Buscar

16-10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Monta natural
Duração do ciclo estral: 21 dias com variação de mais ou menos três dias, podendo ter fêmeas de 18 ou 24 dias. Composto por quatro fases, onde o dia 0 é o estro, nas fêmeas suínas tem uma duração de 3-5 dias. Depois temos o metaestro – corresponde ao período ovulatório -, o diestro – é variável - e o pró-estro – ocorre um a dois dias antes do cio -. 
Cio das fêmeas suínas: 
- Pro-estro (pré-cio) – 1 a 2 dias: fêmeas com todos os sinais de cio; monta sobre as outras mas não deixa ser montada, nem mesmo pelo cachaço. Inquietação, redução do apetite, aumento vocalizações; edema e hiperemia de vulva (aumento progressivo), presença de corrimento em algumas fêmeas, monta sobre as outras e não se deixa montar - estrógeno.
- Estro (cio) – 36 a 72 h (média 60h) – 0 a 12h reflexo de tolerância ao cachaço, mas ainda não apresenta reflexo de tolerância ao homem (RTH)/teste de pressão lombar. 12 a 48h fêmea com todos os sinais de cio. RTM e RTH. Causa erguida e orelhas em pé. Não salta mais sobre as outras. MOMENTO IDELA PARA A COBERTURA E IA. 48 a 60h RTM, mas não apresenta mais RTH.
* Leitoas têm média de cio de 36h e matrizes de 60h.
* Muitas fêmeas não aceitam o RTH, principalmente fêmeas que estão começando a vida reprodutiva. É importante o estímulo ao longo do desenvolvimento do animal. Neste caso, baseia-se através do cachaço. 50 a 60% das leitoas e 20 a 30% das matrizes não aceitam o RTH.
* Quando em gaiolas individuais, usar o macho. Faz passeio com o macho.
* Implantação do embrião nas tubas uterinas ocorre no 12º e 13º dia de gestação. A fêmea não pode passar por nenhum tipo de estresse nesse período. Se a implantação deu certo, a fêmea estaria prenha, mas, na literatura cita 30% de mortalidade embrionária, porque ela deve ter 70% dos corpos ocupados (fêmea libera 20 a 25 oócitos, 30% são descartados, sobram 17 oócitos. Destes, se houver algum estresse e ficarem apenas 4, ela não mantém a gestação). Se a fêmea, por algum motivo tem algum estresse fisiológico ou induzido, e perde o embrião entre o 12 ao 13º dia (a partir de 36 dias é feto! Enquanto tem embrião tem reabsorção embrionária), ocorre reabsorção embrionária precoce, essa fêmea entra em cio de novo, apresentando ciclo regular (21 dias entra em cio novamente, porém pode antecipar, fazendo o passeio do macho com 18 dias). Por questão de manejo, posso fazer o passeio com o macho todos os dias quando é gaiola. Se for baia coletiva, faço aos 18 dias – evitando estresse. 
* Passo sempre com o macho na frente da fêmea, para o contato naso-nasal – em gaiolas. Quando o macho para, faço o ETH. Nunca passear com o macho quando há ração, pois ele para para comer.
* Se a fêmea tem reabsorção tardia, que ocorre após a implantação, aí a fêmea apresenta ciclo irregular, entrando em cio em 25 a 35 dias após a cobertura.
- Metaestro (pós-cio) – 1 a 2 dias – fêmea não apresenta mais o RTM. Desaparecem os sinais e o comportamento de cio.
Ovulação ocorre em 24 a 36 horas (leitoas) e 33 a 40h (matrizes).
Quando fazer a monta?
IDC – intervalo desmame cio – quando maior que 5 dias, fêmeas tem cio mais curto; quando menor que cinco dias ocorre o inverso. Se o cio é mais curto faço a primeira monta quando ela aceita o RTH, e a segunda em no máximo 24 horas depois. Se o cio é mais longo faço a primeira monta 12 horas após o RTH e a segunda monta 24 horas após a primeira.
Protocolo geral: 2 a 3 vezes, após RTH, com intervalo de 12 horas entre cada monta. Esquema MTM e TMT (manhã, tarde e manhã ou tarde, manhã e tarde). Objetivo: garantir a fecundação de todos os oócitos.
Comportamento sexual do macho suíno na monta:
- Prelúvio – cortejo da fêmea (contato naso-nasal, naso-genital, pressão no flanco e entre os membros posteriores), emissão de saliva e urina, ereção e exteriorização do pênis. 
- Monta propriamente dita: salto e abraço, penetração e ejaculação.
- Descida: relaxamento e retração do pênis.
Atenção: deve-se adequar o tamanho entre os animais; fêmea em cio conduzida à baia do macho com vulva e posterior devidamente higienizados; piso deve evitar ser escorregadio; prepúcio do macho devidamente higienizado; orientação e supervisão da monta – direcionar o pênis; duração da monta 5 a 10 minutos; arraçoar somente após a monta.

Outros materiais