Buscar

Resenha sobre o texto: Ensaio metodológico de manejo turístico em áreas indígenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANDETUR 2
ANA BEATRIZ DA SILVA SANTOS
YAZIGI, E. Ensaio metodológico de manejo turístico em áreas
indígenas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 1, n. 2,
p. 137-183, dez. 2007.
O texto fala sobre a ideia de os índios explorarem suas culturas e meios naturais para fins de turismo com planejamento territorial da sua comunidade.
É dividido em etapas, como: Declarações indígenas de autonomia & adversidades, Temores e precauções acadêmicas, Possível interesse turístico por indígenas, O que são reservas indígenas?, Dados gerais de demografia indígena, Princípios gerais de um plano de manejo para parques, Estrutura de um plano de manejo para fins turísticos, Programas complementares ao plano de manejo, Recomendações para Turismo em áreas indígenas, Esboço para um plano de manejo em áreas indígenas, Opção de uma vila turística, Divulgação, Diretrizes éticas para operadores e guias, Eventuais sítios arqueológicos em áreas indígenas, Atrativos sem monumentalidades, Abandono dos sítios arqueológicos brasileiros e como último o Sítio arqueológico, Museologia e Turismo. Sendo assim, as aldeias estão abrindo as portas para o turismo, onde os visitantes podem conhecer a rotina e cultura dos índios. 
Trata-se de um possível planejamento para uma atividade turística nas aldeias – no qual o foco será de mostrar a rotina indígena. Consequentemente alterando a realidade dele, pois modifica e gera fatores que vem lado a lado do Turismo, onde vem se modificando tanto pela civilização como pelos outros fatores do turismo como menciona a declaração indígena a seguir: “na realidade os modos selvagens tradicionais já vêm se modificando com usos de incontáveis fatores de civilização e a inclusão do próprio turismo! O turismo não é o único fator de mudanças.” Eis que, diante dessas mudanças que estão sujeitos a passarem “os índios reconhecem que a melhor opção para de seu enquadramento se vincula ao turismo ecológico”. Sendo assim, as terras indígenas são reconhecidas em três modalidades, devidamente nos mostrando que há um processo de legalidade dessas terras, habitação, cuidados, população e além de tudo é um espaço que os índios usam para manter suas tradições, cultura, costumes e seus usos. 
Contudo, esse ensaio metodológico de manejo turístico em áreas indígenas mostrou que as aldeias diante de quererem receber turistas para adentrarem em sua comunidade, viver um pouco do seu dia a dia ainda não é preparada para isso, fazendo com que além de modificar seu povo altera também sua estrutura como foi elaborado todo um plano com fins turísticos.

Outros materiais