Buscar

14-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à Bovinocultura de Corte
Produtor -> Transportador/Atravessador -> Frigorífico – abatidos e preparado a carcaça -> Cortes comerciais -> Embalagens -> Comércio.
Frigorífico busca um padrão de animais para serem abatidos. 
A carne deve ser mantida, após o animal ser abatido, em câmara fria para concluir suas etapas. É importante que haja uma camada de gordura sobre a musculatura, pois ela evita que a carne escureça nessa etapa.
Evolução Histórica de Alguns Grupos de Raças Bovinas
Primeira espécie Bos primigenius, que deu origem ao Bos Taurus indicus (Zebu indiaco e zebu africano) e Bos Taurus taurus (Europeu britânicas e continentais e Africanas sanga e oeste africano).
Fases da bovinocultura de corte:
Fase colonial – século XV ao XVII.
Fase Antiga – século XVIII ao XIX.
Fase Contemporânea – século XIX ao XX.
 Animais vieram da península hibérica e dos açores para atender o mercado com grandes centros populacionais – SP, Salvador, RJ – fornecendo leite, carne e tração. 
A criação de bovinos iniciaram a criação no RS, sendo transportadas à outras regiões do Brasil. Inicialmente sendo comercializados na região sudeste. O primeiro produto transportado de forma legal foi o couro, sendo exportado pelo porto de Pelotas, sendo transportado em grandes ‘bolas’ de couro, chamadas de Pelotas, dando o nome do município.
Na fase antiga, os animais eram utilizados para produção leiteira e de carne, começa a haver um interesse no melhoramento genético, sendo selecionados biótipos para produção leiteira. O interesse pela carne inicia quando começa haver etapas de conservação desta.
Na fase contemporânea, houve um salto na produção da bovinocultura brasileira. Houve a entrada de animais zebuínos vindo da índia e taurinos vindo da Europa, havendo avanço na produção. Outro aspecto histórico é que a produção de gado de corte era realizada em grandes extensões de terra, havendo a formação das treze capitanias, e assim, a necessidade de tecnificação, pela divisão das áreas (dividiu, mas teve que produzir a mesma quantidade).
Ambiente úmido dá-se preferência para casco preto, por serem mais resistentes.
Zebu indicados para região temperadas. Dependendo do ambiente, tem-se uma raça mais indicada.
O que é cadeia?
É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é o elo central, sendo o elo mais importante pela produção, porém é o mais fraco também. A cadeia é composta por cinco pontos: 
- Insumos: instituição que fornece produtos para a unidade produtiva, que vem de fora da fazenda (ração, serviços técnicos, vacinas, máquinas e equipamentos...).
- Produção de bovinos/propriedade: de ciclo completo que faz cria, recria e engorda, ou de ciclo incompleto, que faz somente uma das três etapas. Na cria, tem-se vacas, touros e bezerros mamando; na recria/engorda tem-se bezerros desmamados, novilhas de reposição, garrotes e novilhos, boi gordo.
	- Novilha sai da fase reprodutiva e é chamada de vaca.
	- Na cria produz o bezerro e desmama. Repõem com vacas na fase reprodutiva.
	- 285-290 dias é o período de gestação da vaca, dependendo da raça. Depois de 7-8 meses os animais são desmamados, identificados, indo para a fase de recria. Da recria, começa a separar por lote por sexo, tendo das fêmeas e dos machos, pois tem raças que as novilhas entram em cio com 12 meses, podendo cruzar com o próprio irmão, além de começar a selecionar as matrizes reprodutoras.
	- Na fase de recria tem-se novilhas selecionadas para reprodução, repondo as vacas que serão descartadas, e outras podem ser vendidas como matrizes ou vão para engorda. As selecionadas para reprodução são as de um ano e de dois anos, também serão entouradas, na estação de monta e terão o bezerro ao pé. 
	- Quando aproveitar o primeiro cio prejudica o desenvolvimento ósseo da vaca, gerando animais pequenos.
	- Os bezerros têm-se animais descartados – engorda e terminação a pasto (boi verde, porém prejudica um pouco a eficiência do sistema) ou em confinamento, e animais utilizados para touros, utilizando-se denominação de garrotes (1 ano) e novilhos (2 anos).
- Processamento: 
- Distribuição:
	- Equivalente carcaça: medida para padronizar a produção da carne bovina. Um equivalente é igual a uma tonelada métrica de carcaça in natura. Quando foi desossada, multiplica-se o peso por 1,3. Se for processada industrialmente, multiplica a tonelada métrica por 2,5.

Outros materiais