Prova Online SOCIOLOGIA GERAL
7 pág.

Prova Online SOCIOLOGIA GERAL


Disciplina<strong>filosofia das Ciências Sociais</strong>33 materiais150 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 100777 - SOCIOLOGIA GERAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A promessa das Ciências Sociais é possibilitar o desenvolvimento da ____________________. Para cumpri-la, é preciso investigar, analisar e explicar, por meio de procedimentos metodológicos e teóricos definidores do conhecimento científico, a estrutura social, demonstrando os princípios que a constituem, os mecanismos de sua manutenção e mudança e a psicologia de homens e mulheres que dela surge. A compreensão da estrutura social é uma condição necessária para situar historicamente o objeto de estudo de cada uma das Ciências Sociais, por mais específicos que sejam os problemas e as perspectivas teóricas que definem o eixo de suas preocupações particulares. O estudioso __________________________ considera que a tarefa mais importante desse conceito é tornar os valores sociais aceitos claros e transparentes, pois os problemas ou questões sociais resultam de sua transgressão, cuja origem deve ser buscada nas contradições da estrutura social.
Marque a opção que preencha corretamente as duas lacunas no texto acima.
a )
 História. Émile Durkheim.
b )
 Imaginação política, Wright Mills.
 
c )
 Imaginação sociológica, Wright Mills.
d )
 Sociologia Karl Marx.
e )
 Sociologia, Max Weber.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Esse tema foi estudado pelos principais teóricos da Sociologia. Para Max Weber constituem um dos traços distintivos e fundamentais das sociedades capitalistas, para Karl Marx, são organizações racionalmente organizadas para a produção das mercadorias representam a característica mais significativa do novo modo de produção, porque é no seu interior que a nova modalidade de exploração do trabalho, a extração da mais-valia.
Desta forma, pode-se defini-la como um grupo de pessoas propositadamente formado e racionalmente organizado para a produção em larga escala de bens ou para a prestação de serviços, para trocá-los por dinheiro no mercado de bens e serviços, tendo por objetivo único a obtenção de lucros.
O texto acima refere-se a qual conceito? Marque a opção correta.
a )
 Escola
b )
 Sociedade
 
c )
 Empresa
d )
 Igreja
e )
 Estado
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Sobre as alterações no mundo do trabalho que ocorreram na década de 1980, os principais estudos apontam algumas características. Marque a opção que traz representações de exemplos dessas características. 
I - Contínua perda do domínio operário sobre o processo de trabalho.
II - Desenvolvimento das especializações, inclusive nas indústrias automatizadas, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática.
III - Superqualificação do trabalho de algumas categorias, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática
 
a )
 I, II, III.
b )
 II.
c )
 I.
d )
 II e III
e )
 I e II.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
(ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período.
O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A &quot;questão social&quot; adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de &quot;encolhimento&quot; do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações. (RAMALHO, Nélson Alves. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, p. 345 a 368 (adaptado).).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II. A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
III. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
IV. A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
É correto apenas o que se afirma em
 
a )
 I, II e IV.
b )
 I e III.
c )
 I e II.
d )
 III e IV.
e )
 II, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
(ENADE, 2016) A dinâmica de transformações do capital assenta-se em diversas ofensivas, entre as quais a reestruturação dos processos de acumulação, expressos na chamada reestruturação produtiva, ou flexível, cujas consequências são desastrosas para a classe trabalhadora.
Considerando as consequências da reestruturação produtiva flexível, avalie as afirmações a seguir.
I. Esse tipo de reestruturação exige cada vez mais trabalhadoras/es qualificadas/os, polivalentes e multifuncionais.
II. Tal reestruturação fundamenta-se em um padrão produtivo fordista, que aumenta a demanda por trabalho vivo.
III. Nessa reestruturação, a produção deve ser variada e heterogênea, visando atender às demandas mais individualizadas do mercado.
IV. Esse modelo de reestruturação requer a descentralização da produção pela terceirização, a subcontratação de trabalhadoras/es e a desterritorialização da produção.
É correto apenas o que se afirma em
a )
 II e IV
b )
 II e III
 
c )
 I e III
d )
 I, III e IV
e )
 I, II e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A Revolução Industrial foi um dos fenômenos que contribuiu para o surgimento das Ciências Sociais, porque alterou profundamente as relações sociais daquele período histórico. Marque a opção correta sobre esse tema.
a )
 Apenas no século XX, houve uma revolução na organização da produção que, a partir de então, passou a ser realizada no interior de empresas com caráter permanente e racional.
 
b )
 A consequência inevitável da Revolução Industrial foi o desenvolvimento acelerado da urbanização não planejada, em que o resultado se expressou no aperfeiçoamento das condições habitacionais dos trabalhadores.
c )
 A Revolução Industrial, ao contrário de todas as expectativas, não gerou problemas sociais de extrema gravidade para a Europa, a única alteração social decorrente desse período foi o êxodo rural de enormes contingentes de trabalhadores entusiasmados com as perspectivas de melhoria de suas condições de vida.
d )
 A invenção da máquina a vapor, na Inglaterra de 1750, foi o único fator que contribui para a revolução nas técnicas de produção, o que possibilitou a mecanização do processo de trabalho em muitos ramos da atividade econômica.
e )
 Ao propiciar o aumento da produtividade do trabalho, a redução dos custos de produção e, como decorrência, o barateamento das mercadorias, a Revolução Industrial permitiu que se vislumbrasse o nascimento de uma sociedade de abundância e mais justa, graças às possibilidades econômicas