Buscar

Questões de Metodologia de Pesquisa Jurídica DP/ADAP FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual a estratégia adotada por Pedro Demo para formular seu conceito de Ciência?
A ciência, é propriamente um processo, que traduz a realidade sempre volúvel, mutável, contraditória, nunca acabada, em vir a ser. Em ciência sempre estamos começando de novo, o conceito de ciência depende da nossa concepção de realidade.
Como esses fenômenos (dogmatismo, relativismo, senso comum e ideologia ) podem influenciar negativamente o trabalho científico?
Para ocorrer o trabalho científico, todos esses fenômenos estarão presentes, pois, você precisará ter um fundamento intelectual, saber que todo conhecimento é relativamente aplicado de acordo com a época que se transpõe, ter um conhecimento ao seu redor da sociedade que presencia e seu próprio conjunto de idéias e pensamentos, divergindo cada um entre si, influenciando as vezes negativamente. 
Como neutralizá-los?
Colocando ordem nas idéias, dividindo-as em parte, é preciso definir, distinguir, classificar, opor, ou seja, são todas atividades da lógica, fundamentais para que o objeto apareça com horizonte claro. 
O Direito pode também sofre influências negativas dessas visões de mundo?
Sim, o Direito precisa ter coerência para ser aplicado, por este motivo vem a ter um estudo muito aprofundado baseando-se em todos os fenômenos conjunto com a realidade atual cabendo a aplicação de determinada discussão jurídica ou não 
Como ocorre a demarcação científica?
A demarcação científica é o esforço de separar o que é e o que não é científico, ou seja, ela ocorre diferenciando todo o estudo da ciência do senso comum, ou seja, a forma comum de conhecermos a realidade. 
A demarcação científica possui limitações. Por quase motivos e quais são elas?
Toda ciência precisa ter coerência, no entanto, a demarcação científica tem valor certamente relativo; é o caso típico de uma discussão, ou seja, de algo por definição discutível, podendo fazer da ciência mero instrumento de justificação ideológica. 
Qual a alternativa formulada?
A alternativa formulada para as demarcações científicas, é a metodologia, ou seja, um estudo aprofundado e discutido não apenas fundamentando uma ideologia, mas com profundidade suficiente de alcançar o objeto requerido de forma construída de acordo com a sociedade. 
Como dever ser feita a documentação como método de estudo pessoal?
A documentação deve ser feita em fichas englobando tudo o que for importante e útil em função dos estudos e trabalho profissional. 
Quais os tipos de fichas sugeridos na literatura?
A ficha de documentos temáticos onde se colocará os temas e subtemas do trabalho em questão
Fichas de documentos bibliográficos onde constará o acervo de informações sobre livros, artigos e demais trabalhos sobre determinado assunto
Fichas de documentação geral onde constará recortes de jornais, apostilas, fontes que nem sempre serão encontradas fora da época de sua publicação. 
Como dever ser conduzida a leitura, análise e interpretação de textos?
O leitor deverá ler inicialmente a unidade completa do texto, para promover o contato com toda a unidade, para sentir o estilo e método do texto, assinalando todos os elementos básicos para a compreensão do texto. 
A seguir de posse de todos os elementos do texto o leitor irá analisá-los e aprender o conteúdo de sua mensagem.
A seguir, com todo o conhecimento que o texto lhe passou, é necessário interpretar o texto, ou seja, tomar uma opinião própria das idéias enunciadas, é como dialogar com o autor. 
Quais as modalidades de leitura sugeridos na literatura?
As modalidades são: a análise textual, a análise temática, a análise interpretativa, a problematização e a síntese pessoal.
Quais seus resultados?
Uma série de posturas lógicas que constituem a via mias adequada na sua própria formação, tanto na área de estudo quanto filosófica em geral. 
Identifique a maneira como o autor sugere que o estudante prepare, organize e apresente um seminário acadêmico.
O estudante necessita ter um contato íntimo com o texto básico, criando condições para uma análise rigorosa e radical do mesmo. 
A compreensão da mensagem do texto, de seu conteúdo temático. 
A interpretação desse conteúdo e a discussão da problemática presente explícita ou implicitamente no texto. 
Diferencie os 3 tipos de roteiros sugeridos pelo autor: O didático, o interpretativo e o de questões.
Roteiro didático – é a análise temática do texto e compõem-se fundamentalmente da exposição sintetizada do raciocínio do autor, será uma exposição resumida, mais indicativa do que explicativa. 
Roteiro interpretativo – O responsável pelo seminário elabora outro texto resferente a temática do texto básico, na qual a análise do tema geral se fundem num novo discurso personalizado. 
Roteiro de questões – é um desdobramento do roteiro didático, cabendo ao responsável entregar aos demais, um conjunto de questões, de problemas devidamente formulados, para que todos possam expor seu ponto de vista. 
Qual a importância e a finalidade do projeto na pesquisa científica?
A elaboração do projeto de pesquisa científica é traçar um caminho eficaz com a finalidade de planejar o curso de ação que podemos seguir para que nos leve ao que pretendemos atingir, sem que se perca no caminho antes de alcançar a finalidade desejada. 
Qual a importância e a finalidade do projeto na pesquisa jurídica?
Englobar todo o conhecimento jurídico na esfera que está sendo pesquisada, alcançando o objetivo final, sem contradições. 
Identifique no texto de Rizzatto Nunes os três tipos de monografia jurídica estabelecidos pelo autor.
Monografia de compilação onde será exposto o pensamento de vários autores que escreveram sobre o tem escolhido, monografia de pesquisa de campo onde engloba uma pesquisa geral sobre o tema e monografia científica no qual o cunho científico tem que ser útil a toda a comunidade a que se dirige.
�
�

Outros materiais