é indicado para usar sobre o papel, pois marca sua superfície.
( ) Grafite normalmente utilizado para criar efeito de luz e sombra em desenhos artísticos
( ) Grafite utilizado para a realização de esboços (artísticos ou técnicos),pois proporciona precisão no traço
Agora, marque a sequência correta:
A( ) 2 – 3 – 4- 1
B( ) 1- 4 – 2- 3
C( ) 4- 1 – 3- 2
D(X) 3 – 4 – 1 – 2
E( ) 2 – 4- 3 – 1
QUESTÃO 3
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os papeis são classificados por seu peso, em gramas por metro quadrado, ou em libras, correspondendo ao peso de uma resma de 500 folhas medindo 22x 30 polegadas, e pela maneira em que foram prensados , a fio ou a quente.Papéis de desenho pesam, geralmente ,abaixo de 100g/cm2 , enquanto os bons papeis de aquarela pesam por volta de 300 g/cm2 (140 Ibs) , bastante grossos para resistirem bem e evitarem ondulação”.
A partir dos conteúdos abordados, nas aulas e no livro-base A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a pratica, relacione corretamente a classificação dos papeis artísticos com sua respectiva característica
PH
Gramatura
Formato
Tipos
( ) Papeis comumente comercializados em : A4 , A3, A2, A1.
( ) Papeis com pouca fibra de algodão, como kraft e sulfite
( ) Medida utilizada para verificar o grau de acidez do papel
( ) Denominação utilizada para especificar o peso do papel
Agora marque a sequencia correta:
A( ) 2- 1- 4- 3
B(X) 3- 4- 1- 2
C( ) 1- 4 – 2- 3
D( ) 4 – 2 – 3 – 1
E( ) 3 – 2- 1- 4
QUESTÃO 4
Leia o fragmento de texto:
 
“Os recursos materiais para a concretização das formas sobre o plano são muitos . Em tempos remotos o homem utilizou terra misturada com agua para registar em paredes de pedra cenas de seu cotidiano. Posteriormente dominou as resinas vegetais, obteve corantes de outras fontes de origem animal e mineral, desenvolveu sínteses químicas. Da manufatura ao produto industrializado ao longo dos séculos, o homem elaborou os mais diversos tipos de materiais para o registro de seu pensamento, para deixar sua marca; Hoje, o mercado oferece aos artistas centenas de produtos que lhes permitem os mais diversos tipos de recursos para a realização de desenhos e pinturas. São grafites, pastéis, lápis tintas.” 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a pratica, relacione corretamente os seguintes materiais artísticos com as suas características:
Esfuminho
Limpa tipos
Nanquim
Giz pastel
( ) Existem três versões utilizadas deste material: caneta permanente, caneta descartável e bico de pena
( ) Material encontrado nas versões oleosa e seca, com vasta gama de cores .Pode ser usaso para realizar desenhos sobre papel
( ) O nome deste material tem origem no termo sfumato, já que tem o objetivo de proporcionar o efeito esfumaçado nos desenhos
( ) Tipo de borracha utilizada para tirar o excesso do grafite sobre o papel. Pode ser encontrado nas cores cinza e azul.
( ) Tipo de lápis feito com papel que suaviza algumas linhas de contorno do desenho para dar maior veracidade aos elementos retradados
Agora , marque a sequencia correta;
A (X) 3- 4- 1- 2- 1
B( ) 3- 1- 2- 4- 1
C( ) 4- 3- 1- 1- 2
D( ) 4- 3- 2- 1- 1
E( )3- 4- 1- 2- 2
QUESTÃO 5
Observe a imagem e leia o fragmento de texto:
“A claridade e a obscuridade são tão importantes para a percepção de nosso ambiente que aceitamos uma representação monocromática da realidade nas artes visuais, e o fazemos sem vacilar. Na verdade, os tons variáveis de cinza nas fotografias, no cinema , na televisão , nas águas- fortes, nas gravuras à maneira- negra e nos esboços tonais são substitutos monocromáticos, e representam um mundo que não existe, um mundo visual que so aceitamos devido ao predomínio dos valores tonais em nossas percepções”.
De acordo com o livro-base A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a pratica sobre a luz e a sombra no desenho ,leia as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A claridade e a obscuridade são dois elementos opostos que quando estão juntos se complementam , pois o claro existirá em função do escuro e vice- versa
( ) O uso da luz e sombra no desenho e na pintura objetiva representar o mundo concreto (bidimensional) sobre o suporte (tridimensional) do papel ou da tela
( ) A construção da luz e sombra com tons de cinza no desenho ( exemplo: lápis grafite) é realizada da mesma maneira que o colorido na pintura ( exemplo: tinta à óleo).
( ) Com o uso de luz e sombra no desenho, podemos obter volume nos objetos retratados sobre o papel
Agora, marque a alternativa com a sequencia correta:
A( ) V- V- F- F
B( ) F- F- V- V
C( ) F- V- F- V
D( ) V- F- V- F
E(X) V- F- F- V
QUESTÃO 6
Leia o excerto a seguir:
“O desenho possui uma natureza especifica, particular em sua forma de comunicar uma ideia, uma imagem, um signo, através de determinados suportes : papel, cartolina, lousa , muro, chão, areia, madeira, pano, utilizando determinados instrumentos : lápis, cera, carvão, giz , pincel , pastel, caneta hidrográfica, bico de pena, vareta , pontas de toda a espécie”.
Segundo o livro- base A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e pratica, sobre os materiais para desenho, podemos afirmar que:
A( ) O grafite com grau de dureza maior proporciona tons mais escuros
B( ) O grafite macio é indicado pela letra H, com variações do H até o 9H
C( ) O grafite duro é identificado pela letra B ,com graduações do B até o 6B
D( ) A estaca de grafite duro maciço possibilita a obtenção do esfumado
E(X) O grafite é um tipo especifico de carvão que possibilita um traço preciso e tem grande poder de fixação sobre o papel
QUESTÃO 7
Leia o fragmento de texto:
“Crianças

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.