Buscar

Aula 01 (Caracteres da Disciplina)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 
 1.Introdução à ciência do direito e seu caráter propedêutico ou enciclopédico. 2. Introdução à Ciência do Direito e epistemologia Jurídica. 3.O conceito de Direito e as origens do vocábulo. 3.1.Problemas de epistemologia jurídica. 3.2.Definição nominal e real. 3.3.Origem dos vocábulos “direito” e “jurídico”. 4.Pluralidade de significações do direito – Cinco realidades fundamentais. 4.1.Direito-Norma. 4.1.1.Direito Positivo e Direito Natural. 4.1.2.Direito estatal e não-estatal. 4.2.Direito-faculdade. 4.3. Direito-justo. 4.4. Direito-ciência. 4.5. Direito-fato social. 4.6. Outras acepções. 5. Conclusões. 
 DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 20a. ed São Paulo. Saraiva, 2009, p. 3-9.
 MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. 26a. ed. São Paulo. RT, 2005, p. 51-65, P. 78-86.
*
Introdução à ciência do direito e seu caráter propedêutico ou enciclopédico.
→ Matéria (sistema de conhecimentos) que tem por escopo fornecer uma noção global ou panorâmica da ciência que trata do fenômeno jurídico. Disciplina essencialmente preparatória ou propedêutica. 
. 
*
→ Propicia uma compreensão de conceitos jurídicos comuns a todas as disciplinas do currículo do curso de direito, além de introduzir o estudante e o jurista na terminologia técnico-jurídica. 
→ Abrange não só os aspectos jurídicos, mas também os sociológicos e históricos. 
→ Segundo M. H. Diniz constitui uma ponte entre o curso médio e o superior (CRÍTICA). 
*
→ Justificativa (objeto) da matéria no curso jurídico segundo Victor Cousin:
Orientar os estudantes no labirinto da jurisprudência;
b) Oferecer uma vista geral de todas as partes da ciência jurídica;
c) Assinalar o objeto distinto e especial de cada uma das partes da ciência jurídica, e ao mesmo tempo, a recíproca dependência que as une;
d) Estabelecer o método geral a seguir no estudo do direito, com as modificações particulares que cada ramo reclama;
e) Conhecer as obras importantes que marcaram o progresso da ciência.
*
→ Para M. H. Diniz além do caráter propedêutico, a disciplina constitui o saber que expõe as linhas fundamentais da ciência jurídica.
→ A disciplina já foi chamada de introdução ao direito, introdução às ciências jurídicas, enciclopédia jurídica, prolegômenos do direito, teoria geral do direito, etc. A Portaria 1886/94 define como INTRODUÇÃO AO DIREITO. M. H. Diniz adota introdução à ciência do direito (rigor técnico).
*
2. Introdução à Ciência do Direito e epistemologia Jurídica.
→ A disciplina NÃO é uma ciência, mas uma enciclopédia por conter conhecimentos científicos, a saber: jurídicos, sociológicos, histórico, filosóficos, introdutórios ao estudo da ciência jurídica. 
*
→ Não pode ser considerada CIÊNCIA já que não possui objeto próprio nem uma unidade de objeto, nem um campo autônomo e próprio da pesquisa. Apresenta-se sobre vários prismas:
a) FILOSOFIA JURÍDICA (Expõe os conceitos universais do direito);
b) DOGMÁTICA JURÍDICA (Discute as normas vigentes e os problemas da aplicação jurídica);
c) SOCIOLOGIA JURÍDICA (Analisa os fatos sociais que influenciam na seara jurídica, com intervenção na gênese e desenvolvimento do direito). Ver a Teoria Tridimensional do Direito - Reale.
d) HISTÓRIA JURÍDICA (Considera o direito como um dado histórico-evolutivo através dos tempos). V.g. Execução em Roma e nos dias atuais 
*
→ Epistemologia (teoria do conhecimento) jurídica é a teoria da ciência jurídica. É o estudo sistemático dos pressupostos, objeto, método, natureza e validade do conhecimento jurídico-científico. Também verifica as relações com as demais ciências.
→ A nossa disciplina é uma epistemologia jurídica (Refere-se não ao direito, mas à ciência que trata dos fenômenos jurídicos). Não se confunde com o DIREITO (o seu objeto). 
*
→ A disciplina define e delimita os conceitos jurídicos fundamentais utilizados pelo jurista para a elaboração da ciência jurídica: a) relação jurídica, b) fonte jurídica, c) direito objetivo e subjetivo, d) direito público e privado, d) fato jurídico, e) aplicação da norma no tempo e no espaço.
→ A introdução ao direito apresenta (sistematicamente) a evolução das escolas científico-jurídicas que predominaram na histórica. Tem por escopo familiarizar o estudante com as correntes fundamentais do pensamento jurídico.
→ Um dos desafios da ciência do direito (através da epistemologia jurídica) é o conhecimento SISTEMÁTICO do ordenamento jurídico. 
*
 3.3. Origem dos vocábulos “direito” e “jurídico”.
→ A palavra direito tem origem remota no latim – DIRECTUM (direito) ou RECTUM(reto) e encontra similar em todas as línguas ocidentais modernas, a saber: DROIT (francês); DIRITTO (italiano); DERECHO (espanhol); RECHT (alemão); RIGHT (inglês); DREPTU (romeno).
*
→ Nas línguas modernas temos a NOÇÃO DE DIREITO como “jurídico”, “jurisconsulto”, “judicial”, “jurisprudência” etc. Em latim JUS (júris) significa direito. O vocábulo JUS sinaliza duas origens:
a) Como significado de mandar, ordenar;
b) Derivado de justum – aquilo que é justo ou conforme à justiça. 
→ Para LACHANCE o vocábulo jus deriva de juvo, juvare (ajudar, proteger). O direito constitui uma proteção destinada a a defender os homens contra qualquer violência. 
*
4.Pluralidade de significações do direito – Cinco realidades fundamentais.
→ O estudo do direito para além do teórico. O ângulo das realidades fundamentais:
b) “O direito não permite duelo”. Aponta para a NORMA, a lei, a regra social obrigatória;
b) “O Estado tem o direito de legislar”. Significa FACULDADE, o poder, a prerrogativa que o Estado tem de criar leis”;
*
c) “A educação é direito da criança”. Apresenta-se como o JUSTO, o que é devido por justiça;
d) “Cabe ao direito estudar a criminalidade”. Aqui o direito significa CIÊNCIA, ou mais precisamente, a ciência do direito.
e) “O direito constitui um setor da vida social”. A visão do FATO SOCIAL, considerado como fenômeno da vida coletiva 
*
4.1.Direito-Norma. 
→Vinculação do Direito a LEI enquanto denominação de “direito objetivo”, em oposição ao “direito subjetivo”.
→ Segundo MONTORO a denominação é imprópria. Direito objetivo não é só lei. O direito como justo ou fato social é uma definição OBJETIVA.
*
→ A acepção de NORMA enquanto regra, princípios e valores.
→ Direito enquanto lei apresenta realidades diferentes: a) direito positivo ao direito natural; b) direito estatal (público) ao direito não estatal (privado).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes