Buscar

Prova discursiva Contab tributaria e Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Tributo é o gênero cujas espécies são impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. O que é imposto?
Imposto é uma espécie do gênero tributo. É um qualificativo dessa contribuição compulsória do particular, cuja previsão legal se encontra no art. 16 da Lei n. 5.172/1966, o qual dispõe que “imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. (Pág. 78 e 79)
Questão 2/5
Todas as atividades devem desempenhar sua função social, devendo, pois, satisfazer diretamente os envolvidos, mas também a coletividade, direta ou indiretamente. A propriedade nesse sentido também deve se portar, e para assim se enquadrar deve ser produtiva, especialmente a propriedade rural, definida pela Carta Magna, como sendo a função social, acrescentando ainda que se assim se comportar será insuscetível de desapropriação para fins de reforma agrária. Qual o atributo o imposto sobre a propriedade territorial rural tem?
Gabarito: o imposto sobre a propriedade territorial rural, tem o atributo da extrafiscalidade, especialmente ao analisarmos suas características previstas no texto constitucional.
Questão 3/5
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis. O que o Art. 177 determina sobre a escrituração da companhia?
A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência. (Pág. 24)
Questão 4/5
E cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada: se o tributo deve estar submetido à reserva legal, sem qualquer arbitrariedade por parte do Poder Público, cabe à Fazenda Pública a constituição de seu crédito. Somente através do lançamento tributário é possível tal constituição, sem o que nada terá o Estado a exigir do particular. Por atividade administrativa vinculada e obrigatória, entendemos a atividade de lançamento, sob pena de responsabilidade funcional, quem assim não agir, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 142, do CTN. Quais as modalidades de lançamento são realçadas?
Gabarito: Direto ou de ofício, Por declaração ou misto, Por homologação
Questão 5/5
A Legislação relativa ao IR/1999 determina que se façam ajustes no lucro líquido do exercício, para efeito de apuração do lucro real. É o que expressa o art. 249 do RIR, quando taxativamente precisa. Com base nessa informação, na determinação do lucro real, o que será adicionado ao lucro líquido do período de apuração?
Art. 249. Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração (Decreto-Lei n.1.598, de 1977, art. 6º). I – os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real; II – os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, devam ser computados na determinação do lucro real. (Brasil, 1999a). (Pág. 90 e 91)

Outros materiais