Buscar

História dos povos indígenas e afrodescendentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		"O combate ao racismo e à desigualdade racial no país tem tido, como principal ferramenta de enfrentamento, a instituição de políticas públicas específicas, direcionadas à população negra do país e orientadas pelo princípio da equidade a partir de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias." Assinale a opção que contém ações afirmativas:
		Quest.: 1
	
	
	
	 
	cotas e campanhas de valorização da pessoa negra e de enfrentamento ao racismo;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Um babalaô me contou: Antigamente, os orixás eram homens. Homens que se tornaram orixás por causa de seus poderes. Homens que se tornaram orixás por causa de sua sabedoria. Eles eram respeitados por causa de sua força. (Pierre Verger. Lendas Africanas dos Orixás. In: Negro e Negritude.) Do texto, é possível depreender que
		Quest.: 2
	
	
	
	 
	durante e depois da escravidão, a religião possibilitou a preservação da memória histórica dos grupos africanos no Brasil.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta uma dança que é marcada pela herança indígena:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Maracatu
	
	
	
	
	
		4.
		Dentre as políticas públicas adotadas e apoiadas pelo governo brasileiro a partir da década de 90, que visavam atender a demandas específicas do movimento negro, NÃO pode ser destacado:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A Conferência Rio-Eco-92.
	
	
	
	
	
	
		5.
		Podemos dizer que a influência da cultura indígena pode ser percebida de forma mais claro em algumas regiões do Brasil, como por exemplo:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	o norte e o centro-oeste.
	
	
	
	
	
		6.
		A análise dos índices de exclusão social e violência urbana divulgados pelas autoridades brasileiras competentes nos leva à seguinte conclusão:
		Quest.: 6
	
	
	
	 
	Os índices demonstram que os negros são mais expostos que os negros às mazelas como a violência urbana, o que se explica pelo fato do Brasil ser um país de formação escravocrata.

Outros materiais