Buscar

13-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Situação atual e perspectivas
Bibliografia: 
- Suinocultura intensiva – Sobestiansky.
- Manejo de leitões.
- Abate humanitário em suínos.
Panorama mundial de matrizes de suínos.
Plantel: Brasil está na terceira/quarta colocação – quando considera-se união europeia. Quase um bilhão de cabeças no mundo. SC é maior produtor de suínos do Brasil, como também maior exportador. O que contribui para isso é o espaço que se tem no Brasil, recursos (insumos), clima favorável e mão de obra barata. SC pode exportar por ser livre da febre aftosa, desde 2000 – em 2007 recebeu certificado da OIE como sendo livre da febre aftosa. Também é livre da peste suína clássica, e há programa de erradicação da doença de Aujesky.
Produção mundial em carne: China ocupa primeira posição, seguida da UE, US, e Br com 3,2% no setor mundial. Mais de 100 milhões de toneladas produzidas no mundo, e também é a mais consumida. Consumo no Brasil é mais baixo que a média mundial, por preconceito, quando à cisticercose, teníase, valores, cortes, variabilidade.
Exportação: Brasil em quarto lugar. Somos extremamente prisioneiros dos países que importam a nossa carne, pois o mercado exportador é amplo, mas abrange mais o norte da Europa – três maiores mercados: Ucrânia, Rússia e Hong Kong (60%) – e eles quem ditam a exportação. 
Unidades de criação
Sistema extensivo: criados totalmente ao ar livre.
Sistema semi-extensivo: criados com um pouco de cuidados de manejo, ao ar livre, porém também têm acompanhamento técnico.
Sistema intensivo: confinamento total - UPL
Sistema intensivo de criação em confinamento total: reprodução/galpão de cobertura/gestação -> Maternidade -> Creche -> Crescimento (recria) -> Terminação.
Fêmea leitoa/marrã: não reproduziu ainda. A partir do momento em que teve o primeiro parto, pode-se chamar de matriz.
Macho suíno: cachaço ou varrão (reprodutores).
Uma semana antes de parir, a leitoa vai para a maternidade. Quando desmamam, retornam para a reprodução para serem cobertas novamente após 3-7 dias. Os leitões vão para a creche até atingir 25-30kg (28-70 dias de idade), vão para crescimento/recria, e vão para terminação.
Sistema incompleto:
UPL: faz reprodução, cria até o crechário.
UT: unidade de terminação - faz crescimento e terminação, vendendo para o abate.
Siscal: extinto.
Sistema de integração: horizontal (empresa faz todas as etapas) ou vertical (produtor entra com ambiente e microrganismos e indústria com instalações, manejo e consultorias) .

Outros materiais