Buscar

AD1 TURISMO E SOCIEDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 PERÍODO – 2018/2º DISCIPLINA: TURISMO E SOCIEDADE Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça 
Aluno(a): Matrícula:
A Sociologia através de seus conceitos, teorias e métodos oferece uma relevante abordagem para a análise do turismo como fenômeno social, cultural e econômico. Considerando tal afirmativa, desenvolva os tópicos a seguir:
a) Discorra sobre a importância da Sociologia para os estudos das práticas e processos sociais ligados ao fenômeno turístico, apresentando um dos conceitos elaborados pelos autores fundadores dessa disciplina (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx) que contribuem para a análise sociológica do turismo. (5,0 pontos). 
A Sociologia do Turismo busca analisar o comportamento do ser humano durante as viagens, as relações com as comunidades receptoras e os impactos sociais provocados por essa atividade. Desta forma, pretende-se estudar o turismo em seus aspectos sociais e sua relação com a sociedade mais geral. Compreende-o como um fenômeno social, passível de ser estudado em seus aspectos particulares. Pode-se afirmar que à Sociologia do Turismo cabe o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a atividade turística, o que inclui seus desdobramentos no que se convencionou denominar de indústria turística. Enfim, o objeto de estudo da Sociologia do Turismo são as relações sociais que se articulam em torno das interações sociais fundamentais, que são as que ocorrem entre os turistas e a comunidade receptora. Dentre os conceitos elaborados pelos autores fundadores dessa disciplina que contribuem para a análise sociológica do turismo, cito:
Karl Max: Foi o mais revolucionário pensador sociológico, um autor que contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia em sua vertente crítica.Objeto OLE Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. 
Max acreditava numa ciência que deveria ser revelada e descoberta. Nesse sentido, propôs a busca da verdade partindo de seres reais e não abstratos, porque para ele, a cultura da sociedade é um produto concreto da consciência humana em dadas condições materiais de existência.
Para ele é através de seus meios de subsistência que o homem produz a sua vida material. Dessa forma, a História e, portanto, os fatos sociais são consequências das condições materiais de produção humana, ou seja, das relações concretas do homem com a natureza.
A concepção materialista da história é de importância fundamental para a compreensão do fenômeno turístico. O desenvolvimento do turismo ocorreu em um determinado momento da história, em diferentes lugares e de diferentes maneiras. Dessa forma, podemos concluir que as práticas sociais do turismo ocorrem no tempo e no espaço sob determinadas condições econômicas, politicas, sociais e culturais.
O modo de produção é um conceito fundamental para a concepção materialista da história, o modo de produção material, e a sua evolução determina o movimento real da história.
De acordo com Max, o modo de produção é composto por dois elementos básicos: os meios de produção, também chamados forças produtivas.,e as relações de produção. Para Marx os aspectos do turismo que constituem modo de produção como, por exemplo, as contradições e incoerências ligadas ao modo de produção capitalista na operação do turismo num contexto meramente mercantil podem aprofundar as desigualdades e os conflitos sociais.
Para Max foi de importância básica, como critério de estratificação social a posição dos indivíduos ou dos grupos sociais no processo produtivo.
Assim sendo, Marx buscou estudar os meios para promover a consciência de classe entre as camadas sociais mais deprimidas.
Max Weber: De acordo com Weber, devemos entender e interpretar a sociologia como a ciência que pretende entender e interpretar a ação social para, a partir daí, explicar a causa e os efeitos da interação humana. 
Nessa perspectiva, é o homem que dá sentido a ação social, tendo em vista que é ele quem estabelece a conexão entre o motivo, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Formas de ação social 
Ação social em relação aos fins. Neste tipo, as ações são determinadas pela expectativa no comportamento, tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens, sendo que o sujeito da ação utiliza essas experiências como condições ou meios para alcançar seu objetivo, que foi racionalmente avaliado e perseguido. Por exemplo: trabalho em equipe.
No caso do turismo podemos mencionar como exemplo de ação social referente aos fins, um turista que escolhe seu destino de viagem levando em consideração o preço do pacote turístico, as acomodações do hotel, as facilidades de transporte, entre outras possibilidades.
Ação social em relação aos valores. São as ações determinadas pela crença consciente em valores que podem ser éticos, religiosos, estéticos ou de qualquer outra natureza, interpretados como absolutos em determinada conduta. Por exemplo: fiéis rezando.
Ação social afetiva. Determinadas pelas emoções ou por afetos e estados sentimentais presentes no momento da ação. Por exemplo: pai e filho se abraçando.
A escolha do determinado destino turistico pode ser determinada pela emoção ou sentimentos.
Ação social tradicional. São determinadas por costumes ou hábitos arraigados.
A ação social para Weber é um componente universal e específico na vida social e fundamental para a organização da sociedade humana. O turismo, seja qual for o tipo de ação social envolvido,é um fenômeno social que pode ser analisado com base no modelo proposto por Weber.
Émile Durkheim: Sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Os tipos de solidariedade, mecânica e orgânica, contribuem para a compreensão dos processos sociais ligados ao turismo.
Para Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: coerção social; exterioridade; poder de generalização. 
Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.
Pela sua perspectiva, o cientista social deve estudar a sociedade a partir de um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos etc.
Durkheim demonstra que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa ou faz cada individuo em particular. 
Para Durkheim os aspectos do turismo que constituem um fato social como, por exemplo, a língua e o sistema econômico praticado no destino turístico, visto que são comuns à maior parte da sociedade receptora e exercem uma coerção indireta sobre os moradores e visitantes. Os fatos sociais definidos por Durkheim constituem elementos fundamentais para a organização e para o desenvolvimento do turismo responsável. 
b) Destaque dois aspectos do fenômeno turístico que requerem estudos sociológicos voltados para a compreensão das relações e mudanças nas sociedades atuais. (5,0 pontos). 
O turismo moderno utiliza teorias relacionadas a diversas áreas do conhecimento, sendo objeto de estudo da economia, história, geografia, sociologia, e em especial do próprio turismo. Dada às proporções do desenvolvimento da atividade turística e o grau de importância que possui na sociedade, faz-se necessário à construção do conhecimento no campo de estudo sobre essa prática, caráter que evidencia a multi, inter e transdisciplinaridade do turismo. A partir da segunda metade do século XX, diversos fatores contribuíram para o desenvolvimento e expansão das viagens. Mudanças econômicas e políticas no cenário internacional; a evolução das relações sociais com o
trabalho e direitos adquiridos, como as férias garantidas e remuneradas; os avanços tecnológicos na comunicação e nos transportes, possibilitaram viagens mais cômodas e rápidas e o barateamento dos custos de promoção e dos serviços turísticos; ampliando as oportunidades para o lazer e para o turismo. Então, hoje, o fenômeno turístico é considerado como um projeto de sociedade que se apropria de espaços e os transforma segundo normas e valores que lhe são próprios e que transcendem os limites espaciais. 
O turístico social, começou de acordo com o desenvolvimento da humanidade, e tomou forma ao longo do tempo. O turismo é responsável por unir pessoas de mundos diferentes, e diversas culturas, e também permite a inserção de pessoas no mercado de trabalho em diversos setores, ou trabalhos de ação social. A valorização do trabalho, e do tempo para descanso é importante para as relações humanas interpessoais, aumentando o processo de comunicação. 
O turismo religioso é um dos mais antigos fenômenos, o turismo da fé, conhecido como fenômeno cultural, também é um fator que impulsiona as pessoas ao lazer e a inclusão sob vários aspectos. As romarias sob os aspectos sociais é um dos maiores da indústria turística no mundo, uma modalidade é um fenômeno que permite ser praticado por várias classes econômicas, permitindo o turista viajar por diferentes localidades em busca de espiritualidade, assim como aqueles que vão em busca do contato com a natureza, como aqueles que procuram conectar se com suas crenças, sentir paz interior e renovar sua fé.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais