Buscar

EXERCICIO DE REVISÃO CIENCIA POLITICA - 1 SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 - A OBRA “O PRÍNCIPE” DE MAQUIAVEL (1513) TORNOU-SE UMA OBRA REFERENCIAL PARA A CIÊNCIA POLÍTICA DEVIDO:
Ao rompimento a tudo que significava tradição (teologia, moral, ética);
02 – PODER É A POSSE DOS MEIOS QUE LEVAM À PRODUÇÃO DE EFEITOS DESEJADOS. EXPLIQUE ESSA AFIRMAÇÃO.
Poder vem do latim potere, posse “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente à faculdade, capacidade, recursos para produzir certos efeitos, segundo o filosofo inglês Bertrand Russell poder é a capacidade de fazer com que os demais realizem aquilo que queremos, Assim a frase “poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados”,quer dizer que quem tem poder manda.
 03 – O QUE É PODER?	
Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força.
04 – COMENTE A AFIRMAÇÃO DE NORBERTO BOBBIO DE QUE O PODER POLÍTICO É O PODER SUPREMO EM UMA SOCIEDADE DE DESIGUAIS.
Para Norberto Bobbio, falar em política enquanto prática humana conduz, consequentemente, a se pensar no conceito de poder. O poder estaria ligado à ideia de posse dos meios para se obter vantagem (ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros. 
05- QUAL O CONCEITO DE ESTADO PARA MAX WEBER?
O Estado é "uma relação de homens que dominam seus iguais, mantida pela violência legítima (isto é, considerada legítima)". Assim, na conceituação de Weber, o Estado é um aparato administrativo e político que detém o monopólio da violência legítima dentro de um determinado território, a partir da crença dos indivíduos em sua legitimidade.
06- O QUE SÃO AS TEORIAS CONTRATUALISTAS. E QUAIS SEUS REPRESENTANTES?
O conceito central do contratualismo é a valorização do individuo, pois fundado em uma época minimalista atende a dois principios: a legitimidade da auto-preservação e a ilegalidade do dano arbitrário feito dos outros. Seus representantes são Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau.
07- QUAL O CONCEITO DE POVO?
Povo é o conjunto de habitantes de uma nação, região ou país.
08- QUAL O CONCEITO DE SOBERANO DEFENDIDO POR JEAN BODIN?
A soberania é o elemento mais importante caracterizador do Estado, entendida pelo poder supremo sobre os cidadãos e súditos, sem restrições determinadas pelas leis. Segundo ele, a autoridade do rei era concedida por Deus, cabendo aos súditos tão somente a obediência passiva. O direito a soberania é inalienável, pertencente somente ao soberano, ser a representação de um poder absoluto é poder agir com a máxima liberdade possível, no sentido de fazer cumprir as metas do Estado.
09 – O BARÃO DE MONTESQUIEU APRESENTOU UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO ESTADO MODERNO: A DIVISÃO FUNCIONAL DOS TRÊS PODERES. TRÊS INSTANCIAS: PODER LEGISLATIVO, PODER EXECUTIVO E PODER JUDICIÁRIO. CONCEITUE CADA UM DELES. EUQAL A IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO?
O Poder legislativo É o encarregado de exercer a função legislativa do estado, que consiste em regular as relações dos indivíduos entre si e com o próprio Estado, mediante a elaboração de leis. O Poder Executivo Federal é exercido, no sistema presidencialista, pelo Presidente da República auxiliado pelos Ministros de Estado. Compete ao Presidente da República entre outros, chefiar o governo; administrar a coisa pública; aplicar as leis; iniciar o processo legislativo; vetar, total ou parcialmente projetos de lei; declarar guerra; prover e extinguir cargos públicos federais; e editar medidas provisórias com força de lei. Aos Ministros de Estado compete exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades na área de sua competência e referendar os atos assinados pelo Presidente da República e expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos. A função do Poder Judiciário, no âmbito do Estado democrático, consiste em aplicar a lei a casos concretos, para assegurar a soberania da justiça e a realização dos direitos individuais nas relações sociais.
10- QUAL O CONCEITO DE BEM COMUM?
O bem comum, antes de tudo, contempla o Bem supremo das comunidades, o fim mais elevado para o qual tendem as ações sociais do homem, tornando-se critério de elaboração de leis justas. O bem comum busca a felicidade natural, sendo, portanto, o valor político por excelência, sempre, porém, subordinado à moral.
11 - EXPLIQUE AS TRÊS FORMAS DE PODER NA MODERNIDADE SEGUNDO O ENTENDIMENTO DO TEÓRICO NORBERTO BOBBIO.
Segundo Bobbio, poder é a capacidade ou possibilidade de agir e produzir efeitos. Para Bobbio, existem três formas de poder na sociedade.
Poder ideológico: está ligada a influencia de ideias formuladas pelo poder dominante. Tem o poder de tornar essas ideias consenso, mantendo as estruturas e preservando as classes dominantes.
Poder econômico: está relacionado à posse de bens. Está ligado diretamente aos meios de produção – posse da terra, das indústrias, etc. –, em contraposição com os trabalhadores empregados.
Poder político: controla a estrutura burocrático-administrativa. Para bobbio, quem detém o poder político e o ideológico, controla também o poder político. Esse poder é usado, muitas vezes, para garantir privilégios à classe dominante.

Outros materiais