Buscar

Questionário de Estatística e Indicadores sociais

Prévia do material em texto

Questionário de Estatística e Indicadores sociais
UNIDADE 1
Quais são os propósitos dos censos demográficos brasileiros atualmente? Acompanhar sistematicamente o quadro socioeconômico, sendo os principais temas de pesquisa a fecundidade/anticoncepção, migração, mobilidade social, saúde, associativismo/partido politico, bens de consumo, consumo de energia e educação.
Qual o proposito do Serviço Social estudar a estatística? Para o Serviço Social é de suma importância a referencia estatística, pois a profissão do assistente social tem um caráter investigativo da realidade social na qual esta inserido, assim, é um profissional que tem formação generalista e é habilitado para realizar a construção do diagnóstico social, propositivo e analítico, diante das principais questões sociais com as quais nos deparamos no cotidiano.
3-Como realizar pesquisa sem referência de estatística? A inquietação faz com que o profissional utilize a pratica investigativa, e a pesquisa oportuniza a reflexão dessa realidade, uma vez que a pesquisa se revela como potencialidade para o Serviço Social, e é neste contexto que se enfrenta o desafio de construir articulações, entre a produção de conhecimento e a prática profissional. 
4- O que são indicadores sociais? Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. Os Indicadores Sociais constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido, é preciso que sejam vistos uns em relação aos outros, como elementos de um mesmo conjunto. .
5- Qual o compromisso com a confiabilidade de um indicador social? São considerados de suma importância para subsidiar as decisões administrativas, compromisso de políticas públicas específicas, melhor redistribuição de bens e serviços, utilizados ricamente nas pesquisas acadêmicas em universidades e faculdades etc., assim faz-se necessário que os indicadores sociais sejam referência de confiabilidade. Faz-se importante a confiabilidade das informações e sua fonte de referência, sabendo que hoje se torna comum no linguajar dos administrados e políticos a “fala” dos indicadores sociais. 
6- O que é gestão social? A gestão social requer que gestores trabalhem com indicadores sociais, os quais possibilitam as informações concretas para análise e representação da realidade investigada. A gestão relaciona-se ao ato de gerir ou gerenciar, com compromisso de administrar com responsabilidade e ser comprometida com os resultados e impactos de determinada política pública, nesse ponto, ressalta-se a organização da gestão social por meio de indicadores sociais.
7- O assistente social é um gestor social?O assistente social é um gestor de politicas publicas sociais, programas, projetos e instituições sociais, o que requer estar ciente e atuar diante da necessidade de monitorar e avaliar constantemente todo o processo desenvolvido, bem como possibilitar a mensuração dos resultados e impactos de cada política.
8 -O que é monitoramento e avaliação?
MONITORAMENTO: Requer um processo continuo de acompanhamento e observações regulares e sistemáticos das politicas publicas sociais, como dos programas, projetos e na operacionalização do trabalho do assistente social, ou seja, cabe a sistematização contínua do processo de trabalho profissional na prática cotidiana. Assim esse recurso propicia o registro continuo dos resultados, possibilitando compará-los com os objetivos inicialmente propostos de cada politica e/ou programas específicos.
AVALIAÇÃO: a partir de um monitoramento bem elaborado, cabe ressaltar que esse processo deve ser registrado por meio de uma matriz que possibilite que a avaliação seja fidedigna, uma vez que irá subsidiá-la a qual tem o papel analisar criticamente o andamento do processo das políticas, dos programas e projetos sociais diante de seus objetivos. A avaliação e monitoramento/acompanhamento devem ser elaborados com plano ou projeto, constituindo-se em um processo contínuo.
9- O que é avaliar? Avaliar deriva de valia que significa valor. Portanto, avaliação corresponde ao ato de determinar o valor de alguma coisa. A todo momento o ser humano avalia os elementos da realidade que o cerca. A avaliação é uma operação mental que integra o seu próprio pensamento — as avaliações que faz orientam ou reorientam sua conduta
 10-Por que avaliar?
Primeiramente por uma questão de economia 
Avaliação é um dever ético
Manter uma relação de transparência com a sociedade.
Ampliam-se as exigências, por parte das agências financiadoras, de instrumentos de controle sobre a quantidade das ações acordadas e o impacto sobre os processos sociais
Garante a confiabilidade do público-alvo.
Efetividade e eficácia de políticas, programas e projetos sociais.
11- Como mensurar resultados de trabalho do assistente social?
Cabe ao profissional de Serviço Social mensurar o resultado por meio de uma prática analítica dos dados disponíveis do processo de trabalho do monitoramento aplicado à constante avaliação critica e propositiva, com o propósito de orientação e superação de problemas e enfoque na qualidade dos serviços prestados, o que envolve a inserção de ações planejadas de desempenho, como trabalhar com levantamento de dados do trabalho de campo e sua sistematização, além do processamento e analise desses dados, com registro e elaboração de relatórios periódicos dos resultados encontrados e com ações propositivas de intervenção na realidade social vivenciada na pratica cotidiana do assistente social.
 12- Os resultados alcançados são os esperados inicialmente propostos pelo programa político?
A construção de indicadores qualitativos e quantitativos é indispensável para mensurar resultados e impactos obtidos com determinada política, programa ou projeto específico, bem como na atuação do Serviço Social.
UNIDADE 02 
1- Sintetize os conceitos de: população, unidade, amostra e variável exemplificando cada um desses termos.
POPULAÇÃO: Corresponde ao grupo inteiro de objetos dos quais se quer obter informação. A população deve ser definida claramente e em termos daquilo que se pretende conhecer. Ex. População de alunos do 3º ano de uma escola
UNIDADE: Corresponde a qualquer elemento individual da população. Ex: Aluno “X” do 4º ano;
AMOSTRA: Pode ser uma parte ou subconjunto da população utilizada para obter informação a respeito do todo. Ex: Alunos da turma “A” do 3° ano, sendo que existe outras 5 turmas da mesma série.
VARIÁVEL: Uma característica de uma unidade que será medida a partir da unidade considerada para a amostra. O conjunto de possíveis resultados de um fenômeno. Ex: 70% dos alunos são do sexo Feminino
2- PESQUISE EM SUA CIDADE SE HÁ PROGRAMAS SOCIAIS QUE UTILIZAM DE INDICADORES
(RESPOSTA PESSOAL)
3- QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE AMOSTRAGEM? QUAL DELES VOCÊ JÁ CONHECIA?
Aleatória Simples, Amostragem Estratificada, Amostragem Sistemática, Amostragem por Julgamento, Amostragem a Esmo, Amostragem por Quotas, Amostra Bola de Neve, Amostragem Intencional. 
4-O TIPO DE AMOSTRAGEM EM QUE TODAS PESSOAS QUE PASSAM PELO LOCAL SÃO CONVIDADAS A PARTICIPAR, TENDO TODOS A MESMA CHANCE DE SEREM ENTREVISTADAS É CHAMADA ? Aleatória Simples.
5- VOCÊ CONSIDERA QUE A AMOSTRAGEM POR JULGAMENTO É PROBALÍSTICA OU NÃO PROBALÍSTICA ? Não Probalística, pois não é possível generalizar o resultado para a representatividade da população.
6- NA SEGUINTE SITUAÇÃO: “ MARCOS ESTÁ COLETANDO DADOS SOBRE PORTADORES DE UMA SÍDROME RARA E SUA AMOSTRA OCORRE POR INDICAÇÃO”. COMO ESSA AMOSTRAGEM PODE SER CLASSIFICADA? Bola de Neve, que é realizada quando o pesquisador seleciona inicialmente um grupo de indivíduos de acordo com os propósitos de sua pesquisa e pede a esses que indique o nome de outras pessoas que pertencem à mesma população.
7- QUAL A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM AMOSTRAGEM? Seu uso gera economia e rapidez dos resultados.
8- QUAL A DIFERENÇA ENTRE ROL E DADOS BRUTOS?
DADOS BRUTOS: São os dados quando seapresentam de forma como foram coletados e que ainda não foram organizados.
ROL= Quando os dados recebidos são organizados, em ordem crescente ou decrescente, recebe o nome de ROL.
9- QUAL A IMPORTÂNCIA DO IDH PARA O ASSISTENTE SOCIAL? Para com base nos dados por ele fornecido, planejar e executar politicas sociais necessárias na área específica
10- CITE ALGUNS ORGÃOS QUE SE UTILIZAM DE INDICADORES, SEJAM ELES SOCIAIS OU ECONÔMICOS. MDS, MS, MEC, SENASP, ONU, UNICEF, BANCO CENTRAL, 
UNIDADE 03
1-QUAIS OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE UM MODELO ESTATÍSTICO PARA QUE ELE SEJA CONFIÁVEL? Deve possuir teoria de sustentação; Deve ser inteligível quanto a seus usuários; Deve possuir uma metodologia adequada em termos de complexidade e extensão e Deve possibilitar a terceiros ser replicado como forma de confirmação ou refutação das respostas apresentadas.
2- PARA QUE SERVE A TABULAÇÃO DOS DADOS? ELA É SUFICIENTE PARA TODA A ANÁLISE OBJETIVADA? Tabular: organizar os dados em tabelas. Tornando-os assim inteligíveis o que possibilita a execução do tratamento necessário para que se atinjam os objetivos previamente traçados. 
3- QUAL O TIPO DE GRÁFICO CONSTANTE DESTA UNIDADE QUE MELHOR SE APLICARIA À ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS OU VARIABILIDADE DE DADOS? Gráfico em barras horizontais ou colunas verticais
4- QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESCRIÇÃO E INFERÊNCIA ESTATÍTICA? A DESCRIÇÃO estatística pode ser vista como a simples apresentação dos fatos; A INFERÊNCIA É um processo de raciocínio indutivo, em que se procuram tirar conclusões indo do particular, para o geral. É um tipo de raciocínio contrário ao tipo de raciocínio matemático, essencialmente dedutivo.
5- PARA QUE SERVE UM GRÁFICO?
Para representar visualmente os dados estatísticos.
6- CLASSIFIQUE AS SEGUINTES VARIÁVEIS COMO QUANTITATIVAS OU QUALITATIVAS: 
SEXO: Qualitativa
IDADE: Quantitativa
RENDA FAMILIAR: Quantitativa
RELIGIÃO: Qualitativa
TEMPO DE EXECUÇÃO DE UMA TAREFA: Quantitativa
ESPORTE PRATICADOS: Qualitativa
7- CLASSIFIQUE OS ENUNCIADOS DE ACORDO COM O TIPO DE AMOSTRAGEM:
a) UM CANDIDATO A VEREADOR REALIZA UMA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS NA REGIÃO DE SUA RESIDÊNCIA: Amostragem Intencional. 
b) UMA EMPRESA REALIZA UMA PESQUISA COM PESSOAS QUE ESTÃO CIRCULANDO NUMA PRAÇA PRINCIPAL DE UMA CIDADE: Aleatória Simples.
c) UM REPRESENTANTE COMERCIAL DA FÁBRICA DE PÃO VISITA VÁRIAS LANCHONETES DE UMA CIDADE PESQUISANDO A PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES: Amostragem Estratificada
8- QUAIS SÃO AS ETAPAS QUE DEVEM SER OBSERVADAS QUANDO VAMOS REALIZAR UMA PESQUISA? 
9- DEFINA OS TIPOS DE VARIÁVEIS:
NÚMERO DE FILHOS: Quantitativa
ALUNOS DE UMA ESCOLA: Quantitativa
ALTURA: 
LUCRO LÍQUIDO DE UMA EMPRESA: Quantitativa
CLASSIFICAÇÃO DE UM VESTIBULANDO: 
UNIDADE 04
1- POR QUE A MÉDIA E O DESVIO PADRÃO SÃO DENOMINADOS DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL OU DE DISPERSÃO? Como o próprio nome já diz,medidas de tendência central são aquelas cujo valor tende a localizar-se no centro de uma série dedados. 
2- QUAL A IMPORTÂNCIA DA MODA E DA MEDIANA? Moda é necessária para indicar o termo que aparece com maior frequência, enquanto a mediana divide a amostra ao meo, ou seja apartir dela haverá 50% dos valores para cima e 50% dos valores para baixo.
3- CALCULE A MÉDIA E O DESVIO-PADRÃO DOS SEGUINTES SALDOS DE ESTOQUE:
	PRODUTOS 
	ESTOQUES (kg)
	FEIJÃO
	1.200
	ARROZ
	9.300
	TRIGO
	2.200
	SAL
	400
	CARNE
	3.100
 4- COMENTE O DESVIO-PADRÃO QUE VOCÊ ENCONTROU NA QUESTÃO ANTERIOR EM TERMOS DE REPRESENTAR BAIXA OU ALTA VARIABILIDADE.
5- DE ACORDO COM A AMOSTRA, CALCULE A MODA:
 1, 1, 2, 2, 3, 3, 4, 4, 5, 5, 5, 5, 5, 6, 6, 6, 6, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 7, 8, 8.
A moda é Nº6.
6- OBSERVE A TABELA E EM SEGUIDA RESPONDA, QUAL É A MODA?
	Xi (variável)
	Ni (frequência)
	2
	1
	6
	1
	8
	4
	10
	2
	12
	2
	18
	1
A moda é 8
7- UMA FAMÍLIA TEVE OS SEGUINTES GASTOS COM ALIMENTAÇÃO:
Janeiro: R$ 605,00
Fevereiro: R$ 590,00
Março: R$ 613,00
Qual foi a média dos gastos com a alimentação desta família?
1808,00/3= 602,66.
A média é de R$ 602,66.
8- UMA BANCA DE REVISTAS VENDE A SEGUINTE QUANTIDADE DURANTE UMA CERTA SEMANA:
	Segunda-feira
	Terça-feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	Sábado
	22
	25
	21
	27
	24
	35
Qual foi a média de revistas vendidas nessa semana?
154/6=25,66.
A média de revistas vendidas é de 25,66. 
9- NO ANO DE 2012, UMA EMPRESA REGISTROU O NÚMERO DE VISITAS REALIZADAS NAS EMPRESAS NOS SEGUINTES MESES:
	MÊS
	NÚMERO DE VISITAS
	Janeiro
	17
	Fevereiro
	21
	Março
	19
	Abril
	23
	Maio
	27
	Junho
	17
	Julho
	15
Calcule a média de visitas.
139/7= 19,85.
A média de visitas é 19,85.
Faça a representação gráfica dos dados anteriores, utilizando um gráfico de colunas
10- PESQUISE COMO SE CALCULA A MODA PARA DADOS AGRUPADOS EM TABELAS DE FREQUÊNCIA.
UNIDADE 05
2- O TAMANHO DE UMA AMOSTRA DEPENDE DE QUAIS FATORES PRINCIPAIS?
R= Primeiro: do tamanho da população, quanto maior for a amostra, maior confiabilidade, menores serão os desvios de parâmetros,. Segundo: a homogeneidade, quanto mais homogênea for a população, menor é a amostra a ser pesquisada.
Amostras desnecessariamente grandes acarretam desperdício de tempo e de dinheiro; e Amostras excessivamente pequenas podem levar a resultados não confiáveis. 
4- QUAIS OS TIPOS DE AMOSTRAGENS ?
PROBALÍSTICAS: Aleatória simples, Amostra proporcional estratificada e sistemtica
NÃO PROBALÍSTICA: Conveniência, Intencional e Quotas.
5- QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRAGEM PROBALÍSTICA E O QUE, COMO ELEMENTO PRINCIPAL, A DIFERENCIA DA NÃO PROBALÍSTICA?
R= É aquela em que cada elemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra. As amostragens probabilísticas geram amostras probabilísticas. (Mattar, F. p. 132). Os resultados podem ser projetáveis para a população total, já no segundo caso, os resultados não podem ser generalizados. 
6- EXPLIQUE O QUE É RENDA PER CAPITA.
R= Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes de uma população
7- COMO OS CÁCULOS MATEMATICOS E AS FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PODEM CONTRIBUIR PARA AS PESQUISAS SOCIAIS?
R= A utilização dos indicadores sociais é de suma importância para a leitura e monitoramento da realidade. Neste sentido, o assistente social deve estar apto para a utilização dos indicadores sociais, o que contribui para a sua ação profissional e, conseqüentemente, para a sociedade civil. 
8- DOS ASSUNTOS ABORDADOS, QUAIS DELES VOCÊ CONSIDEROU IMPORTANTE PARA AS PESQUISAS SOCIAIS?
R=

Outros materiais