Buscar

1aula (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEJAM BEM-VINDOS 
AO ESTUDO DA PSICOLOGIA
ESTÁCIO SEAMA
Curso: Graduação em Psicologia
Disciplina: Organização e Políticas Públicas
Professora: Teresa Cristina Martins Kobayashi
Formação: Psicóloga/Mestre
e-mail: tcmkobayashi@gmail.com
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Política:
Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. 
Do grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
Ciência política:
É a ciência que estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (Governo) e os restantes cidadãos.
Trata da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
Sistema político:
É uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. 
Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.
Sistema político:
Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição. 
Por exemplo, uma empresa pode ter uma política de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência ou de não contratação de mulheres com filhos menores. A política de trabalho de uma empresa também é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.
Políticas públicas:
Consistem em ações tomadas pelo Estado que têm como objetivo atender os diversos setores da sociedade civil.
Essas políticas são muitas vezes feitas juntamente e com o apoio de ONGs (Organizações Não Governamentais) ou empresas privadas. Quanto aos seus tipos, as políticas públicas podem ser distributivas, redistributivas e regulatórias, sendo que podem atuar na área industrial, institucional, agrícola, educacional e da assistência social.
APOSTILA – ESTÁCIO/SEAMA
A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: interrogações à psicologia
Questão de direitos na sociedade capitalista
Na Constituição Federal de 1988 até a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): a família é colocada como diretriz das políticas de atendimento.
Resgatando a temática dos direitos
Os direitos surgem paulatinamente, na transição de uma sociedade feudal para a emergência do Estado-nação.
A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: interrogações à psicologia
Um estado-nação é uma área geográfica que pode ser identificada como possuidora de uma política legítima, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano. 
Enquanto um estado é uma entidade política e geopolítica, uma nação é uma unidade étnica e cultural. 
O termo "estado-nação" implica em uma situação onde os dois são coincidentes. O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também
A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: interrogações à psicologia
Século XVIII: era dos direitos civis, necessários à ordem burguesa, pois era preciso liberdade de ir e vir para vender a força de trabalho.
Direitos civis: refere-se à liberdade e à igualdade perante a lei.
Século XIX: Os direitos políticos, emergiram em resposta às terríveis condições de vida da classe trabalhadora, que passou a exigir o direito de organização em sindicados e de participar da vida política.
Direitos políticos: referem-se à participação no exercício do poder, tanto votando como se tornando elegível.
A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA
PÚBLICA: interrogações à psicologia
Século XVIII e XIX: a humanidade convivia com a escravidão, com o conceito de incapacidade em relação às mulheres, às crianças, aos índios, e era considerada natural a não extensão desses direitos a segmentos populacionais, bem como a exclusão de homens escravos e não proprietários.
A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: interrogações à psicologia
Século XX: nasce os direitos sociais, como resultado das lutas enfrentadas pela classe trabalhadora desde meados do século XIX.
Direitos sociais: refere-se ao atendimento das necessidades humanas básicas, como alimentação, habitação, assistência, saúde, educação, ou seja, “a um mínimo de bem-estar econômico e segurança, ao direito de participar por completo da herança social e levar a vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Para entendermos a trajetória brasileira na construção dos direitos civis, políticos e sociais, é preciso reportar-nos ao descobrimento do país (1500).
1551 - Jesuítas construíram a primeira casa de recolhimento de crianças no Brasil: 
entendiam como adequado afastar as crianças indígenas de seus progenitores para que elas pudessem melhor assimilar a cultura e a religião portuguesa. Deixando, assim, as tradições culturais local, tidas como selvagem e bárbara.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
1560 em São Paulo - Irmandade de Misericórdia (transferida de Lisboa).
1594 em São Paulo – Venerável Ordem de Nossa Senhora do Carmo.
1598 em São Paulo – Convento de São Bento
1640 em São Paulo – Ordem dos Frades Menores Franciscanos.
1685 – São Paulo – Recolhimento Santa Tereza.
Todos eram estabelecimentos católicos no modelo de esmola:
Dava dotes aos órfãos e caixão para enterrar os pobres.
Contava com uma precária enfermaria (ao mesmo tempo albergue e hospital).
Provia alimentação, enfermagem a escravos e homens livres (não havia médicos no país).
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Século XVIII: crescente fenômeno do abandono de bebês pela cidade de Salvador (largados e mortos por cães ou outros animais.
Roda dos Expostos – Salvador Santa Casa de Misericórdia: primeira Roda dos Expostos (reivindicou da Coroa a permissão e exigiu do rei um subsídio).
Rio de Janeiro e Recife em 1789: a última Roda do período colonial foi instalada em Recife.
Com a independência do Brasil (1822): as três Rodas Coloniais continuaram a funcionar.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Lei dos municípios (1828): passa a ser serviço do Estado e não das Câmaras.
Neste momento identificamos a primeira aliança entre caridade e governo: igreja entra com a iniciativa e o governo com a verba.
Constituição de 1824: assegurou a todos os cidadãos livres, a partir de 25 anos de idade, do sexo masculino, o direito ao voto.
Abolição da escravatura 1888.
Aos direitos sociais, nenhuma garantia significativa foi introduzida.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Constituição de 1891:
Os maiores de 21 anos, passam a ter direito ao voto, sendo vedado esse direito aos mendigos, analfabetos, praças e religiosos.
Primeira República (Proclamação da República 1889): o Estado considerava que a área social não era função pública. 
A assistência era desenvolvida pela Igreja Católica.
Com a abolição da escravatura aproximadamente meio milhão de pessoas transformaram-se em mão de obra assalariada, provocando mudanças nas relações de trabalho e na economia agrícola.
Grande contingente de imigrantes europeus (substituir a mão de obra escrava), acarretou o saturamento do mercado de trabalho.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais,
Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.
Em 1º de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o governador do estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.
Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
O Estado passa a assumir funções maiores (terá o papel de regulamentação, organização, coordenação, intermediação e de educação, enquanto promotor de uma nova cultura).
Constituição de 1934 (Getúlio Varga – pai dos pobres): 
Consolidação das Leis trabalhistas (CLT)
Direito à educação primária integral e gratuita
Amparo aos desvalidos e à maternidade e à infância (destaque ao atendimento às famílias com prole numerosa.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
1938 – Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS):
Primeira regulamentação da Assistência Social no país.
Composto por:
Cinto especialista na área social.
Nove elementos do governo.
Cabia a este conselho: desenvolver estudos sobre os problemas sociais, coordenar obras sociais e estuda as concessões da subvenções.
Um órgão nacional de controle das ações das assistência social que associasse iniciativas públicas e privadas. 
Romper com o espontaneísmo da assistência esmolada.
Introduzir uma organização racional e um saber no processo de ajuda.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
O Estado, não só incentiva a benemerência e a solidariedade, mas passa a ser responsável por ela, regulando-a por meio do Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS).
Segunda Guerra mundial (1939 – 1945).
1942 – Legião Brasileira de Assistência (LBA):
Órgão responsável por coordenar as ações da assistência em âmbito nacional e extinta após o Governo Collor, com o indiciamento, por corrupção, da primeira dama Rosane Collor de Mello.
Instituição do primeiro-damismo, com a coordenação da Legião Brasileira de Assistência – LBA.
Surgimento de faculdades de serviço social, visando à profissionalização de mulheres na área da assistência social.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
A LBA: criada para prestar atendimento aos soldados brasileiros recrutados para a guerra e a seus familiares.
Mulheres participavam de cursos oferecidos pela LBA.
Mulheres eram aptas a aturem como voluntárias na proteção da população em caso de bombardeio.
Preparação de alimentos, em caso de escassez, ou produção de material médico-hospitalar.
Primeiro-damismo: o Estado assume dupla figura:
Organizações filantrópicas.
Bondade da mulher do governante.
DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Posteriormente a LBA, passou a coordenar programas de creches comunitárias (repassando recursos financeiros às entidades assistenciais, mediante o estabelecimento de convênios ou através de programas eventuais.
Exemplo: distribuição de leite.
1946 – Constituição seguinte: 
Foram mantidos os direitos sociais já conquistados e introduzidos novos direitos que até hoje repercutem na vida de qualquer trabalhador.
Previdência com contribuição dos trabalhadores, dos empregadores e da União.
Direito da gestante ao descanso antes e depois do parto.
Igualdade do valor do salário para o mesmo trabalho independente do sexo, estado civil e nacionalidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais