Buscar

ATIVIDADE PROPOSTA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PROPOSTA 1
Veja estes exemplos de comportamentos antissociais:
Roubar. Copiar o trabalho de um colega. Fumar maconha. Trair seu marido ou esposa. Aceitar suborno. Fraudar impostos. Mentir. Se beneficiar do problema de alguém. Promover uma intriga para obter um ganho pessoal. 
Você saberia dizer o que é imoral e o que é antiético? 
Saberia distinguir entre o que é Ética e Moral?
Experimente definir Ética e Moral e em seguida verifique se seu entendimento corresponde aos conceitos de fato.
R: Resposta:
Ética e Moral estão diretamente associadas. Ambas dizem respeito ao modo como lidamos com o outro, aos costumes. A ética se constitui de princípios voltados para o bem comum. Ou seja, é a reflexão acerca dos princípios que irão nortear as relações humanas de modo justo e equânime. A moral, por sua vez, é o conjunto de hábitos, condutas e normas que constituem o padrão de um grupo social em determinada época, lugar ou mesmo classe social. Assim, moral são as normas de comportamento pertencentes a um grupo e ética os princípios norteadores destas normas, ou em outras palavras, os valores ideológicos que fundamentam a moral.
Desta forma:
Alguém é moral ou imoral na medida em que acata ou transgride as normas de seu grupo.
Alguém é ético ou antiético na medida em que fundamenta suas ações em princípios que consideram ou desconsideram a equidade, o respeito ao outro e a justiça. 
Por exemplo: Roubar é imoral (vai contra as normas de conduta de nossa sociedade). Roubar é imoral, porque consideramos que ninguém tem o direito de retirar o que é de outro contra a sua vontade (valor ideológico ético que fundamenta o comportamento moral).

Outros materiais