Prova Online COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
8 pág.

Prova Online COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


Disciplina<strong>filosofia das Ciências Sociais</strong>33 materiais150 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 100919 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Assinale a definição correta de endomarketing.
 
a )
O mesmo que marketing multinível em que agentes de divulgação e venda de produtos e serviços geram redes próprias (subníveis) com os mesmos objetivos; ao longo de tal processo; cada novo membro da rede é persuadido a criar a sua própria, dando início a novo ciclo.
b )
Estratégia de marketing institucional voltada para fornecedores com o objetivo de inseri-los nas políticas da gerência ou diretoria de produto.
O endomarketing facilita a adoção de sistemas de produção baseados no &quot;Toyotismo&quot;, cuja uma das regras é a seguinte: toda relação cliente-fornecedor (interno e externo) deve ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e receber respostas.
c )
 Sistema de fidelização de clientes, o qual oferece amplo número de vantagens, entre descontos, prêmios, atendimento preferencial etc. 
d )
Sistema de vendas diretas para empresas (Business to Business)
 
e )
Endomarketing ou marketing interno é a estratégia de marketing institucional voltada para o público interno da empresa. São diversas ações que compõem o endomarketing, desde a comunicação interna e as políticas de benefícios e incentivos até os eventos voltados para os colaboradores e sutilezas como a decoração da empresa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Em um livro que se tornou clássico, As 22 Consagradas Leis do Marketing, Al Ries e Jack Trout (1993) defendem que a Lei do Foco: 
a )
Consiste em eleger um só segmento do mercado para trabalhar - automobilístico, por exemplo - evitando desperdício de recursos e energia (perda de foco) em ações em outros segmentos.
b )
 O foco consiste em ocupar um lugar na mente do consumidor.
c )
Meio de representar uma palavra na mente do cliente em perspectiva. Não uma palavra complicada. Marca-se o caminho para a mente, estreitando o foco para uma única palavra ou conceito.
 
d )
 O foco consiste em chamar a atenção para seu produto ocupando o lugar de líder no mercado.
e )
 O foco consiste em chamar a atenção para a categoria que seu produto domina. O seu iogurte não é o líder absoluto do mercado. Mas o é na categoria &quot;grego&quot;. 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
De acordo com os postulados de Kunsch (2003) sobre a abrangência da Comunicação Organizacional (expressão equivalente à Comunicação Empresarial), os objetivos e objetos da subárea compreendida como Comunicação Administrativa são estes:
a )
Cria e em seguida orienta nos diversos níveis da instituição as conexões indicadas no organograma, instrumento em que aquelas conexões ganham a forma de divisões e subdivisões administrativas no interior das quais ocorrem todas as modalidades de comunicação. O processo, por sua vez, lança mão de diferentes ferramentas, tais como folders, memorandos, e-mails, intranet, TV Corporativa etc..
b )
Conjunto de atividades, processos, programas - com o devido aparelhamento oferecido por diversas ferramentas - centrado no âmbito da organização. Ordena, coordena e organiza fluxos de comunicação formais e informais.
 
c )
Conjunto de procedimentos cujo papel é o de estabelecer o posicionamento da organização no mercado e a partir disso alinhar as diversas estratégias da comunicação integrada de marketing, tais como vendas diretas, mídia interna e externa, marketing digital etc..
d )
Opera no nível sistêmico, engajando funcionários nas várias atividades com a ajuda de canais tão variados como os setores, secções, departamentos, divisões etc.. Para tanto, conta com a ajuda de protocolos rigorosamente estabelecidos pela comunicação institucional, com destaque para estatutos, regimentos, manuais, código de ética etc.
e )
É um operador da imagem, identidade e reputação da organização, uma vez que promove ações de cunho institucional dentro e fora da organização para o que conta com ferramentas que vão desde o quadro de aviso, a intranet, folhetos e revistas até a propaganda corporativa, institucional e mercadológica.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Comunicação administrativa é &quot;aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes&quot; (KUNSCH, 2003, p. 152).
A noção de sistema referida acima somente se impõe se de fato ocorrer um permanente processo de comunicação, visando ao cumprimento de tais objetivos. Cabe à comunicação administrativa a convergência de ações de todos os processos, transformando os recursos em produtos, serviços ou resultados. De acordo com Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: &quot;um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)&quot; (1980, p. 6 apud KUNSCH, 2003, p. 153).
De posse dessas informações, assinale a opção que indica o fluxo que ocorre em organizações com estruturas menos centralizadas e com maior flexibilidade.
a )
 Descendente
b )
 Horizontal
 
c )
 Circular
d )
 Transversal
e )
 Ascendente
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
&quot;O gerenciamento cuidadoso de informações detalhadas sobre cada cliente e de todos os 'pontos de contato' com ele, a fim de maximizar sua fidelidade&quot; é o conceito de:
 
a )
 ERP - Enterprise Resource Planning
b )
 Call Center
c )
 CVLT - Customer Value Life Time
d )
 Datawarehouse
e )
 CRM - Customer Relationship Management
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Pease e Pease (2005, p. 19) afirmam que a &quot;linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional da pessoa&quot; e que existem três regras para a leitura da linguagem corporal. São elas:
a )
Os gestos possuem um e apenas um significado; por isso, é preciso descrevê-los ou filmá-los se forem interpretados somente depois de sua realização; devem ser lidos no seu contexto.
 
b )
O significado dos gestos muda de acordo com certas condicionantes; o significado dos gestos muda conforme a idade, sexo e classe social do indivíduo; o gesto pode frequentemente ter seu significado alterado, conforme a habilidade de disfarçá-los.
c )
Os gestos são impulsos nervosos e, em parte, mantêm a marca da personalidade do indivíduo, o que exige conhecer melhor o interlocutor para analisar maior precisão o significado do seu gesto; por isso, é preciso descrevê-los ou filmá-los se forem interpretados somente depois de sua realização; devem ser lidos no seu contexto.
d )
 Leia os gestos em grupos; deve-se levar em conta a coerência entre palavras e gestos; o contexto é fator decisivo na leitura dos gestos.
e )
Leia os gestos um a um; a coerência entre eles depende da relação entre o anterior e o posterior; o contexto influi pouco no significado dos gestos, pois eles são estruturas históricas com pouca ou nenhuma mudança ao longo do tempo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Como processo relacionado à co-orientação, de acordo com teoria da Escola de Montreal, a imbricação é compreendida como uma sobreposição porque:
a )
A imbricação, em evidência nas organizações, é uma falha sistêmica em relação à qual a teoria da Escola de Montreal posiciona-se criticamente, tentando corrigi-la no sistema como um todo.
 
b )
As tarefas - das mais simples às mais complexas - ocorrem de forma imbricada, ou seja, como sobreposição de processos, demonstrando uma liga entre eles, o que exige uma visão de conjunto por parte do analista (gestores, comunicadores) para compreender