Buscar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Nas idéias de Stainback (1999), a Educação Inclusiva é a prática da inclusão escolar de todos os alunos, onde todos possam se apropriar, igualmente, de todos os benefícios que a escola pode oferecer, independentemente:
D Todos as afirmativas.
2) O modelo de inclusão implica em uma reforma radical nas escolas em termos de: 
 D Todos as alternativas.
3) Quanto à Educação Inclusiva, estaria correto afirmar, EXCETO:
C Na educação inclusiva não se espera que a escola se integre ao aluno, mas que este se transforme de maneira a se inserir na escola.
4) Encontre a única alternativa ERRADA:
 B Essa nova visão inclusiva de trabalho visa construir uma rotina da massificação dos programas prontos das classes especiais nas escolas que continuarão a existir.
5) Encontre a única alternativa ERRADA:
C Os objetivos educacionais devem ser reduzidos para compensar as dificuldades de aprendizagem, os currículos devem ser adaptados e as avaliações especiais, limitando a capacidade de transgressão dos limites individuais, ou seja, não é possível predeterminar a quantidade de conhecimentos que o aluno consegue aprender.
6) Algumas (outras ideias propostas por Mantoan (2003, p. 71) apud Gallo 1999), podem servir de sugestões para a melhoria da prática da educação inclusiva. Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
I- O rompimento das fronteiras entre as disciplinas curriculares.
II- A formação de redes e conhecimento e de significações, em contraposição a currículos conteudistas.
III- A integração de saberes, decorrente da transversalidade curricular e que não se contrapõe ao consumo passivo de informações e de conhecimentos em sentido.
IV- Ambientes polissêmicos, favorecidos por temas de estudo que partem da realidade, da identidade sociocultural dos alunos, contra toda a ênfase no primado do enunciado desencarnado e no conhecimento pelo conhecimento.
B São verdadeiras as afirmativas I, II e IV. 
7) Segundo Mantoan (2003, p. 78) o argumento mais frequente dos professores, quando resistem à inclusão, é não estarem ou não terem sido preparados para esse trabalho. Marque a alternativa incorreta:
 C O professor não é peça fundamental no êxito da inclusão. Portanto não é sujeito ativo no processo em que possibilita a promoção da educação inclusiva de fato.
 8) Qual o caminho em que o professor deve percorrer para ensinar e aprender na diversidade?
 A desenvolver práticas pedagógicas de qualidade tendo em vista ensinar a turma toda sem preconceitos e exclusão.
9) Imbernon (2000, p. 69-70) elaborou outras relacionadas à formação permanente do professor que são de fundamental importância e merecem destaque. Leia atentamente as relações abaixo, coloque V ou F e assinale a sequência correta:
(V )Aprender continuamente de forma colaborativa, participativa, isto é, analisar experimentar, avaliar, modificar juntamente com outros colegas ou membros da comunidade.
(V ) Ligar os conhecimentos derivados da socialização comum com novas informações em um processo coerente de formação (adequação das modalidades à finalidade formativa) para rejeitar ou aceitar os conhecimentos em função do contexto.
(V ) Aprender mediante a reflexão individual e coletiva a resolução de situações problemáticas da prática. Ou seja, a partir da prática do professor, realizar um processo de prática teórica
(V ) Aprender em um ambiente formativo de colaboração e de interação social: compartilhar problemas, fracasso e sucessos com os colegas.
C V-V-V-V
10) Não é novidade que, trabalhar com alunos com deficiências na sala de aula exige do professor algumas competências que são imprescindíveis para que a ação educativa produza resultados positivos. O professor quando se deparar com alunos com deficiências na sala de aula tem que tomar algumas providências de início, exceto:
 A Não mudar a rotina metodológica da turma só para favorecer uma didática mais estimuladora e criativa para minoria de alunos.

Continue navegando