Buscar

CASOS CONCRETOS INTRO. EST. DIR. 1 AO 6 COM RESPOSTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO 2 IED.docx
CASO CONCRETO
a) Sim. Ele estabelece um relação entre o direito e a moral, quando diz que manter os compromissos é dever de direito, mas prossegue sendo uma ação virtuosa.
b) Ana não tem o dever de direito de ser fiel ao seu noivo, mas ela feriu os princípios morais porque quebrou uma expectativa de seu noivo, que era ter uma noiva fiel a ele. 
QUESTÃO OBJETIVA:
(B)
CASO CONCRETO 3 IED.docx
CASO CONCRETO: Kelsen criou uma teoria onde o ordenamento jurídico de um estado tem a forma de uma pirâmide, no topo desta pirâmide está a norma fundamental, que no nosso caso é a CF. A norma fundamental sustenta todo o ordenamento jurídico, as demais normas vigentes, o Código Civil e todas as outras normas infraconstitucionais emanam na norma fundamental. A norma que não obedecer os critérios estabelecidos pela constituição são considerados inconstitucionais e nenhum cidadão tem o dever de cumpri-la.
QUESTÕES OBJETIVAS:
1. V-V-F-V-F
2. (A)
CASO CONCRETO 4 IED.docx
CASO CONCRETO 
a) Direito subjetivo absoluto: direito de propriedade das ações do Banco;
b) Direito subjetivo relativo: direitos dos contratantes na venda do Banco;
c) Direito patrimonial: o título de propriedade da mansão;
d) Direito extrapatrimonial: direito ao próprio corpo;
e) Direito disponível: os direito patrimoniais em geral como a mansão, banco, etc.
f) Direito indisponível: direitos extrapatrimoniais em geral, como direito ao próprio corpo.
g)Direito transmissível: os disponíveis em geral, como os patrimoniais;
h) Direito intransmissível: os extrapatrimoniais.
Justificativa: Os direitos absolutos são aqueles que se opõem de forma erga omnes (geral), irradiando efeitos em todos os campos e impondo à coletividade o dever de respeitá-los . Direitos relativos os que se opõem ou obrigam apenas os sujeitos da relação jurídica. A indisponibilidade contempla a intransmissibilidade, a inalienabilidade e a irrenunciabilidade e significa a impossibilidade de mudança do titular, nem mesmo por força da vontade própria do indivíduo.
QUESTÃO OBJETIVA: 
1. V-V-V-V
2. (A)
CASO CONCRETO 5 IED.docx
CASO CONCRETO: O caso relatado acima é bastante comum entre diversas mulheres brasileiras, infelizmente, a lei maria da penha não funciona prática e por isso atualmente as mulheres sentem medo de fazer uma denúncia. Na maioria das vezes, os agressores continuam soltos e nem respondem pelo crime, fazendo com que as mulheres fiquem mais expostas a novas agressões pelo fato de terem denunciado. Sem contar, a burocracia exigente que faz com que as vítimas acabem desistindo no meio do processo.
QUESTÕES OBJETIVAS:
1. A
2. D
CASO CONCRETO 6 IED.docx
CASO CONCRETO: Perante as constantes mudanças sociais e a nova sociedade em que vivemos, foi uma decisão necessária e importante, principalmente para os casais do mesmo sexo, porém que já deveria ter sido feita a algum tempo, sabendo que a Constituição brasileira veda, expressamente, qualquer distinção de origem, raça, cor, sexo, idade e etc.
QUESTÕES OBJETIVAS:
1. D
2. D
CASO CONCRETO IED.docx
CASO CONCRETO: Norma, faculdade, expressão do justo, ciência, fato social, tributo, reto, certo e oposto a esquerdo.
QUESTÃO OBJETIVA: E) V-V-V-V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais