Buscar

Resumo Microbiologia Básica - Nutrição UFCSPA parte 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICROBIOTA NORMAL: Organismos que vivem no corpo sem causar doença. 
Bebê nasce estéril, mas é colonizado pela flora externa nos primeiros momentos de vida. Em poucas semanas, ele já conta com sua própria microbiota, que depende muito do ambiente e da alimentação que ele está recebendo. Relação entre hospedeiro e microorganismo: Comensalismo; Mutualismo; Parasitismo.
Microbiota normal do sistema digestório: Presença de bactérias em abundância no intestino grosso: Eliminação do bolo fecal. 
FUNÇÕES DA MICROBIOTA: Síntese de vitaminas (K, B12); Prevenir colonização por patógenos; Estímulo para desenvolvimento de tecidos; Produção de repertório antigênico por reação cruzada.
OBS:
Um microorganismo presente na microbiota normal pode causar doença, pela aquisição de fatores de virulência, por estar em um local inadequado ou pela alteração da imunidade do hospedeiro.
Apesar de termos um grande número de bactérias em vários lugares do corpo, alguns sítios são sempre estéreis, como o sangue e alguns órgãos internos (rins, musculo cardíaco, etc). A presença de bactérias nesses locais sempre indica algum distúrbio. 
Algumas bactérias são características de cada local, outras são presentes em vários lugares.
 PELE: 
Maior órgão do corpo humano possui grande quantidade de bactérias, ambiente hostil para o desenvolvimento de microorganismos. Cada região da pele possui uma microbiota diferente
Locais secos: baixa quantidade de microorganismos = pH baixo. 
Locais úmidos: alta quantidade de microorganismos (axilas, couro cabeludo) 
Períneo: região influenciada pela microbiota intestinal. + comuns: Staphylococcus, Corynebacterium, Propionibacterium.
TRATO RESPITATÓRIO:
Microbiota diversa e rica, e diminui gradativamente das áreas mais externas para as internas.
 As bactérias da boca são adaptadas para aderir aos dentes e a gengiva. + comuns: Streptococcus, Staphylococcus, Corynebacterium
TRATO DIGESTÓRIO
Boca – A maior quantidade de microorganismos.
Estômago – pouquíssimas bactérias por conta do pH ácido. É geralmente transitória *O estômago e o intestino delgado têm poucos micro-organismos residentes (bactérias que estão junto do bolo alimentar).
Intestino delgado – quantidade crescente de m.o em direção ao intestino grosso
Intestino grosso – grande presença de bactérias (principalmente anaeróbias) pelo pH neutro e passagem lenta do alimento. As bactérias do intestino grosso auxiliam na digestão e secretam algumas vitaminas. + Comum: Bacteroides (Fragilis e Fusobacterium), Latctobacilos anaeróbios e Clostridium.
TRATO GENITURITÁRIO: Maior presença de M.O nas partes mais externas. 
Os rins e a bexiga são estéreis; há bactérias na uretra e na vagina. 	
Na vagina, encontramos algumas bactérias de defesa, os lactobacilos. -> Eles secretam ácidos que impedem a proliferação de outras bactérias.

Outros materiais