Buscar

AD1 HISTÓRIA DA ARTE E TURISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
HISTÓRIA DA ARTE E TURISMO
	
	Prof. Coordenador(a): MARCELE LINHARES VIANA
	Data: 
	Tutoria à Distância: Marcelo Lima
	Pólo: 
	Aluno (a): 
	Período: 2018/2
	Mat.: Historia da Arte HAT
	
Avaliação à Distância – 1
Nesta atividade, você deverá elaborar um roteiro com três atrativos turísticos. Para isso, deverá partir de uma tema ligado à história da arte que norteará a sua seleção de atrativos (Exemplos de temas: arte barroca; obras de Mestre Valentim; arquitetura moderna; arte cívica, etc.). 
Os atrativos escolhidos deverão pertencer a uma cidade do estado do Rio de janeiro.
	Na aula 1, você estudou os diferentes tipos de abordagens metodológicas de estudo da história da arte. Adote uma delas para análise e seleção artística dos atrativos turísticos de seu roteiro e aponte qual foi a abordagem adotada. [1,0 ponto] 
Abordagem sociológica.
	Indique os três atrativos do roteiro em ordem de visitação; faça uma breve descrição de cada um deles (levando em consideração a abordagem metodológica indicada na questão 1); e insira uma foto dos atrativos escolhidos. [4,5 pontos]
	Atrativo 1: Escadaria Selaron 
Descrição: Para a maioria das pessoas, um punhado de degraus nada mais são que a maneira de ir de um lugar para o outro. Mas para Jorge Selarón, os degraus em frente à sua casa serviram quase como uma tela em branco. Até sua morte em 2013, o excêntrico artista chileno gastou mais de 20 anos decorando a escadaria com milhares de ladrilhos. Jorge Selarón, pintor autodidata, nasceu no Chile em 1947. Viajou para vários países. Durante um período, para se sustentar, foi até professor de tênis, no entanto, nunca abandonou a pintura, tendo participado de inúmeras exposições na Europa, México, Nova York, Índia, Panamá, etc.
Sua obra pictórica é representada por milhares de quadros. Uma de suas particularidades é retratar “mulheres negras grávidas”, por um problema pessoal dizia ele. O resultado foi nada menos que espetacular, uma combustão de vermelho e amarelo espalhados em mais de 250 degraus que unem os bairros da Glória e Santa Teresa.
Foto:
	Atrativo 2: Parque das Ruínas
Descrição: Situado no ponto mais alto de Santa Teresa, o Parque das Ruínas sediou a mansão de Laurinda Santos Lobo, a grande mecenas da Belle Époque carioca, que reunia os principais artistas e intelectuais do Rio, e hoje abriga um centro cultural e parque público dos mais charmosos da cidade. Das ruínas do antigo palacete, têm-se vistas incríveis do Rio de Janeiro, cobrindo o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara, o centro da cidade e a ponte Rio-Niterói. Laurinda Santos Lobo nasceu em Cuiabá em 1878, ficou órfã pequena e foi criada pelos tios Francisco e Joaquim Murtinho, este último Ministro da Fazenda do Governo Campos Salles e maior acionista da Companhia Matte Laranjeira. Com a morte dos tios, Laurinda herdou imensa fortuna e com ela patrocinava um círculo de relações culturais, dos futuros modernistas de 1922, em seu magnífico palacete em Santa Teresa, bairro da então aristocracia carioca. Laurinda Santos Lobo recebia os modernistas cariocas, políticos como Nilo Peçanha e Epitácio Pessoa, Presidentes da República, músicos como Villa-Lobos, a pintora Tarsila do Amaral, a bailarina Isadora Duncan, a nata da intelectualidade carioca dos anos 20, década de apogeu do salão do Palacete de Santa Teresa.
Foto:
	Atrativo 3: Museu da Chácara do Céu
Descrição: O Museu da Chácara do Céu, que foi a antiga residência de Castro Maya e deixada por ele para usufruto da população através da Fundação Castro Maya, fica em Santa Teresa e é conhecido por esse nome desde 1876. Herdado por Castro Maya em 1936 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1974, o museu exibe coleções de arte de diversos períodos, e de diferentes origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos. Hoje, além das exposições de longa duração e temporárias, o museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, a fim de preservar o caráter de residência do local. Castro Maya nasceu em 1894, em Paris, e foi um dos milionários mais conhecidos do Rio de Janeiro na década de 1920. Era filho do diplomata maranhense Raymundo de Castro Maya e da mineira Theodozia Ottoni e passou os primeiros anos de vida na França. Em 1905, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressou num colégio jesuíta da Zona Sul da cidade (o Santo Inácio, em Botafogo) e, até ficar adulto, morou numa casa erguida no Alto da Boa Vista e batizada de Mansão do Açude. 
Foto:
	Dê um título criativo a seu roteiro. [1,0 ponto]
A Stairway to Heaven
	Crie um breve texto de apresentação do roteiro para ser inserido em um folheto de divulgação turística. Tenha como norte o tema que orientou a seleção dos atrativos. [máx. de 5 linhas] [2,0 pontos]
Essas escadarias transitam pelas ruínas de dois Palácios da Cultura da década de 20 onde se reunia a nata da juventude modernista e chegam ao paraíso que hoje são as obras, legados e influências desses artistas.
	Imagine que o roteiro proposto estivesse em operação e reflita sobre quais seriam os interesses de seu público-alvo. Em seguida, pesquise na internet um outro roteiro que dialogue com a história da arte e que você indicaria para o turista que tivesse realizado o roteiro proposto por você. Justifique a sua indicação e anexe o roteiro ao trabalho. [1,5 ponto]
	Link do roteiro indicado:
Aqui o turista conheceu 3 cartões-postais do Rio de Janeiro pouco conhecidos do publico em geral e, com o planejamento correto, passou um dia repleto de cultura e arte de maneira concisa, com locais próximos porém imponentes.
	Justificativa:
O turista, que saiu satisfeito do meu roteiro, gostará de ter em seu próximo passeio um roteiro onde seus destinos sejam igualmente deslumbrantes e próximos uns dos outros, cobrindo uma maior gama de cenários com um baixo custo de tempo.
	Anexe o roteiro ao trabalho.
https://viajando.expedia.com.br/roteiro-no-centro-do-rio-de-janeiro/
Referencias:
http://selaron.weebly.com/histoacuteria.html
https://www.lapahostelrio.com/single-post/2017/08/29/Escadaria-Selaron
https://jornalggn.com.br/noticia/o-salao-literario-de-laurinda-santos-lobo
http://visit.rio/que_fazer/parque-das-ruinas/
https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/museu-da-chacara-do-ceu-2/
http://visit.rio/que_fazer/museu-chacara-do-ceu/
https://www.intrinseca.com.br/blog/2016/03/quem-foi-castro-maya/
http://www.museus.gov.br/tag/chacara-do-ceu/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais