Buscar

Síntese Objetivos Aula 9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História do Direito
AULA 9 - A Era Vargas – O governo provisório e a Constituição de 1934.
I - Relacionar o advento da Era Vargas com a crise política vivenciada na República Velha.
A crise econômica, resultante da queda do preço do café e agravada com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, inviabilizando a tradicional politica de valorização cafeeira e a crise política, ocasionada com o problema criado pela sucessão presidencial, a “política do café com leite”, e com o desgaste das oligarquias desencadeou o fim da República Velha, resultando em um descontentamento popular e na revolução que destituíram a elite cafeicultora do poder político, entregando o poder nas mãos de Getúlio Vargas, líder da Revolução de 1930 e constituindo um governo provisório, iniciando-se assim a Era Vargas.
II - Analisar a ascensão de uma nova elite de poder no contexto da decadência da oligarquia paulista.
Ascensão de novos setores sociais, com a política de expansão e diversificação do setor industrial brasileiro, promovendo o crescimento das camadas sociais urbanas, como a burguesia industrial, a classe média e o proletariado, que saíram fortalecidos economicamente durante o surto industrial promovido pela Primeira Guerra Mundial, além de dissidências oligárquicas de outros estados, onde setores elitizados cansaram de se submeter aos interesses da política do café com leite e decidiram lutar pelo poder em contraposição a oligarquia paulista, impactada economicamente com a queda dos preços do café.
III - Apontar as características fundamentais do Código Eleitoral de 1932.
Sufrágio universal direto e secreto aos maiores de 21 anos, alfabetizados, sem distinção de sexo com extensão do direito de voto às mulheres, embora não-obrigatório (e ainda repleto de condições limitadoras); e estabelecimento da representação classista; criação da Justiça Eleitoral.
IV - Correlacionar promulgação da Constituição de 1934 com o reconhecimento, no Brasil, de direitos sociais fundamentais.
A Constituição de 34 recepcionou o constitucionalismo social da Constituição Alemã de 1919, fixando em nosso ordenamento jurídico os direitos sociais, sob a forma de preceitos norteadores da legislação trabalhista, assim, a Carta de 1934 seguiu as tendências de incorporação de dispositivos de proteção social que se encontravam presentes em constituições como a Mexicana de 1917 e a Espanhola de 1931, além da já citada Alemã de 1919.
V - Compreender os fatos políticos que antecedem o golpe de Estado inaugurando o período ditatorial da Era Vargas. 
Durante o Governo Constitucional, observou-se a ascensão de dois grandes movimentos políticos em terras brasileiras: a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL). A ANL promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, por intermédio da chamada Intentona Comunista, que foi facilmente controlada pelo governo. Vargas utiliza-se do episódio para declarar estado de sítio, ampliando seus poderes políticos, perseguindo seus opositores e desarticulando o movimento comunista brasileiro promovido pela ANL. Mediante esse movimento, Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo, passando, a partir daquele ano, a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo (1937-1945). 
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais