Buscar

Aula 1_Anatomia Comparada - introdução

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Eixos e Planos de Construção do Corpo de Vertebrados
• Eixo: Linha imaginária que passa pelo centro de um corpo e em volta do qual este executa movimentos de rotação. 
• Posição do animal (quadrúpede). 
Eixo Crânio-caudal: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Cranial até o ponto de intersecção do Plano Caudal.
Eixo Dorso-ventral: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Dorsal até o ponto de intersecção do Plano Ventral.
Eixo Látero-lateral: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais de um Plano Lateral ao outro.
PLANOS ANATÔMICOS ANIMAL
Planos de Delimitação - Existem seis planos imaginários que delimitam o corpo do animal em Posição Anatômica, formando uma figura geométrica em forma de paralelepípedo e que são tangentes à superfície corporal. Os planos de delimitação permitem localizar as estruturas anatômicas superficiais.
Os planos de delimitação são:
Plano Ventral: É um plano horizontal, onde estão apoiados os quatro membros do animal e pode ser representado pelo solo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de ventral.
Plano Dorsal: É um plano horizontal que tangencia o dorso do animal e é paralelo ao plano ventral. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de dorsal.
Planos Laterais Esquerdo e Direito: São planos verticais que tangenciam as faces laterais do corpo e são paralelos entre si. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esses planos terá uma direção ou posição chamada de lateral direita ou lateral esquerda.
Plano Cranial: É um plano vertical situado na frente do animal, que tangencia o rostro e constitui a face anterior do paralelepípedo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de cranial.
Plano Caudal: É o plano vertical situado atrás do animal, que tangencia a cauda em posição anatômica e é paralelo ao plano cranial. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de caudal.
Planos de Secção
Três planos são obtidos pelos deslizamentos dos eixos de secção um sobre o outro, os quais são utilizados para a localização das estruturas anatômicas no interior do corpo animal.
Os planos de secção são:
Plano Mediano: Obtido pelo deslizamento do Eixo Craniocaudal sobre o Eixo Dorsoventral. Divide o corpo do animal em duas partes semelhantes, sendo uma direita e uma esquerda. Cada parte recebe o nome de antímero. Planos paralelos ao plano mediano são chamados de Paramedianos ou Sagitais.
Plano Transversal ou Vertical: Obtido pelo deslizamento do Eixo Látero-lateral sobre o Eixo Dorso-ventral. Divide o corpo do animal em duas partes, sendo uma cranial e outra caudal. Cada parte recebe o nome de metâmero.
Plano Horizontal ou Frontal: Obtido pelo deslizamento do Eixo Látero-lateral sobre o Eixo Cranio-caudal. Divide o corpo do animal em duas partes, sendo uma dorsal e outra ventral. Cada parte recebe o nome de paquímero.
PRINCÍPIOS GERAIS DA CONSTRUÇÃO CORPÓREA
• Antimeria; 
• Metameria (Coluna vertebral); 
• Paquimeria (Ventral e dorsal); 
• Estratimeria ou Estratificação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais