Buscar

AVALIANDO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HIDROLOGIA
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Disciplina: CCE0785 - HIDROLOGIA 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Quando a umidade relativa do ar é de 50% e a temperatura é de 15 graus Celsius, a quantidade de umidade no ar, em relação ao que o ar poderia carregar a 15 graus Celsius é:
		
	
	
	
	 
	quatro vezes
	
	
	um quarto
	
	
	o dobro
	
	 
	metade
	
	
	igual
	
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que expressa corretamente a definição de ciclo hidrológico.
		
	
	
	
	
	Fenômeno local de circulação aberta da água entre os continentes e os oceanos, impulsionado fundamentalmente pela energia associada à gravidade e à rotação terrestre.
	
	
	Fenômeno local de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia associada à gravidade e à rotação terrestre.
	
	 
	fenômeno global de circulação fechada da água entre os continentes e os oceanos, impulsionado fundamentalmente pela energia associada à gravidade e à rotação terrestre.
	
	 
	Fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia associada à gravidade e à rotação terrestre.
	
	
	Fenômeno global de circulação aberta da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia associada à gravidade e à rotação terrestre.
	
	
	
		3.
		Com relação ao Ciclo Hidrológico, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) só é fechado em nível global. ( ) é fenômeno global de circulação entre a superfície terrestre e a atmosfera. ( ) é impulsionado pela gravidade associada à rotação terrestre. ( ) a variabilidade de suas manifestações se dá, entre outras razões, pelas diferenças de distribuição espacial de solos e coberturas vegetais. ( ) a circulação da superfície terrestre para a atmosfera se dá por fluxo de água na forma de vapor, e no sentido contrário, as transferências ocorrem em qualquer estado físico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
		
	
	
	
	 
	V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ F
	
	 
	V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V
	
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F
	
	
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V
	
	
	F ¿ F ¿ F ¿ V ¿ F
	
	
	
		4.
		Sabe-se que os elemento do clima são aqueles que juntos, caracterizam o tempo e e o clima. Em relação ao clima, marque a resposta correta.
		
	
	
	
	
	Relevo
	
	
	Lençol freático
	
	
	Topografia
	
	 
	Temperatura
	
	 
	Correntes marítimas
	
	
	
		5.
		Ao conjunto de __________________________ que drenam para uma área em comum dá-se o nome de __________________________ ou __________________________ .
		
	
	
	
	
	encostas / delta / região hidrográfica
	
	
	rios / bacia hidrográfica / rede de canais fluviais
	
	
	bacias hidrográficas / estuário / delta
	
	 
	bacias hidrográficas / sistema hidrográfico / região hidrográfica
	
	 
	rios / efluentes / deflúvio
	
	
	
		6.
		A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta.
		
	
	
	
	 
	O saneamento básico - abastecimento de água potável, rede de esgoto e coleta de lixo - é de fundamental importância para a saúde, caracterizando-se o valor social da água pela proteção à saúde pública.
	
	
	As doenças de veiculação hídrica - cólera, hepatite, febre tifoide, leptospirose, entre outras - representam um alto percentual das enfermidades no mundo, provocando, a cada ano, centenas de milhares de mortes, em sua maioria de crianças nas regiões subdesenvolvidas.
	
	
	A crescente demanda para a produção de alimentos, para as indústrias e para a geração de energia, aliada ao gerenciamento precário, ao desperdício e à poluição, vem gerando a escassez da água potável em várias partes do planeta.
	
	
	A crescente demanda de água nas áreas urbanas tem levado à captação de pagua em mananciais cada vez mais distantes, oque onera os custos de extração e tratamento e, consequentemente, aumenta os preços para o consumidor.
	
	 
	As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez.
	
	
	
		7.
		Com relação ao Ciclo Hidrológico e Água Subterrânea, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) O constate intercâmbio entre os reservatórios (oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor de água na atmosfera, água subterrânea e água retida nos seres vivos) compreende o ciclo hidrológico, movimentado pela energia solar e representa o processo mais importante na dinâmica interna da Terra. ( ) O ciclo hidrológico tem uma aplicação prática no estudo dos recursos hídricos que visa avaliar e monitorar a quantidade de água disponível na superfície da Terra. ( ) A bacia hidrográfica pode ser definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, onde apenas uma parcela da água captada converge para um único ponto de saída: o exutório. ( ) De maneira simplificada, podemos afirmar que toda a água que ocupa vazios em formações rochosas ou no regolito é classificada como água subterrânea. ( ) A infiltração é o processo mais importante de água no subsolo; o volume e a velocidade dependem do tipo dos materiais terrestres, da cobertura vegetal, da topografia, da precipitação e da ocupação do solo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
		
	
	
	
	 
	F ¿ V ¿ V ¿ F ¿ F
	
	
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V
	
	
	V ¿ F ¿ V ¿ V ¿ V
	
	 
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V
	
	
	V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F
	
	
	
		8.
		A respeito das bacias hidrográficas, marque a única alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	Os divisores de água ligam pontos situados em setores de relevo convexo;
	
	
	Os cursos d'água sempre interceptam perpendicularmente a linha de cumeada;
	
	
	Os divisores de água são definidos em regiões de relevo côncavo.
	
	
	As linhas de cumeada correspondem aos locais percorridos pelos cursos d'água;
	
	 
	Corresponde a uma área, definida topograficamente, que direcione o todo o seu escoamento superficial em direção a um ponto situado sobre a linha de cumeada;
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondid

Outros materiais