Buscar

Imaginação Sociológica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pensar Sociologicamente
Imaginação Sociológica
Wright Charles Mills
O que é ?
 	Criar ou cultivar a imaginação significa olhar com um visão crítica, ver as coisas de uma forma mais ampla. Ou melhor, a imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos >>>>>>> segundo Mills
		Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem freqüentemente uma consciência falsa de suas posições sociais. 
		Dado que a sociologia não pode ser tão somente um processo de aquisição de conhecimento, mas também libertar das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto muito mais abrangente, na perspectiva do autor anteriormente citado.
 		A imaginação sociológica exige que libertemos da familiaridade daquilo que vivemos no dia a dia, com o intuito de termos uma visão nova e despertar a capacidade de criticar.
…podemos tomar como exemplo o simples ato de tomar uma xícara de café…
 		Verdadeiramente, ao convidar-mos um (a) amigo (a) a tomar um café, não se está a pensar num refresco. Dado que o café tem um valor simbólico. O ritual de tomar um café é muito mais do que consumir um bebida.
		Duas ou mais pessoas combinam para tomar um café, estão interessados mais em estar juntas e conversar um bocado. “In this case”, pode-se constatar que, comer e beber é mesmo um acto de interacção. Isso é bastante rico para fazer um estudo sociológico
		Analisando um outro exemplo, mas da mesma natureza: ao organizarmos uma “xintada” entre amigos… O intuito não é meramente comer e beber, tal como o exemplo anterior. Ela também tem o seu simbolismo. Estão interessados em estar reunidos compartilhando o que de comum podem ter ou não.
	
		Usando a imaginação sociológica, homens cujas mentalidades descreviam apenas uma série de órbitas limitadas passam a sentir-se como se subitamente acordassem numa casa que apenas aparentemente conheciam.
Ahh… sem se esquecer…
	A imaginação sociológica nos permite ver que muitos dos eventos que dizem respeito a um único indivíduo podem ter uma visão mais alargada.
		
Por exemplo:
		O desemprego é algo pode ser uma tragédia pessoal para quem foi despedido de um emprego e se encontra inato de encontrar um outro, o que Mills chama de “problema social”. Ele tem uma abordagem para além do pessoal se consideramos que muitos podem estar a passar pela mesma situação. Logo é um assunto público e expressa diversas tendências sociais.
…Então…
Pensar sociologicamente…
 Desperta um espírito crítico…
 Transforma o homem e o seu pensar…
 Liberta o homem para a vida… dado que preso em seu quotidiano ele não raciocina…
 E através da sua biografia e suas ações, reinterpreta e transforma as instituições sociais.
Portanto… 
…tudo isso é imaginação sociológica, pensar sociologicamente ou até ainda, se quiser, usar sociologia…
 !!! FIM !!!
 
Obrigado!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais