Buscar

Programas de Melhoramento Genético em Suínos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Programas de melhoramento de suínos: seleção de reprodutores
Evolução
Melhoramento genético: evolução para o suíno tipo carne, com traseiro cheio, amplo e largo; linha dorso lombar comprida, menor espessura de gordura.
Programas de melhoramento genético para suínos, temos duas estratégias: seleção genética de reprodutores, cruzamentos. Primeiro seleciono depois eu cruzo, senão não consigo perpetuar as características que estou perpetuando.
Mercado produtor; mercado processador; mercado consumidor = interesses! Pode-se melhorar a partir de programas de melhoramento genético.
- Mercado produtor: GDP, CA, prolificidade – número de leitões por porca por ano/parto por ano.
- Mercado processador/indústria: RC e qualidade da carcaça (principalmente ao que se refere aos embutidos).
- Mercado consumidor: preço e qualidade.
* Demora 6-8 anos para as características se perpetuarem.
Seleciono os animais por características fenotípicas, seleção por desempenho produtivo/reprodutivo/GDP/precocidade/CA/RC, baseado do desempenho da progênie e pela genealogia.
Desempenho: A partir de índices zootécnicos.
Fenótipo: genótipo + ambiente. No fenótipo eu tenho a resposta de um animal que é influenciada pela genética, com a interação com o ambiente.
Genótipo: material genético. Conjunto de genes de um animal.
Ambiente: tudo o que faz parte do seu manejo – instalações, nutrição, clima, luminosidade, equipamentos...
IGA: respostas diferentes quando manejo diferente. Herdabilidade – proporção do genótipo que é expresso de acordo com o ambiente.
Toda característica tem efeito de gene e ambiente!
Herdabilidade: proporção do fenótipo que é devido ao efeito dos genes. Quanto maior a herdabilidade, maiores são as chances de ganhos genéticos por seleção.
Normalmente as características reprodutivas tem herdabilidade baixa. Características de desempenho produtivo herdabilidade mediana e características de desempenho de carcaça, herdabilidade alta.
0 a 21 – baixa
21 a 41 – moderada
Maior que 41 - alta
Herdabilidade baixa quer dizer que o progresso genético é mais lento, mas ocorre sim! Quando eu digo que é uma herdabilidade baixa, não quer dizer só que ela demora a acontecer, mas também o ambiente também vai interferir.
Se a herdabilidade for 0,25, tenho que entrar com o ambiente em 0,75 de favorecimento!! Quando a herdabilidade é alta, tenho que ter um ambiente bom também para que todo o potencial genético do animal seja expresso!
Seleção genética de reprodutores
Características de conformação e dados de desempenho
Dados de desempenho (interno): AOL e ET
Programas computacionais: BLOOP 
Seleção assistida por marcadores moleculares (regiões no DNA que estão ligados à características de interesse).
Seleção genética de reprodutores baseada em características de conformação
Granja núcleo, de reprodutores; granjas comerciais para reposição do meu próprio rebanho.
Seleção das fêmeas
Adequado comprimento de abdômen e boa estrutura de garupa; arqueamento normal de coluna – não pode ter nenhum desvio de coluna (cifose, lordose, escoliose); adequado estado corporal (ausência deposição de gordura – pelo histórico e escore de composição corporal); qualidade de aprumos (patas – não podem ter projeções, nem para o lado, nem para frente); número e qualidade dos tetos (avalia o número – mínimo de 7 pares funcionais (tem que ter esfíncter, não pode ser invertido. Não importa o tamanho) -, também quanto a distribuição – devem ser paralelos e simétricos – e disponibilidade – quando ela deita, o ideal é que eles fiquem mais para cima, não colados ao chão - ); lábios vulvares proporcionais (quando muito pequena, há baixa produção de estrógeno; o bordo inferior não pode ser voltado para cima, que pode atrapalhar no momento da monta natural).
Fêmea que trabalha para cobrir, tem que ter escore 2!
Seleção dos machos
Adequado estado corporal (ausência de deposição de gordura); arqueamento normal de coluna; bom comprimento linha dorso-abdominal; indicativo de alto percentual de carne na carcaça (garupa larga e arredondada; paletas e costelas bem cobertas); qualidade de aprumos; número de tetos (quando for utilizado para gerar novas progênies); integridade dos órgãos reprodutivos (devem ser móveis dentro da bolsa, não podem ter lesão ou cicatriz, deve estar íntegra, testículos devem estar simétricos, na hora de apertar o animal não pode ter sensibilidade. Prepúcio não pode ter lesão, cicatriz, o pênis tem que exteriorizar e voltar livremente para dentro do prepúcio, não pode ter nenhuma aderência. Nem sempre consegue-se avaliar a integridade do pênis.)
Defeitos desclassificantes
Desvios de coluna; defeitos de lábios vulvares; menos de sete pares de tetos funcionais; presença de hérnias; anormalidades de testículos; má qualidade dos aprumos; cabeça fora do padrão racial; conformação geral ruim: ECC – escore de condição corporal - inadequado, fora do padrão racial.
Cachaço e fêmea com hérnia, transmite para os filhos. Irmãos com anormalidades genéticas, não comprar porque pode transmitir para a progênie.
- Criptorquidismo: existe o unilateral e o bilateral. O unilateral tem um testículo na bolsa e um na cavidade, o bilateral tem os dois na cavidade.
- Anorquidismo: não tem testículo.
- Monorquidismo: animal que tem apenas um testículo.
* Animal deve ser abatido antes de ir para a puberdade, pois libera hormônio (testosterona), gerando carne com odor e gosto diferenciado.

Outros materiais