Buscar

Exercícios Princípios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
1) O ex-empregado de uma empresa produtora de soja exige em uma ação trabalhista o pagamento de acional de periculosidade, por ter trabalhado constantemente exposto a agrotóxicos. Utiliza como fundamento legal o artigo 200, VI da CLT e uma portaria do Ministério do Trabalho que define como perigosa a exposição a esse tipo de substância. O advogado da empresa por outro lado, nega que exista esse direito, em razão do que dispõe o artigo 193 da CLT, acrescentando que o art. 200, VI apenas prevê a possibilidade de criação de normas de proteção, mas não de novas hipóteses do pagamento de adicional. Como você resolveria essa questão?
Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:
I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;
II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
Art . 200 - Cabe ao Ministério do Trabalho estabelecer disposições complementares às normas de que trata este Capítulo, tendo em vista as peculiaridades de cada atividade ou setor de trabalho, especialmente sobre:
VI - proteção do trabalhador exposto a substâncias químicas nocivas, radiações ionizantes e não ionizantes, ruídos, vibrações e trepidações ou pressões anormais ao ambiente de trabalho, com especificação das medidas cabíveis para eliminação ou atenuação desses efeitos limites máximos quanto ao tempo de exposição, à intensidade da ação ou de seus efeitos sobre o organismo do trabalhador, exames médicos obrigatórios, limites de idade controle permanente dos locais de trabalho e das demais exigências que se façam necessárias.
2) No contrato de trabalho celebrado entre Carla e a empresa onde trabalha, ficou estabelecido que Carla receberia o pagamento de anuênio de 7%, ou seja de um adicional sobre seu salário por cada ano trabalhado. Após 5 anos de trabalho, a empresa decide porém, negociar com Carla a supressão do adicional para os anos seguintes. Com a concordância de Carla, seria possível efetuar a referida alteração contratual? 
3) Um acordo coletivo de trabalho celebrado entre o sindicato de vigilantes do Estado do Rio de Janeiro e o shopping Rio Sul estabeleceu que a hora noturna de trabalho dos empregados teria 60 minutos. Consultado para opinar sobre a aplicação deste acordo, o que você diria aos proprietários da empresa?
Considere os seguintes dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas:
Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
§ 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.
§ 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. 
Art. 611 - Convenção Coletiva de Trabalho é o acôrdo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.  
§ 1º É facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais emprêsas da correspondente categoria econômica, que estipulem condições de trabalho, aplicáveis no âmbito da emprêsa ou das acordantes respectivas relações de trabalho.
4) Caio celebra contrato escrito com Tício que dispõe que Tício trabalhará como empregado doméstico, nas funções de motorista e segurança de sua esposa e filhos, fazendo constar o registro na respectiva Carteira de Trabalho. Ao longo do tempo, porém, Tício passa a exercer habitualmente uma série de atividades vinculadas à empresa de Caio. Busca e entrega materiais e produtos e cobre a ausência de seguranças na última hora de funcionamento da empresa. Pergunta-se: como contador da empresa, como você analisaria a situação de Tício?
5) Ana decide adquirir a empresa Pelo Serviços Estéticos Eireli de Beatriz. No contrato estabelecido entre elas, Beatriz se compromete a demitir todos os empregados da empresa, de maneira que Ana possa contratar sua própria equipe. No entanto, Beatriz descumpre o que foi acordado e Ana, após assumir a empresa, é abordada pelos empregados a respeito do pagamento de salários e demais direitos. Você presta serviço de contabilidade para Pelo Serviços Estéticos Eireli e deve orientar Ana a respeito dos contratos dos empregados.

Outros materiais